domingo, 7 de julho de 2019

♫Saudosismo♫

Essa canção retrata o sentimento do país hoje, de luto pela partida de seu grande gênio João Gilberto. Sempre digo que quem curte música ou ama ou detesta (e talvez por não entende-lo bem) a obra e a importância dele. Felizmente, me enquadro no primeiro grupo. Até não conhecer João, poderia perfeitamente pensar como o segundo. Mas, bastou ouvir sua divisão de voz, sua batida naquele violão que mudou a música desse país, sua interpretação ímpar para clássicos como Você não sabe amar, para me tornar de vez um fã.

João me parece ser daqueles gênios (e nosso país tem alguns desses) que, o que faz é maravilhoso, divino. Tanto que se outra pessoa tentar fazer igual, soa desnecessário porque ele é simplesmente completo e o bastante. Se cantores famosos cantam hoje, anônimos como eu também cantam baixo porque ele existiu. E isso só prova o que Caetano disse que melhor que o silêncio é João que transita entre o silêncio e o som sem risco de desafinação, pois no peito dos desafinados também tem um coração, o amor, o sorriso, a flor e o sussurro e o violão de João!

Saudosismo
Caetano Veloso

Eu, você, nós dois
Já temos um passado, meu amor
Um violão guardado
Aquela flor
E outras mumunhas mais

Eu, você, João
Girando na vitrola sem parar
E o mundo dissonante que nós dois
Tentamos inventar, tentamos inventar

A felicidade a felicidade
A felicidade a felicidade

Eu, você, depois
Quarta-feira de cinzas no país
E as notas dissonantes se integraram
Ao som dos imbecis

Sim, você, nós dois
Já temos um passado, meu amor
A bossa, a fossa, a nossa grande dor
Como dois quadradões

Lobo, lobo bobo
Lobo, lobo bobo

Eu, você, João
Girando na vitrola sem parar
E eu fico comovido de lembrar
O tempo e o som

Ah! Como era bom
Mas chega de saudade
A realidade é que
Aprendemos com João
Pra sempre
A ser desafinados
Ser desafinados...

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: