quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Os compositores do Brasil - 99

Um dos compositores mais conhecidos do mundo do samba traz de volta essa série onde relembramos grandes nomes por trás das composições nacionais: Antônio Candeia Filho, conhecido simplesmente como Candeia. Natural do Rio de Janeiro e filho de sambista, desde criança navega pelo mundo do samba, mas só teve seu primeiro disco de intérprete lançado em 1970.

Foram poucos discos gravados, mas o suficiente para escrever seu nome entre os grandes compositores do país, com sucessos como Dia da graça, Samba da antiga, Coisas banais, Filosofia do samba, Luz da inspiração, Pintura sem arte, Gamação, Mil réis, Ê favela, Pintura sem arte, Sabão, O ideal é competir, O mar serenou, Riquezas do Brasil e, talvez seu maior sucesso Preciso me encontrar.

Entre os intérpretes de sua obra, temos Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Beth Carvalho, Alcione, Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Clara Nunes, Cartola, Martinho da Vila, Mart´nalia, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Elza Soares, entre outros. Candeia partiu para a eternidade m 1978, mas sempre é lembrado como um dos grandes, no ritmo mais brasileiro do mundo!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: