segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Roberto Carlos especial 2022

E no último dia 23/12 foi ao ar mais um programa Roberto Carlos especial que este ano foi gravado no final de novembro no Rio de Janeiro. O especial foi um compacto do que rolou no show que aconteceu uma semana após a partida de Erasmo Carlos, o que deixou com um certo ar de tristeza e saudade, sobretudo no bloco em homenagem a ele, quando cenas de sua fala no show do Maracanã em 2009 foram resgatadas, juntamente com uma intepretação diferente para o clássico Amigo. Na sequência, depois de saudar o Natal, com Meu menino Jesus, com direito à coral, o rei reforça que É preciso saber viver e termina com Jesus Cristo, faixa que a Globo resolveu picotar (não faça isso, plim plim)!

Mas, o especial trouxe outras saudades: clássicos como Emoções, Como é grande o meu amor por você (que emprestou o título ao programa), Lady Laura e Esse cara sou eu fizeram parte da atração. E também a nova leitura para Evidências, que faz parte da trilha da novela Travessia. E também tivemos convidados: a dupla Maiara e Maraisa que cantaram Medo bobo e Eu te amo te amo te amo (em dueto); Raça negra que cantaram É tarde demais e O portão (em dueto) e Lucy Alves que cantou De volta pro aconchego (com direto à sanfona) e Como vai você (em dueto). Maria Bethânia foi convidada e até postou em suas redes sociais sobre a felicidade do convite, que teriam ensaios, que cantariam duas canções, mas inexplicavelmente não compareceu ao ensaio e desmarcou de última hora. Sem saber o que de fato aconteceu, só podemos lamentar a postura de uma artista tão importante e que abrilhantaria ainda mais esse programa (não faça isso, abelha rainha)!

Ficam os sentimentos de saudades do Erasmo que participou de tantas edições e também de toda nossa história. Particularmente, me emocionei muito com a Lucy, sua sanfona e De volta pro aconchego (pena que Roberto cantou pouco essa e as outras dos convidados), pois é um pouco do meu Nordeste ali, coisa rara em todas as edições desse programa. Fica a decepção no episódio Maria Bethânia. Fica a linda canção de Maiara e Maraísa (que brincaram e animara Roberto), mostrando que no sertanejo também tem coisas legais. E fica, acima de tudo, o agradecimento ao Roberto por mais um ano, mais esse presente para nós, pois percebemos o tamanho do esforço e dedicação para que mais uma vez seu público possa ter seu tradicional espetáculo. A globo tentou inovar com uns influenciadores digitais, mas com todo respeito, não foi legal e falta ao plim plim diretores que façam musicais como antigamente a própria emissora fazia. Ainda bem que Roberto, suas canções, sua emoção mais uma vez se sobressaem a esses deslizes, iluminados pelo brilho da coroa real, o que me faz sonhar que a aposentadoria não precisa entrar na pauta (não faça isso, meu rei)!

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Júlio José disse...

Excelente análise. E, pra mim, realmente foi um ponto muito negativo essa questão dos influenciados (soou muito falso). E a qualidade do som, dos arranjos e das imagens estavam um espetáculo, assim com o a voz do Rei. Parabéns pelo texto, Everaldo

Canal AAT disse...

Amigo excelente matéria pontuando o que aconteceu de melhor e de pior no programa. Acho que pela boa audiência o próximo de 2023 estará garantido evidentemente se o rei estiver em forma e bem de vida. Nesse programa também foi notório os novos arranjos feitos pra os clássicos e a mixagem estava extraordinário,parecia registro de Studio. Por causa da edição picotada demais, os influenciadores e o corte na última música Jesus Cristo de 1 a 10 eu daria nota 8,5, é um bom programa pra assistir. Um abraço pra todos

Anônimo disse...

Meu amigo sempre com textos muito bem escritos! Amei o especial, estava lá e vivi realmente muitas emoções! ❤️

Ítalo Moura disse...

Muito embora o especial do rei mantenha-se com o mesmo viés de músicas já conhecidas pelo público , o rei sempre nos emociona e inova de alguma forma , mesmo dentro das limitações que o evento permite. O especial do rei sempre foi aquele evento em que emociona, que faz a família se reunir no final do ano e nos permite confraternizar. Quem vive e viveu isso não tem como não se emocionar. Ótimo texto, meu amigo e sorte a nossa e da arte em ter pessoas que ainda lhe sustentam da forma mais genuína. Abraço!

Kevork Avakian Amaral disse...

Meu amigo Everaldo é professor de matemática, mas excelente na redação. Obrigado pelo texto maravilhoso.Juro que não aguento mais ouvir Emoções no início e Jesus Cristo no encerramento, mas nesta altura do campeonato, Roberto Carlos não vai mudar, já é marca registrada. Como o Júlio falou, excelente a qualidade de áudio. Gostei no texto o puxão de orelha na Bethânia e na Globo, com a intimidade dos apelidos. Minha nota para o Show é 9. Vida longa ao Rei. Amém.