segunda-feira, 17 de junho de 2024

Chico Buarque faz 80 anos!!!

Dia 19/06 Chico Buarque completa 80 anos. Muito ressaltado aqui e em qualquer outra página que fala sobre música brasileira, dizer que se trata de um dos melhores deste planeta é chover no molhado. Mas, Chico é tudo isso e muito mais. Dono de uma obra maravilhosa e de uma carreira ativa, com shows e, vez por outra, algum lançamento, é referência quando o assunto é arte, sobretudo composição.

Desde a década de 60 que Sr. Francisco escreve na música nacional algumas das mais belas páginas e é cantado por todos os bons intérpretes deste país. Reconhecido internacionalmente, Chico cantou, de maneira ímpar, o cotidiano nacional, com suas alegrias e problemas sociais, o futebol, o Rio de Janeiro, a política, o samba e a alma feminina de maneira ímpar, pois poucos conseguem interpretar os sentimentos e anseios de uma mulher com toda a sensibilidade que suas canções apresentam.

Se alguém deseja entender o Brasil dos últimos 50 anos, visite suas canções, como uma verdadeira aula de história e só não tivemos mais detalhes de vários acontecimentos porque seus lançamentos foram se espaçando, o compositor foi ficando mais exigente consigo mesmo e o cantor foi preferindo outras artes como livros, seu futebol, ou simplesmente um merecido descanso, de uma carreira mais que brilhante, pois imagino que daqui a cem anos, alguém ainda vai estar estudando, todo maravilhado, ao descobrir essa enciclopédia musical chamada Chico Buarque.

Um forte abraço a todos!

segunda-feira, 10 de junho de 2024

CD Nando Cordel Um CD especial de forró

Em 2001 Nando Cordel lançou essa coletânea onde aborda alguns de seus antigos e mais recentes forrós, ritmo que domina bem, pois durante essa época realiza vários shows com esse tema. E olha que no repertório dessa coletânea não temos canções tão emblemáticas como Você endoideceu meu coração ou Gostoso demais.

Mas, não dá nem pra lamentar ausências, pois aqui encontramos algumas canções meio esquecidas e alguns clássicos de seu repertório como Bote fé, Meu bobom, Folia brasileira, Merengue com forró, Chororô, Abraça aperta e geme, Pegar fogo, Você caiu do céu, Doida, Severino, Viver em paz, Jogo de cintura e Sapoti, graviola.

Nando é uma boa pedida para as festas juninas e todo Nordeste vibra com seus shows, pois ao ouvirmos estas e outras canções de seu repertório, sentimos vontade de viver o Nordeste, com toda sua cultura e musicalidade ímpar.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 4 de junho de 2024

♫Vou te matar de cheiro♫

Mês de junho é sinônimo de alegria no Nordeste e, embora já não podemos dizer que a festa é igual ao que era no passado, ainda temos um legado deixado por Gonzaga que torna a fogueira musical mais brilhante: o autêntico forró pé-de-serra. Fora isso, temos o tradicional colorido e, claro, as comidas que, para quem aprecia, é de dar água na boca.

Essa canção foi um dos últimos sucessos de Gonzaga e que também deu nome a um de seus últimos discos, em 1989 e regravada posteriormente por artistas como Elba Ramalho e Fagner, dentre outros. Reserva uma letra que aborda aquela paixão imensurável, aquele amor que é vivido pós festa e arrasta-pé. E, além disso, um ritmo muito gostoso que anima qualquer quadrilha junina!

Vou te matar de cheiro
Luiz Gonzaga e João Silva

Tô doidinho, prá me deitar naquela cama
Tô doidinho, prá me cobrí com teu lençol
Doidinho, prá te matar de cheiro, soprá no candeeiro
Deitá nos travesseiro e começá nosso forró

E hoje aconteça o que aconteça
Vai ter amor da cabeça até o dedão do pé
Quem é que não qué o nheco nheco
Balançado, furruçado cum fungado e cafuné

Um forte abraço a todos!