sábado, 3 de julho de 2010

Encontro das águas

Essa belíssima canção vem do repertório do Jorge Vercilo e foi tema da novela Mulheres de areia, em sua segunda versão, de 1993. Encontro das águas foi o primeiro grande sucesso do Jorge e encantou a milhares de telespectadores que assistiam àquelas cenas da novela que mesclavam amor e mar, tudo que a letra induzia a pensar.

Daquelas canções que partem o coração, um amor sofrido, Encontro das águas descreve, através de sua letra com muitos trocadilhos, um amor dividido e sempre questionado por ser assim. E a imagem desse evento da natureza por si só mostra a diferença entre quem chega e quem parte fala por si só nas entrelinhas da canção:

Encontro das águas
(Jorge Vercilo e Jota Maranhão)

Sem querer te perdi tentando te encontrar
por te amar demais sofri, amor
me senti traído e traidor

Fui cruel sem saber que entre o bem e o mal
Deus criou um laço forte, um nó
e quem viverá um lado só?

A paixão veio assim afluente sem fim
rio que não deságua
Aprendi com a dor nada mais é o amor
que o encontro das águas

Esse amor
hoje vai pra nunca mais voltar
como faz o velho pescador
quando sabe que é a vez do mar

Qual de nós
foi buscar o que já viu partir,
quis gritar, mas segurou a voz,
quis chorar, mas conseguiu sorrir?

Quem eu sou
pra querer
Entender
O amor

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa música é linda, nunca me canso de escutá-la! Sempre me pergunto: por que ele define o amor como o encontro das águas?

Concordo com o que vc disse, talvez esteja se referindo ao amor dividido, partido. Ou como aquilo que se une em função de um sentimento comum.

Beijos!

Unknown disse...

Acho que ele se refere so turbilhão de emoções que o amor provoca na gente. O encontro das águas e uma explosão que mexe com nossos sentidos, assim como o amor.

Helton Cremona disse...

Alguns compositores fazem comparações com fenômenos da natureza para definir a incompatibilidade de gênios. Existe uma bela canção do grupo INXS chamada Never Tears Apart em que o momento cita "Two Worlds Collided" que significa "Dois mundos colidiram". O mais famosos encontro das águas é o que acontece entre o Rio Negro e o Rio Solimões. As águas não se misturam devido às suas características diferentes. Assim, alguns relacionamentos terminam por apresentarem diferenças de pensamentos e comportamentos. Mesmo assim, o Rio Negro e o Solimões formam o Rio Amazonas. No caso da canção, o que nasce do Encontro das Águas é a dor da saudade.

@ruan@ disse...

Essa música me arranca lágrimas sempre que ouço, essa música tem tudo haver comigo.
Ultimamente estou passando por uma situação amorosa que não está sendo fácil.

Unknown disse...

Verdade

Anônimo disse...

No ritmo de samba, com Jorge Aragão ficou bem melhor