quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Os compositores do Brasil - 57

Adelino Moreira de Castro foi um dos melhores compositores de todos os tempos da nossa música. Natural de Portugal, veio para o Brasil com um ano de idade. Grande parte de suas músicas foram gravadas por Nelson Gonçalves. A primeira foi Última seresta e, a partir daí, Nelson gravou mais de 300, entre elas, seu maior sucesso A volta do boêmio.

Outros sucessos compostos por ele são Devolvi, Solidão, Perdoar é divino, Negue, Fica comigo esta noite, Meu dilema, Escultura, Meu vício é você, Deusa do asfalto, Cinderela, entre outras. Mas, Negue foi mesmo seu grande sucesso, regravada por vários nomes da nossa música.

Adelino coleciona em seu currículo nomes como Ângela Maria, Núbia Lafayete, Cauby Peixoto, Maria Bethânia, Adilson Ramos, Ney Matogrosso, Ângela Rô Rô, Peri Ribeiro, Simone, entre outros. Adelino partiu para a eternidade em 2002 e deixou cerca de 1200 canções de herança para nossa música, sendo essa postagem uma singela homenagem por sua imensurável colaboração!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Filme Gonzaga De pai para filho

Estreou recentemente o filme Gonzaga de pai para filho, de Breno Silveira, em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga. O filme mostra a trajetória do rei do baião, desde pequeno até tornar-se um dos mitos desse país, imprescindível para quem conta a história da música brasileira.

Mas, o filme não é um documentário, nem uma biografia a risca, pois foca principalmente na relação de turbulência que existiu entre Gonzagão e Gonzaguinha, até se unirem e realizarem vários projetos juntos! Gonzaguinha é vivido por Júlio Andrade. Gonzagão é vivido por três personagens, de acordo com a ordem cronológica: Land Vieira, Chambinho do acordeon e Adélio Lima.

Conheci pessoalmente Adélio Lima, que é guia turístico do museu de Caruaru, que tem uma parte dedicada a Gonzagão e ele pareceu muito satisfeito com o resultado do filme que ainda estava sendo construído. Quanto ao filme, gostei bastante e recomendo, sobretudo por retratar um pouco da história de dois grandes homens desse país que colaboraram para nossa cultura, como poucos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 25 de novembro de 2012

Olhando as estrelas - 30

Aqui temos um encontro inicialmente de um ídolo e uma fã, já que é assim que Marisa Monte se define quando se refere a Jorge Benjor, uma de suas maiores influências. Mas, Benjor também tornou-se fã de Marisa, sem falar que vez por outra, figura como compositor de algumas canções gravadas pela musa.

Como é o caso das canções Cinco minutos, Balança a pema que ela vem gravando em seus projetos e em seu mais recente CD, temos Descalço no parque, todas de Benjor, que também contará com a participação da musa em seu próximo CD/DVD Lual MTV.

Como dito acima, Marisa é fã de Benjor e com certeza continuará gravando canções de seu repertório, com as quais mais tem afinidade. E aguardamos ansiosos a participação dela no projeto dele, que deve ser emocionante, pois são duas estrelas que juntas, brilham ainda mais!

Um forte abraço a todos!

sábado, 24 de novembro de 2012

Chovendo na roseira

Mais um clássico de Tom Jobim, que teve gravações memoráveis dele com Elis e também de Gal Costa, mais recentemente. Um verdadeiro clássico dos que já não se produzem mais na nossa música, infelizmente, Chovendo na roseira traz um ar de pureza, que poderia até ser classificada como uma música infantil.

Sua letra destaca essas coisas puras da natureza, paisagens que muitas vezes nem percebemos que estão ao nosso redor, como uma roseira, gotas úmidas, pétalas levadas pelo vento, chuvinha miúda e tantos outros elementos que o lado natureza apuradíssimo do Tom oferta pra nós.

Chovendo na roseira
(Tom Jobim)

Olha, está chovendo na roseira
Que só dá rosa mas não cheira
A frescura das gotas úmidas
Que é de Luiza, que é de Paulinho, que é de João
Que é de ninguém!

Pétalas de rosas espalhadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento

Olha, um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera

Olha, que chuva boa, prazenteira
Que vem molhar minha roseira
Chuva boa, criadeira
Que molha a terra, que enche o rio, que lava o céu
Que traz o azul!

Olha, o jasmineiro está florido
E o riachinho de água esperta
Se lança embaixo do rio de águas calmas
Ah, você é de ninguém!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os Músicos do Brasil - 37

Tá aqui um cara que merece o maior respeito em termos de músicos e compositores desse país. Natural de Veneto, na Itália, emigrou ainda criança para o Brasil e se firmou no interior paulista. Seu nome Mário João Zandomeneghi, o acordeonista conhecido apenas como Mário Zan.

Começou a tocar aos treze anos e tornou-se uma referência no país em seu instrumento, animando as festas juninas do interior centro-sul do país, com canções como Quadrilha completa, Balão bonito, Noites de junho ou Pula a fogueira. Outros sucessos seus são Chalana, Quarto centenário de São Paulo, Arroz a carreteiro, Meu primeiro beijo, entre outros.

Luiz Gonzaga afirmou que Mário Zan era o verdadeiro rei da sanfona. Outros três reis gravaram seu maior sucesso, Os homens não devem chorar (Nova flor): Frank Sinatra, Julio Iglesias e Roberto Carlos, cada um à sua maneira. Mário partiu para o andar de cima em 2006, deixando mais de 1000 composições e uma biografia musical de muito respeito!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Eu deixei meu coração em San Francisco...

Esse cara está, com certeza, entre os melhores do mundo em termos de música popular, de todos os tempos. Sua voz, suas emocionantes interpretações e sua bem sucedida carreira comprovam essas simples palavras que escreverei aqui sobre Anthony Dominick Benedetto, o novaiorquino que todos conhecem como Tony Bennett.

Pois é, nada do que for dito pode acrescentar a essa lenda viva da música popular que coleciona êxitos desde os anos 50. Entre seus sucessos, podemos destacar  I left my heart in San Francisco, Because of you, Rags to riches, The lady is a tramp, The way you look tonight, For once in my life,  Cold, cold heart, etc.

Bennett tem uma ligação interessante com a música brasileira, embora tenha feito poucas apresentações em nosso país. Em sua mais recente produção, constam duetos com brasileiros e ao que tudo indica, teremos Maria Gadú, Ana Carolina e Roberto Carlos. É esperar pra ver, pois não são poucos os brasileiros, artistas ou não, que reverenciam a obra desse astro internacional!

Um forte abraço a todos!

domingo, 18 de novembro de 2012

CD e DVD Zé Ramalho canta Raul Seixas

Em 2002 Zé Ramalho revive o seu colega de profecias, como ele mesmo define, ao realizar o projeto ao vivo em que canta alguns clássicos de Raul Seixas. E como Zé mesmo define, não é um trabalho de cover, pois ele acaba mesclando sucessos do "maluco beleza", com clássicos seus, realizando um show tributo a esse artista inesquecível da nossa música.

No CD, temos As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor, Metamorfose ambulante, O trem das 7, Ouro de tolo, S.o.s, Dentadura postiça (só no CD), How could I know(só no CD), Prelúdio (com participação de Roberta de Recife, só no CD), Você ainda pode sonhar (só no CD), Planos de papel (só no CD) e Para Raul. No DVD, temos ainda Jardim das Acácias, Beira mar, Amar quem eu já amei, Kriptnônia, Avohai, Vila do sossego, Chão de giz, Admirável gado novo, Pra não dizer que não falei das flores, Frevo Mulher, Não quero mais andar na contramão e um bis de Metamorfose ambulante.

Nos extras, entrevista com Zé Ramalho descrevendo o projeto e sua amizade com Raul, além do Making of e clipe de Metamorfose ambulante. E no Canecão, palco da história da música brasileira, hoje fechado, esse show histórico aconteceu e ficou de brinde para os amantes da música brasileira, a voz inconfudível e o jeito místico e profético de Zé Ramalho unido às maluquices belezas do eterno Raul Seixas.

Um forte abraço a todos!

sábado, 17 de novembro de 2012

Pra dizer adeus

Gosto do Titãs e essa canção está entre as cinco melhores da banda, a meu ver, principalmente na gravação do acústico Mtv, realizada em 1997. Conheci pela apresentação da banda no especial de Roberto daquele ano, quando fizeram o dueto dessa canção com o rei.

Pra dizer adeus é um rock romântico, com uma letra que traz um amor à primeira vista que mexeu demais com o personagem a ponto de deixa-lo na dúvida quanto ao tempo e, ao mesmo tempo, garantindo a certeza de que adeus, jamais! "É cedo ou tarde demais pra dizer adeus", essa frase é genial quando se quer dizer que depois da união, adeus, jamais, nem agora, nem nunca!

Pra dizer adeus
(Tony Bellotto e Nando Reis)

Você apareceu do nada
E você mexeu demais comigo
Não quero ser só mais um amigo
Você nunca me viu sozinho
E você nunca me ouviu chorar
Não dá prá imaginar quando

É cedo ou tarde demais
Pra dizer adeus
Pra dizer jamais

Às vezes fico assim pensando
Essa distância é tão ruim
Por que você não vem pra mim?

Eu já fiquei tão mal sozinho
Eu já tentei, eu quis chamar
Não dá prá imaginar quando

É cedo ou tarde demais
Pra dizer adeus
Pra dizer jamais

Eu já fiquei tão mal sozinho
Eu já tentei, eu quis...
Não dá prá imaginar quando

É cedo ou tarde demais
Pra dizer adeus
Pra dizer jamais

É cedo ou tarde demais...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Os compositores do Brasil - 56

Ele é Genival Cassiano dos Santos, que todos conhecem por Cassiano. Cantor, guitarrista e compositor, Cassiano é natural de Campina Grande/PB, mas desde pequeno, mudou-se para o Rio de Janeiro e lá aprendeu com seu pai os primeiros acordes de violão. Já no final da década de 60, foi um dos responsáveis pelo soul music no Brasil, junto com Tim Maia e outros companheiros.

Mas, como músico e como compositor obtem mais notoriedade, com canções como Primavera, Eu amo você, Uma lágrima, Coleção, A lua e eu, Mister samba, Morena, Não dá pra entender, Férias, etc. Entre os intérpretes de suas canções, além dele mesmo, temos Nana Caymmi, Tim Maia, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Alcione, Maurício Manieri, Cláudio Zoli e o próprio Tim Maia.

Volto a dizer que nossos compositores precisam ser mais evidenciados, também aqui pela internet. Não importa se já não estão tão ativos, mas colaboraram com algum sucesso de nossa música e por isso precisam serem apresentados para novas gerações, pois até uma foto, como essa do Cassiano é difícil achar!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Já lhe dei meu corpo, minha alegria...

Podemos dizer que este país apresenta personalidades que são verdadeiras damas. Dona Abigail Izquierdo Ferreira é uma delas. Mas, poucos devem reconhecer esse nome, pois todos conhecem mesmo a dama do teatro: Bibi Ferreira. Natural do Rio de Janeiro/RJ, filha do ator Procópio Ferreira, Bibi estreou no teatro aos 24 dias de vida, substituindo uma boneca, que havia se perdido.

E foi no teatro que construiu uma carreira muito bem sucedida e mesmo tendo a música em segundo plano, já que a atriz sempre esteve em primeiro lugar, nos musicais se destaca como cantora, além de já lançar seus Lp´s a partir da década de 50.

E entre grandes interpretações em sua voz, podemos citar Coimbra, Gota d´água, Basta um dia, Chão de estrelas, Mulher rendeira, Camiñito, Nem às paredes confesso, La vie en rose, Por causa de você, Foi Deus, Viajante das almas, Luar do Sertão, Palavra de mulher, etc. Uma singela homenagem à dama do teatro que também contribuiu para a música brasileira!

Um forte abraço a todos!

domingo, 11 de novembro de 2012

CD Chitãozinho e Xororó Pura emoção

Em 1998, Chitãozinho e Xororó lançaram essa coletânea que reunia alguns de seus grandes sucessos. É claro que de lá pra cá, outras grandes canções surgiram, como também até aquele ano, outros clássicos haviam que ficaram de fora. Mas, não podemos negar que esse CD é pura emoção, pelo repertório que apresenta.

Pura emoção é uma canção que vem em duas versões: lenta, com voz e violão e, country tradicional. Além dela, temos Evidências, Bailão de peão, Brincar de ser feliz, Coração sertanejo, Feito eu, Caminhoneiro, Página virada, Nuvem de lágrimas, Um homem quando ama, Pode ser pra valer, Página de amigos e Vez em quando vem me ver.

Bom, outras coletâneas surgiram e foram até mais generosas com outros clássicos que faltaram aqui, a exemplo de Fio de cabelo e No rancho rundo, só pra citar algumas. Mas, essa dupla tem tantas maravilhosas canções que um disco como esses é sempre muito bem vindo, pelas prazeirosas canções que reune!

Um forte abraço a todos!

sábado, 10 de novembro de 2012

O show tem que continuar

Essa canção foi gravada por vários sambistas, entre eles Arlindo Cruz, Sombrinha, Grupo Fundo de quintal, Grupo Revelação e, para mim, a melhor leitura: Beth Carvalho. Com uma cadência gostosa, com aquele indispensável la la laia dos grandes sambas e com uma letra pra cima, é um verdadeiro clássico do nosso samba, da nossa música brasileira.

Sua letra aponta para um amor que teve fim e que por isso não mais contagia a música, especialmente elementos do samba. Mas, ao contrário do que muitos pensam que fim de amor rima com tristeza, essa canção aponta para um recomeço, à procura de um novo tom, afinal, o show tem que continuar e deve ser por essas e outras que dizem que o samba é o pai da alegria, pois supera a tristeza até em momentos quando ela poderia reinar!

O show tem que continuar
(Luiz Carlos Da Vila/ Sombrinha/ Arlindo Cruz)

O teu choro já não toca meu bandolim
Diz que minha voz sufoca teu violão
Afrouxaram-se as cordas e assim desafina
E pobre das rímas da nossa canção

Se hoje somos folha morta
Metais em surdina
Fechada a cortina
Vazio o salão

Se os duetos não se encontram mais
E os olhos perderam emoção
Se acabou o gás pra cantar o mais
Simples refrão

Se a gente toca
em uma só nota
Já nos esgota
O show perde a razão

Mas iremos achar o tom
Um acorde com um lindo som
E fazer com que fique bom
Outra vez, o nosso cantar

E a gente vai ser feliz
Olha nós outra vez no ar
O Show Tem Que Continuar

Nós iremos até Paris
Arrasar no Olímpia
O Show Tem Que Continuar

Olha o povo pedindo bis
Os ingressos vão se esgotar
O Show Tem Que Continuar
Lalaiá! Lalaiá!...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Receba as flores que lhe dou...

Esse país oferece em sua biografia musical vários cantores populares que, com seus sucessos, conseguiram alcançar e conquistar um público fiel, nos mais diferentes locais. Entre eles, temos Nilton César, natural de Ituiutaba/MG, um cantor que fez muito sucesso nos anos 70 e continua com sua carreira e seu público.

Entre seus grandes sucessos temos A namorada que sonhei, Amor amor amor, Professor apaixonado, Espere um pouco, São tantas coisas, Muito eu chorei, Alguém me disse, Onde andarás amor? Canção do motorista e Férias na Índia, talvez seu maior sucesso.

É certo que poucos da nova geração o conheça, mas muitos vovôs e vovós ouviram e cantaram seus sucessos e muitos filhos também cresceram ouvindo ele, em um tempo em que a música poderia até parecer cafona, mas que apresentava uma forma diferente e mais respeitosa de apresentar o amor!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Miele & Bôscoli

Eles não são duplas sertanejas, nem muito menos gravaram discos juntos, mas são indispensáveis quando se quer contar a história da música brasileira nos últimos 50 anos. Luis Carlos Miele foi radialista e produtor de vários musicais dos anos 60 em diante. Chegou a gravar discos e fazer shows, mas o lado apresentador e produtor foi mais forte em sua vida.

Ronaldo Fernando Esquerdo e Bôscoli, ou simplesmente Ronaldo Bôscoli foi compositor e produtor musical, assim como Miele. É dele, clássicos da Bossa Nova como O barquinho (com Roberto Menescal) e Lobo bobo (com Carlos Lyra), ambas gravadas por João Gilberto. Foi casado com Elis, com quem teve João Marcelo Bôscoli. Foi também um dos poucos a dividir parceria com Roberto Carlos, na faixa Procura-se. E foi produzindo musicais que conheceu Miele, com quem produziria vários espetáculos de vários artistas.

Entre os nomes produzidos pela dupla, estão espetáculos de gente como Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Sérgio Mendes, Sarah Vaughan, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Taiguara, Claudette Soares, Milton Nascimento, Marcos Valle, Joyce, Wanda Sá, Alcione, Agnaldo Timóteo, Joanna, Ângela Maria, Família Caymmi, etc. Mielle continua na ativa, mesmo com menos produções atualmente. Bôscoli foi para o andar de cima em 1994, mas é indiscutível a contribuição dessa dupla para a história dos grandes espetáculos da música brasileira.

Um forte abraço a todos!

domingo, 4 de novembro de 2012

Os Intérpretes do Brasil - 22

Escolher apenas três canções da Simone é covardia e eu sei que isso pode ser dito em relação a vários intérpretes da nossa música que afinal é riquíssima em variedades e em talentos como este. Mas, no caso dela é algo ainda mais evidente, porque trata-se de uma intérprete por natureza, que está em várias listas de especialistas que resolvem enumerar os 10 mais desse país.

Começar de novo, de Ivan Lins, por exemplo é um fato. Ninguém se atreve a fazer essa canção. Até mesmo o autor reconhece que, mesmo com o talento e profissionalismo que lhe é peculiar, essa canção é a cara e a alma da Simone. Mais recentemente, eu destaco Migalhas, que Erasmo fez só pra ela. Ficou perfeita! E, usando o gosto particular, também destaco uma esquecida de seu repertório: Uma nova mulher, de Paulo Debétio que é linda demais e ali está sua marca registrada!

E como o espírito da postagem é esse, fico por aqui, mas muitos discordariam das três que escolhi e outras listas seriam apresentadas contendo, por exemplo, Jura Secreta, Então é Natal, O amanhã, Iolanda, Lenha, Caçador de mim, À distância, O que será, A cigarra, Outra vez, entre tantas que acontecem só com intérpretes do patamar dessa artista!

Um forte abraço a todos!

sábado, 3 de novembro de 2012

Qualquer jeito

Roberto e Erasmo têm muitas canções que outras pessoas gravaram e que pouco é associdado a eles, como acontece também com muitos outros compositores. Essa canção foi um enorme sucesso com Kátia no final dos anos 80 e também com muitos outros intérpretes que a regravaram daí em diante, inclusive muitos cantores da noite!

Qualquer jeito traz uma letra emocionante que mostra que nada adianta fazer para resistir àquele amor, e conclui que se não dá para esquecê-lo, o melhor é revivê-lo, da forma como for. Um piano belíssimo. Erasmo já a regravou, Roberto nunca. Mas, acho que o rei poderia fazer uma belíssima versão dela. Quem sabe um dia?

Qualquer jeito (It Should Have Been Easy)
(Bob McDill, Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Todo dia, ao amanhecer
quanto mais tento te esquecer,
mais me lembro, não tem jeito.

Desde quando eu te conheci,
nunca mais te tirei daqui, do meu peito
De que jeito?

Não está sendo fácil,
não está sendo fácil,
Não está sendo fácil viver assim
Você está grudado em mim

Quando tento me divertir
nos lugares que eu quero ir
você sempre está
De algum jeito está.

Eu te encontro em qualquer canção
você vive em meu coração e eu aceito
Não tem jeito.

Não está sendo fácil,
não está sendo fácil.
Não está sendo fácil viver assim
Você está grudado em mim.

Se você ainda quiser voltar
não demore, eu não sei ficar desse jeito
Não tem jeito.

Não precisa nem me avisar,
basta, apenas, você chegar do seu jeito.
Qualquer jeito

Não está sendo fácil,
não está sendo fácil.
Não está sendo fácil viver assim.
Você está grudado em mim.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Quatro semanas de amor...

Imagem recente da dupla dos anos 80.
Luan e Vanessa foram um dupla de cantores do fim dos anos 80 que embalaram muitos casais apaixonados com seu hit Quatro semanas de amor. Até hoje, essa canção é revivida por muitos e os que a descobrem não deixam de curti-la.

Vanessa era apenas uma garotinha que saía do grupo infantil Trem da alegria para formar a dupla, que mesmo tendo acabado, frutificou o casamento dos dois, que moram nos Estados Unidos e trabalham com música gospel, do universo católico, segundo reportagens recentes que constam na internet.

Vanessa também gravou com outros artistas como José Augusto na faixa Coisinha estúpida. E, com a dupla, outros sucessos aconteceram como Estrada do sol, Segredo, Só pra nós dois, Cenas de ciúme, Além da imaginação, etc. O sucesso deles foi momentâneo, mas não podemos dizer que durou apenas quatro semanas, pois muitos ainda lembram de seus hits e os revivem com o mesmo romantismo!

Um forte abraço a todos!