domingo, 14 de setembro de 2008

O amor me escolheu

A letra apresentada essa semana foi feita por uma das melhores cantoras/compositoras dos últimos anos: Adriana Calcanhoto. Porém tornou-se conhecida por Paulo Ricardo através do disco de mesmo nome lançado em 1997. Um fato curioso até o presente momento é que quando comecei a fazer esse post, queria dizer que a canção me lembrava o Roberto e que embora o Paulo a tivesse gravado, acreditava que Adriana tinha feito para o rei cantar, embora compreender que jamais Roberto afirmaria que era um rei.

Bom, não sei se foi feito para o Roberto gravar ou apenas em sua homenagem, ou seja, o rei foi a inspiração, mas, ao visitar o site oficial da cantora em busca de algo mais, vi a seguinte frase acima da letra: "Para Roberto Carlos"! Então preciso dizer ou pensar mais alguma coisa? Confesso que fiquei ainda mais emocionado porque é uma linda homenagem: creditar ao Roberto Carlos o título de cantor oficial, definitivo do amor é um reconhecimento popular geral. Ele canta o amor puro, verdadeiro, sem limites, bem sucedido, eterno!

E, voltando à canção, sua letra remete a um personagem que ama, que anda por onde o amor o leva, contando seus detalhes, seu jeito estúpido de ser, voltas ao portão, o que encontramos além do horizonte, na paz de um sorriso, o que vemos da janela... É uma canção que faz refletir que existem pessoas que amam ao extremo e são felizes por isso, apesar de um mundo tão desamante, o amor faz suas próprias leis!

E o amor leva o personagem aonde ele for! Realmente não há dúvidas que a canção fala do Roberto como um rei da voz e do tema, mas fala também de todos que, de repente, também amam nessa linha, que transformam sua voz e suas ações em meros instrumentos do amor e da paz, para plantar aquela flor no quintal do vizinho! Claro que encontraremos sempre adversidades e nossas falhas humanas estarão em muitos momentos mais evidentes, mas todos nós estamos sempre estaremos aptos às escolhas do amor:

O amor me escolheu
(Adriana Calcanhoto)

Eu andei
por onde o amor me levou
Eu voltei
por onde o amor me chamou
Eu amei
como homem nenhum nunca amou

O amor me escolheu
logo eu, que de amor nada sei
Eu que onde quer que o amor me quiser, estarei

Eu, que se assim quer o amor sou um rei
Eu serei pelo tempo que for
quando o amor quiser ser minha voz
o seu cantor!

Um forte abraço a todos!

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho que não há nenhum tema mais bonito e mais agradável "de se ler" do que o amor. A letra é linda, mas eu ainda não conhecia, tão pouco sabia da dedicatória. Ainda bem que estou incluída no rol daqueles que amam sem limites, porque isso tem me deixado muito feliz!


Beijos!

James Lima disse...

Opa, bicho !
Rapaz, que história bacana essa, hein?

A canção lembrava RC, e depois vc descobriu que era dedicada a ele.

Muito bacana mesmo. Não é à toa que esse cabeludo é nosso rei: Porque fala de amor até nas canções alheias rsrss.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Você também homenageou RC com um belo texto. Sobre a canção, desconhecia esse detalhe da dedicatória feita a RC. Sendo para RC não entendi a colocação da frase:
"O amor me escolheu
logo eu, que de amor nada sei", mas no restante a letra fez uma descrição perfeita.

Um grande abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Marley,

De início também pensei assim, mas depois segui outra linha de pensamento:

Geralmente os escolhidos são os melhores, os que mais sabem, se destacam entre os demais. E Roberto, sabemos é uma figura extremamente humilde, jamais se auto-definiria como o rei ou como o melhor...

Então, talvez a Adriana queira destacar a humildade do nosso rei ao invés de atribuir-lhe um desconhecimento da causa o que soaria feio em uma homenagem!

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Everaldo, que tal por o texto dedicado a Roberto Carlos abaixo do titulo/autor da musica. Seria uma forma de enfatizar isso aos que por ventura buscarem essa musica na net, bem como os sempre novos visitantes do blog.

Tambem nao sabia disso. Que Adriana apareca em breve no especial do rei.

Abraços

Anônimo disse...

Conheço a versão cantada pela Marcela Biasi (aliás, tenho gasto muito tempo escutando as músicas do álbum dela, Arrastando maravilhas). A própria Adriana Calcanhotto a gravou? Procurarei... Essa música é de uma simplicidade e beleza admiráveis. Gostei da estória sobre sobre o Roberto Carlos.

Anônimo disse...

Amigo Jackson

Obrigado por comentar aqui em meu blog! Seja muito bem-vindo!

Sobre sua pergunta, pesquisei no site da Adriana e não encontrei registro de sua própria gravação, nem em seus discos!

Acredito que tenha sido uma composição feita por encomenda pelo Paulo Ricardo, porém se você souber de algo, por favor nos comunique!

Um forte abraço!