terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que ainda escutamos nas rádios?

Não gosto de escrever críticas. Não que viva um mundo de sonhos onde tudo é fantasia, mas é que prefiro destacar as coisas boas, dando ênfase a elas, já que temos tantos erros em destaque em nossa sociedade. Mas, uma pergunta cabe a todos os leitores amigos: quem ainda escuta rádio e o que escuta na atual programação?

Confesso que há mais de dez anos não ligo o som para ouvir rádio por muito tempo. Só de forma esporádica, um ou outro programa especial que chama atenção. Até os anos 90, as rádios tinham suas programações especiais, uma hora de sucesso, especiais com artistas, etc. De uns tempos pra cá, passou a ser ocupada por comerciais excessivos e uma programação ocupada por artistas seletivos do momento que exalam modismos musicais e ritmos dançantes, apenas. De repente, uma ou outra canção diferente, geralmente romântica, explode e toca de tal forma que parece que no repertório do país não existe outra tão bonita.

Aqui no Brasil, vivemos uma época de ouro do rádio, onde todos os eventos artísticos passavam por lá. Grandes programas culturais, educativos e grandes shows de calouros. Claro que isso já tem mais ou menos cinco décadas. Mas, o rádio evoluiu e atingiu mais ouvintes em duas bandas de frequência: AM e FM. Acredito que atualmente, a maioria dos ouvintes se concentrem nas Fm´s por apresentarem um som mais agradável, entretanto é nas Am´s que ainda podemos ouvir canções sem discriminação de artistas. E, alguns, cientes dessa questão, acabam criando rádios específicas tipo gospel, só mpb, notícias, separando um público que antes era unido em torno de uma programação auditiva da família brasileira.

Não posso afirmar que isso é um problema, porém é a realidade, é o momento atual de um veículo de comunicação que já foi referência para o divertimento da família brasileira. A meu ver, deveria oferecer uma programação eclética e não deixar de ser mais um ponto de informação e atualização, debates e lançamentos de artistas e perpetuação de outros que nossa música apresenta de forma abençoada!

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz,gostei desse tema.Eu particularmente Tô contigo,há muito tempo não paro para escutar o rádio por muito tempo,justamente por causa do modismo,as vezes fico procurando alguma música do Roberto mais só consigo naqueles programas especias.

Abraços
Carlos André

Anônimo disse...

Texto agradável de ler. Adorei o tema!
Eu ainda costumo ouvir a programação de certas rádios, especialmente a Tribuna, que é muito menos "segregadora" do que a Nova Brasil FM.
Intolerável, pra mim, é a programação dos períodos da manhã e da tarde, na grande maioria das estações de rádio.

Beijos!

James Lima disse...

Bicho, gostei muito do tema também
Olha, aqui na rádio, tirando os programas em homenagem ao Roberto Carlos e o gospel, só toca forró. Típico do Nordeste, o tempo todo. Mas o forró aqui é entre aspas, sabe? Não é aquele forrózinho gostoso, não, não.... É um forró forçado... Tipo... Cavaleiros do forró, calcinha preta... É bom pra uma folia, mas não pra ouvir na rádio. Além do forró, as músicas das novelas, das trilhas sonoras. Pronto, acabou o repertório.

Tomara que ainda hajam rádios ecléticas, como haviam até algum tempo atrás.

Um abraço
Seu fã
James Lima
www.robertocarlos.vai.la - Deixe seu recado lá, hein?

Armindo Guimarães disse...

Olá, Everaldo!

Bem visto, pá!

Pelos vistos o mal daí é o mal daqui.

Foi preciso uma lei impôr às rádios uma quota de 25% de música portuguesa, mas nem isso as rádios dão.

Uma tristeza!

Abração

Anônimo disse...

de fato a maioria das radios só tocam o que dá lucro ou seja oque tá na midia onde o os artistas descartaveis ainda imperam
mas ainda existem radios que primam pelo bom gosto como a ANTE 1