quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os compositores do Brasil - 10

A série Os compositores do Brasil chega à sua décima edição com uma tripla homenagem: abordaremos os três parceiros mais marcantes do Luiz Gonzaga, que deixaram a coroa do rei do baião com seu brilho eterno, através de clássicos que ajudaram a construir em nossa música brasileira.

O primeiro grande parceiro de Gonzaga foi o advogado Humberto Cavalcanti Teixeira, ou simplesmente Humberto Teixeira que conheceu Gonzaga em 1945 e com ele compôs clássicos como Baião, Qui nem jiló, Respeita Januário, Assum preto, Estrada de Canindé, Juazeiro, Paraíba, No meu pé de serra, Lorota boa e a mais célebre de todas: a Asa branca. Humberto também foi regravado por outros artistas como Dalva de Oliveira, Gilberto Gil, Fagner, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Gal Costa, etc.

José de Sousa Dantas Filho, médico, mais conhecido como Zé Dantas foi o segundo grande parceiro de Gonzaga, que conheceu em 1949 e compuseram clássicos como Abc do Sertão, Algodão, Cintura fina, Forró de Mané Vito, Noites brasileiras, O xote das meninas, Riacho do navio, Vem morena, Sabiá, São João na roça, Vozes da seca, A volta da Asa branca, entre outros, imortalizados pelo rei do baião e por outros grandes nomes como Fagner, João Bosco, Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo. Zé Dantas tem como neta a cantora Marina Elali, que gravou seu maior sucesso, O xote das meninas, em inglês.

O mais recente, nem por isso menos importante compositor e parceiro de Gonzaga foi João Silva, com quem Gonzagão compôs seus últimos sucessos já na década de 80. Estão entre os clássicos Vou te matar de cheiro, Pagode russo, Danado de bom, Nem se despediu de mim, Sanfoninha choradeira, Deixa a tanga voar, entre outras também interpretadas por outros nomes como Ney Matogrosso, Lenine, Elba Ramalho, Fagner, dentre outros. É menos conhecido que os anteriores, entretanto atuou nas úlimas composições e fase do rei do baião.

Gonzaga teve outros parceiros marcantes e também gravou clássicos de gente como Hervé Cordovil, Patativa do Assaré, Onildo Almeida, José Marcolino e Gonzaguinha, onde todos reforçaram, como já foi dito, o brilho da coroa desse artista que está pra sempre no coração da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Entre os três, o que eu mais conheço é Zé Dantas. Adorei a trilogia, que foi exposta por vc em grande estilo, de forma bastante merecida. A apresentação do texto ficou linda, principalmente por reunir nomes tão importantes, grandes companheiros do mestre!

Beijos!

James Lima disse...

Bicho, serei sincero com você. Conheço pouca coisa acerca desses compositores, mas, tenho certeza que são grandes artistas.

Pesquisarei um pouco mais sobre o trabalho deles.

Um abraço do seu amigo
James Lima
www.robertocarlos.vai.la