quinta-feira, 21 de março de 2013

Anoiteceu, olho pro céu e vejo como é bom...

Esse trecho dessa canção mostra exatamente o sentimento que toma conta dos brasileiros, com sua partida. Mas, uma voz como a sua é eterna e sua contribuição à música brasileira será sempre lembrada por aqui e em vários lugares, pois quando quisermos citar um dos cantores mais elegantes desse país, será mais uma oportunidade de lembrarmos de Emílio Santiago.

O intérprete, a grande voz, a afinação, as aquarelas, seu ecletismo, suas parcerias, sua versatilidade, enfim, tantos elementos que nos fazem classificá-lo como um dos melhores de todos os tempos. Desde a década de 70 que o Brasil possui essa voz e os compositores vibravam quando ele lapidava algumas de suas criações. Minha primeira lembrança dele foi em um show de Roberto Carlos, em 1994, o primeiro que fui. Era aniversário de sua majestade e vários artistas mandavam suas congratulações. Quando apareceu Emílio no telão, uma fã eufórica mandou a frase: "esse nêgo canta!" Fiquei com isso na mente e mais tarde percebi que ela tinha muita razão!

Fiquei triste quando soube de sua partida. Não é nenhum parente, mas de tanto a gente conviver com aquela voz em nosso carro, em nossa casa, em nosso som, em nosso celular, o sentimento é parecido. Mas, Emílio é uma estrela e foi cantar mais perto de Deus, apenas isso, por isso, basta mesmo olhar pro céu e ver como é bom saber que suas gravações ficaram como herança para sempre sabermos o que é afinação, interpretação e requinte em termos de música popular!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: