quinta-feira, 2 de julho de 2015

Disco de vinil

De antiquado a artigo de luxo, o disco de vinil faz parte da história musical de todo país e no Brasil não foi diferente, já que nosso país tupiniquim tem a fama de ser um bom nicho musical. Talvez a nova geração que tem 15 anos ou pouco mais só conheça esta mídia quando veem alguém vendendo pelas ruas das capitais.

O LP ou Long Play é uma mídia que surgiu por volta dos anos 40 e foi febre no mercado fonográfico até os anos 90, quando cedeu seu lugar ao Compact disc ou CD, como o conhecemos. O curioso é que, com o tempo, o LP foi se aperfeiçoando a ponto de contar com uma luxuosa capa com letra, fotos e créditos do trabalho apresentado internamente em seus lados A e B. Mudar de lado e os arranhões inevitáveis que causavam "estalos" e até pulavam frases das faixas eram seus pontos negativos.

Recentemente alguns artistas internacionais e também os nacionais voltaram a lançá-lo com bastante êxito como é o caso de Pitty e dos veteranos Erasmo Carlos e Gilberto Gil, sobretudo para alcançar os saudosos que insistem em atribuir a esta mídia uma sonoridade jamais encontrada em outro formato! Embora raro, os tocadores de LP também se tornaram artigo de luxo num país que bebe da fonte da cultura sem perder laços com o requinte!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: