quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Livro 101 canções que tocaram o Brasil - Nelson Motta

Tenho a sensação que, em termos de música, este é o Natal mais dos livros que dos CD´s e DVD´s, pois tivemos lançamentos mais expressivos deste segmento que dos demais. Rita Lee foi uma que lançou uma biografia. E tivemos mais um bom lançamento de Nelson Motta, o livro 101 canções que tocaram o Brasil, pela editora Estação Brasil.

Com Tom Jobim e Vinícius de Moraes brindando na capa, Nelson elenca o que chama 101 canções mais importantes dos anos 1900, chegando à década de 2000. Começando com Abre alas, de Chiquinha Gonzaga em 1899, passando pelo samba, bossa nova, festivais, anos 70, rock dos anos 80, até À procura da batida perfeita de Macelo D2 em 2003, Nelson cita o que existiu de melhor, sem deixar de reforçar que outras poderiam estar ali e até alguns autores que não tiveram alguma obra citada.

Algumas lembradas e comentadas são Carinhoso, Aquarela do Brasil, Asa branca, Marina, Chega de saudade, Eu sei que vou te amar, Garota de Ipanema, Trem das onze, Domingo no parque, Travessia, Wave, Detalhes, Ouro de tolo, Construção, As rosas não falam, Como nossos pais, Romaria, Sampa, Mania de você, Emoções, Mania de você, Coração de estudante, Futuros amantes, entre tantas citadas e contextualizadas, que representam o que de melhor existe no cancioneiro nacional, segundo o grande crítico Nelson Motta, nesta literatura musical mais que indicada aos amantes que desejam passear pela boa música nacional.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: