quinta-feira, 22 de abril de 2010

Aniversário do Brasil!!!

Lembro que na escola da infância, muito se comemorava o dia 22/04 como sendo aniversário do Brasil, dia de seu descobrimento. História a parte, uma onda ufanista verde e amarela tomava conta de todos nós e comemorávamos esse dia como um feriado. Era como se fosse dia de jogo da seleção e várias pessoas usavam as cores oficiais da bandeira.

Na verdade, dá saudade de ver comemorações mais saudáveis como essas, sobretudo porque alguns se dividem entre a Aquarela do Brasil, de Ary Barroso e Brasil, de Cazuza. A primeira exalta as belezas dessa terra, que muitas vezes esquecemos: seus coqueiros, o samba, suas danças, seus folclores, seus amores, suas boas histórias e culturas. A segunda, critica as más condições sociais, econômicas e sobretudo, políticas desse país.

Temos outras canções ufanistas como o Verde amarelo do rei ou Canta Brasil de David Nasser, por exemplo. E como em toda festa reinam a paz e a alegria entre os povos, entre os que comemoram, nada mais justo, a meu ver, que celebrarmos essa data com o maior clássico brasileiro de todos os tempos:

Aquarela do Brasil
(Ary Barroso)

Brasil!
Meu Brasil Brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingá
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado

Canta de novo o trovador
A merencória à luz da lua
Toda canção do seu amor

Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Esse coqueiro que dá côco
Onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar

Por essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar

Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro...

Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente

Brasil, samba que dá
Para o mundo se admirar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Muitos acharam redundância a frase "o coqueiro que dá coco". Mas só a genialidade de Ary Barroso sabe o quanto é importante termos uma terra produtiva, onde os coqueiros estão abastecidos.

Parabéns, BRASIL!

Abraços, homem.

Vinícius Faustini

Anônimo disse...

Não pude acessar o blog no dia em que vc fez essa bela homenagem, mas posso dizer que, apesar dos entraves que insistem em frear o crescimento do país, eu acredito no Brasil e, principalmente, no povo brasileiro. Acredito que estamos mais conscientes, mais atuantes, mais reivindicativos.
Existem comunidades que, mesmo sendo muito carentes, empreendem lutas incessantes por garantias mínimas de subsistência, e são essas pessoas que fazem a diferença.