quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

DVD Os saltimbancos trapalhões

Já no finalzinho das férias de janeiro e para não perder o costume de todos os anos, falarei de mais um título dos inesquecíveis trapalhões. Em 2008, quando comecei a comentar sobre os filmes, citei este título e hoje ele tem destaque em uma postagem especial: Os saltimbancos trapalhões, lançado em 1981, foram campeões de bilheteria.

Baseado na peça teatral Os Saltimbancos, de Sérgio Bardotti e Luis Henriquez Bacalov, traduzido por Chico Buarque, além de contar com o quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, temos ainda participações de Lucinha Lins, Eduardo Conde, Mário Cardoso, Paulo Fortes, Mila Moreira, entre outros, e uma pequena participação de Ivan Lins. O enredo conta a história de funcionários humildes que são explorados no circo e que fogem para a cidade grande, junto com a filha do dono do circo. Como a realidade na cidade grande é dura, eles voltam e convencem o barão, dono do circo, que o espetáculo e o circo é de todos!

Apesar de Didi terminar triste por não ficar com a mocinha, por quem é apaixonado, a alegria do espetáculo continua. E as canções de Chico são também o ponto alto desse clássico do cinema nacional, pois algumas destas canções tornaram-se atemporais: Piruetas, Hollywood, História de uma gata e outras (A cidade dos artistas teve a participação de Elba Ramalho) tornou este talvez o filme dos trapalhões com canções mais inesquecíveis de todos os títulos! Recentemente, tivemos um remake dele, mas ainda não vi.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: