segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Museu de Luiz Gonzaga em Exu

Nessas férias de janeiro fui visitar o museu de Luiz Gonzaga em Exu/PE, sua terra natal. Foi um projeto idealizado pelo próprio Gonzaga que, não conseguiu inaugurar a tempo, pois faleceu antes. Lá estão seus restos mortais, de sua esposa e pais. Consta como última morada do cantor, inclusive a casa grande da fazenda com os móveis e eletros utilizados pelo rei do baião em seus últimos anos de vida podem ser encontrados no parque Aza branca.

Temos também uma réplica de uma casa de taipa e um juazeiro, tão cantados em suas canções. Também a casa onde Januário, seu pai, viveu seus últimos dias. Na parte histórica que se refere a Gonzaga, alguns objetos pessoais, prêmios (consta disco de ouro e troféu) e alguns vinis de sua extensa discografia. Dois palcos (que imagino servirem para ele e/ou Gonzaguinha) realizarem apresentações nas festas da fazenda. Na parte externa um letreiro e essa estátua, na qual fui fotografado.

Tudo que for dedicado a um artista dessa grandeza é pequeno diante de sua obra. Confesso que esperava encontrar mais, principalmente sobre sua obra e também saber que colegas seus, que tanto o reverenciam, visitaram o local. Mas, isso não aconteceu e nem familiares mais próximos dele conhecem o espaço. Uma pena, pois como falei, Gonzaga, que tem outros museus em Recife e Caruaru, merece mais reverências como estas e que tais locais sejam bem tratados!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: