segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

♫O pai da alegria♫

Tema da novela global Laços de família, essa canção é um delicioso samba de Martinho da Vila, lançado em 1999 e que abre as postagens de fevereiro, o mês do carnaval e, podemos dizer também do samba, já que esse é o ritmo mais genuíno deste país. Costumo dizer que aqui no Nordeste, o pai da alegria é o forró e seus ritmos parentes, tão divulgados por Gonzaga.

Mas, voltando ao samba do Martinho, O pai da alegria tem em sua letra uma verdadeira aula de como se envolver com o samba. E de fato quando nosso espírito entra em contato com esse ritmo nos contagiamos com a alegria que ele emite, reforçando o que a letra destaca no remexer da anatomia que tudo isso são evidências mais que comprovadas, testemunhadas pelas fases da lua de que o Samba se ainda não for o pai, é um parente muito próximo da felicidade. Grande Martinho!!!

O pai da alegria
Martinho da Vila e Agrião

Se é pra sambar, entra na roda
Vem requebrar que a roda gira
Quer me ganhar e olha de banda
Mas também tá minha mira

Samba, menina que eu quero ver
Você mexer a anatomia
Samba "mãinha", papai quer ver
Você trazer só alegria

Mas vou me perder
No seu rebolar
E por querer posso até bambear
É o seu sorrir
Que me faz sonhar
Com o gosto do beijo que eu quero provar

Menina que pra sambar não tem hora
Se casa com a noite e também namora o dia
Mas sou amante da minha escola
E quero levá-la pra outra orgia

No pagode você deita e rola
E vai pra gandaia com a tal lua vadia
As minguantes, cheias, crescentes ou novas
São testemunhas que o samba
É o pai da alegria

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: