terça-feira, 11 de outubro de 2011

Romaria

Amanhã, dia 12 é dia das crianças e também dia da Padroeira do Brasil e nós, católicos, veneramos a Virgem Mãe de Nosso Senhor, principalmente em dias como este, dedicado à Nossa Senhora Aparecida. Uma canção clássica para esta data é Romaria, do Renato Teixeira, que já foi intepretada por tantos nomes como Elis, Bethânia, Sérgio, Fábio e várias duplas sertanejas.

O Santuário de Nossa Senhora, em Guaratinguetá/SP, recebe hoje fiéis do mundo inteiro. E a música brasileira se orgulha de ter um clássico como esse que representa o autêntico sertanejo, peão, sobre seu cavalo e devoto da Virgem, que, mesmo sem elevado grau de instrução, apresenta elevado grau de sentimento e religiosidade ao refletir sobre sua sorte, pedir e agradecer à Mãe do Nosso Salvador.

Romaria
(Renato Teixeira)

É de sonho e de pó
O destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos
Sobre o meu cavalo

É de laço e de nó
De jibeira o jiló
Dessa vida
Cumprida a só

Sou caipira, pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida

O meu pai foi peão
Minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida
À custa de aventuras

Descasei, joguei
Investi, desisti
Se há sorte
Eu não sei, nunca vi

Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida

Me disseram, porém
Que eu viesse aqui
Prá pedir de romaria e prece
Paz nos desaventos

Como eu não sei rezar
Só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar
Meu olhar

Sou caipira, pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa música é lindíssima, assim como a fé católica em Nossa Senhora de Aparecida.
Ela é um dos maiores símbolos de que a mulher também faz parte do que é sagrado e do que é divino.
Hoje é o seu dia e espero que, como foi lembrada neste espaço, ela seja venerada como exemplo de amor, paz e sabedoria em todo o mundo.
Beijos!!!