quinta-feira, 30 de julho de 2015

CD e DVD Roberto Carlos Duetos 2

DVD Roberto Carlos duetos 2
Somente em 2014, Roberto Carlos lançou o volume dois da série duetos de seus especiais. Muitos de seus fãs desejariam ver todos os especiais da Globo lançados em DVD, que geraram cerca de 100 duetos em mais de 40 anos, mas o que temos são tais duetos e aqui, a concentração maior foi em torno dos anos 2006, 2007 e 2008! Por isso, mais uma vez, senti falta de encontros com Djavan, Chico Buarque e Fábio Jr., por exemplo que ficaram para edições posteriores, creio.

De 1988 e abrindo o projeto, o tremendão Erasmo Carlos com o clipe de Papo de esquina; de 1995, Daniela Mercury com Como é grande o meu amor por você e de 2005 temos Cláudia Leite com Amor perfeito. Mesmo assim, não podemos negar que aqui estão encontros memoráveis como Marisa Monte com Amor I love you, Jorge Benjor com Que maravilha, Rita Lee com o medley Papai me empreste o carro/Parei na contramão/Flagra/Splish splash/Mania de você/Cama e mesa/Baila comigo/Garota do Roberto/É papo firme, Roupa nova com A paz e o medley com Alcione com Estranha loucura/Falando sério/Sufoco/Além do horizonte/Meu ébano/Nêga.

Contracapa do DVD RC duetos 2
Também temos encontros inusitados como Neguinho da beija-flor com Ângela/Eu e ela, MC Leozinho com Ela só pensa em beijar e Zezé di Camargo & Luciano com O portão. E, a meu ver, encontros dispensáveis, na faixa que não foi apresentado na época no especial de 2007, portanto, o momento inédito de Roberto e a atriz Camila Pitanga em Olha. Um bom projeto, em CD e DVD e a faixa A paz até tocou nas rádios no final do ano. Fotos de show daquele período 2007-2008 e letra no encarte compõe o trabalho que, com ele, encerramos a série deste ano onde no mês de julho comentamos a obra do maior artista da música deste país!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 28 de julho de 2015

EP Roberto Carlos Remixed

Lançado em 2013, este foi um projeto engavetado há anos e que saiu em parte, pois o que se sabe é que havia um CD todo pronto desde meados de 2002. Achei os remixes muito bem feitos, mas creio que teriam ficado melhores se houvesse nova voz e, não aproveitados os fonogramas originais, alguns datados dos anos 60 e 70.

Sendo assim, temos um rei antenado com a modernidade da batida, vestida em verdadeiros clássicos do seu repertório como Fera ferida, O portão, Se você pensa, É proibido fumar e É preciso saber viver. Dizem que ainda estão gravadas e esperando um volume dois, canções como Eu quero apenas e Cama e mesa, entre outras.

Bom, não gostei desse projeto, nem mesmo da capa. Acho que as fotos mais sérias são mais "felizes". E pela minha aversão a Ep´s, achei desnecessário lançá-lo neste formato. Penso que os Ep´s são uma pré-apresentação a algo que ainda está sendo produzido e os remixes poderiam entrar todos em um disco. Pode ser que os demais ainda precisam entrar no padrão RC, segundo o próprio, mas considero este mais um lançamento desnecessário em sua obra, pois já não vivemos a época da "obrigatoriedade" dos lançamentos anuais, quebrada pelo próprio artista!

Um forte abraço a todos!

domingo, 26 de julho de 2015

♫Deixa chover♫

Esta é mais uma pérola do Guilherme Arantes. Talvez não tão clássica quanto Cheia de charme ou Lindo balão azul, mas a considero no mesmo patamar da genialidade típica deste grande nome da nossa música. Uma letra que traz consigo muita reflexão e profundidade nas palavras, raras nos dias atuais.

Escutava os mais antigos dizerem: deixa chover que é o tempo dela, da chuva. E que contrariedade é planejar um dia e de repente ver seus planos indo por água abaixo, levados pela chuva. Mas, é esta uma das reflexões que a letra traz: reverter esta contrariedade com outras opções que um lar pode oferecer e que nem sempre percebemos e aceitar serenamente que noutro dia tudo vai se resolver.

Deixa chover
Guilherme Arantes

Certos dias, de chuva
Nem é bom sair
De casa, agitar
É melhor dormir

Se você tentou
E não aconteceu
Valeu!
Infelizmente nem tudo é
Exatamente como a gente quer

As pessoas sempre têm
Chance de jogar
De novo e errar
Ver o que convém

Receber alguém
No seu coração
Ou não!
Infelizmente nem tudo é
Exatamente como a gente quer

Deixa chover
Ah! Ah! Aaaaaaah!
Deixa a chuva molhar
Dentro do peito
Tem um fogo ardendo
Que nunca vai se apagar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

CD e DVD Roberto Carlos Duetos

CD/DVD Roberto Carlos duetos
Em 2006 ao invés de lançar o prometido disco de inéditas, Roberto Carlos resolveu lançar uma coletânea com grandes duetos de seus quase 40 anos de especiais (hoje mais que isto), onde reuniu encontros memoráveis em todas estas edições. Para isto, trabalhou na recuperação de imagem e som da época e o resultado foi este CD e DVD lançado em 08/12.

O tremendão Erasmo Carlos abre o projeto com sua participação do especial de 1977, onde ambos vestidos de Elvis cantaram o medley Tutti-frutti/Long tall sally/Hound dog/Blue suede shoes/Love me tender. Wanderléa aparece na sequência do especial de 1990, com Ternura. Encontros memoráveis com grandes astros da MPB como Tom Jobim, em Lígia (1978), Maria Bethânia com Amiga (1982) (apenas no DVD), Caetano Veloso com Alegria alegria (1992), Milton Nascimento com Coração de estudante (1985), Fagner com Mucuripe (1991), Ângela Maria com Desabafo (1995), Fafá de Belém com Se você quer (1991) e Gal Costa com Sua estupidez (1997).

Contracapa do CD/DVD
Os sertanejos foram representados por Chitãozinho e Xororó com Amazônia (1991) e Sérgio Reis e Almir Sater com O rei do gado (1996). O rock chegou com Jota quest em Além do horizonte (2005) e a turma da Jovem Guarda com Jovens tardes de domingo (1985). O axé foi representado por Ivete Sangalo em Se eu não te amasse tanto assim (2004). Rosana aparece apenas no DVD com o medley do especial de 1988, em Olha/Você em minha vida/Outra vez/Falando sério/Um jeito estúpido de te amar/Proposta. Capa com encarte contendo as letras e fotos de shows que o rei fazia naquele ano, sem nenhum registro fotográfico desses encontros que, de tão belos, sempre faltará aquele encontro com Djavan, Chico Buarque, Fábio Jr., Martinho da Vila, Simone e tantos outros que não constaram aqui, mas que deram margem para uma segunda ou terceira edição desse projeto de duetos!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 21 de julho de 2015

CD Roberto Carlos 2002

CD Roberto Carlos 2002
Em 2002 Roberto Carlos ainda se via na "obrigação" de lançar um produto de final de ano e como não havia tempo hábil para finalizar seu novo disco com canções inéditas que, só sairia em 2003, gravou em 17/11 um show ao vivo em comemoração pelo aniversário do Pão de açúcar e lançou este CD em 20/12, que considero o pior trabalho de sua discografia.

É até duro falar assim e imagino que muitos se espantam em ler isso de um fã fervoroso. Mas, este disco não me empolgou em nada: capa mal feita, som de má qualidade, uma mescla de canções ao vivo, uma inédita (a mensagem rap Seres humanos que agradou a poucos) e alguns remixes foram o resultado deste projeto que, a meu ver, pode ser descartado de sua rica obra. Prometeram o DVD, mas até hoje não saiu e o disco que seria um novo ao vivo, desde 1988, transformou-se em uma mescla, como foi o de 1998.

Contracapa do CD
Apesar de minhas críticas, temos aqui versões ao vivo de Emoções, Como é grande o meu amor por você, Amor perfeito (Gosto dessa), Parei na contramão, Força estranha (gosto dessa também), E por isso estou aqui, Proposta, Luz divina, Eu te amo tanto, Amor sem limite, Jesus Cristo e remixes de Se você pensa e O calhambeque. E talvez o fato de eu não curtir este trabalho não reside apenas na sonoridade ruim do produto, mas também, não me pareceu aquele Roberto que canta com uma potência vocal ímpar. Vale lembrar que ainda não tínhamos tantos lançamentos de projetos ao vivo, mas esse não foi uma produção feliz, a meu ver!

Um forte abraço a todos!

domingo, 19 de julho de 2015

♫Homem aranha♫

Esta canção é uma pérola da obra do Jorge Vercilo. Clássica de seu repertório, não pode faltar em seus shows ou projetos ao vivo. Numa alusão ao herói do cinema e TV Homem aranha, o personagem desta canção vive mais uma aventura, uma espécie de sonho ou vertigem, sendo ele o próprio herói em questão.

É o que diz a letra que aponta para um final feliz também para o herói ao encontrar sua amada que o faz abandonar perseguições e viver da alegria desse encontro em sua teia. Nunca tinha atinado para uma pequena crítica à Brasília, à corrupção sempre tão atual, infelizmente! E também uma homenagem ao verdadeiro herói brasileiro, aquele que sobe ao telhado para ajeitar a tevê, que sacrifica sua madrugada e ainda paga as contas do mês, ou seja, o povão trabalhador.

Homem aranha
Jorge Vercilo

Eu adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição
Saltando entre os edifícios
Vi você

Em poder de um fugitivo
Que cercado pela polícia
Te fez refém lá nos precipícios
Foi paixão à primeira vista

Me joguei de onde o céu arranha
Te salvando com a minha teia, prazer!
Me chamam de Homem-Aranha
Seu herói

Hoje o herói aguenta o peso das compras do mês
No telhado, ajeitando a antena da tevê
Acordado a noite inteira pra ninar bebê

Chega de bandido pra prender
De bala perdida pra deter
Eu tenho uma ideia:
Você na minha teia

Chega de assalto pra impedir
Seja em Brasília ou aqui
Eu tive a grande ideia:
Você na minha teia

Hoje eu estou nas suas mãos
Nessa sua ingênua sedução
Que me pegou na veia
Eu tô na tua teia

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

CD Roberto Carlos 30 grandes canciones

CD Roberto Carlos 30 grandes canciones
Em 2000 foi lançada uma grande coletânea em espanhol com a obra do Roberto, este CD duplo, intitulado 30 grandes canciones. Pegando carona no projeto lançado no ano anterior, com 30 grandes canções em português, aqui temos 30 êxitos do mercado latino, mas sem nenhuma canção inédita, apenas a faixa Tengo que olvidar, que no Brasil ainda era inédita.

Inclusive a capa trouxe a mesma foto usada na versão em português, mas com um acabamento melhor, o que caracteriza seus lançamentos no exterior. Também houve foto de contracapa e letra das canções no encarte, deste projeto duplo que contou com clássicos como Emociones, Detalles, JesuCristo, Un millón de amigos, La distância, El dia que me quieras, Que será de ti, Propuesta, Amada amante, La paz de tu sonrisa, Cama y mesa, Desahogo, Se el amor se va, Desayuno, No te apartes de mi.

Contracapa do CD
O disco 2 trouxe Luz divina, Amigo, Lady Laura, Mujer pequeña, La montaña, Amante a la antigua, Abrazami así, Esta tarde vi llover, Simbolo sexual, Por ella, El gato que esta triste y azul, Tengo que olvidar, Concavo y convexo, El amor y la moda e Camionero. Uma coletânea que passeia por várias fases do rei da música latina e que justifica porque lá também ele é el rey!

Um forte abraço a todos! 

terça-feira, 14 de julho de 2015

CD Roberto Carlos Inolvidables

CD Roberto Carlos Inolvidables
Quando falei sobre os CD´s da década de 90 do Roberto Carlos, não citei essa coletânea lançada em 1993 e que na época me surpreendeu, pois não tinha juntado dinheiro para comprar o disco novo, simplesmente porque ele só saia em dezembro e este aqui saiu em meados de junho. Meu contato com as gravações em espanhol se resumia às gravações que vinham acompanhando seus discos anuais e este foi o primeiro disco totalmente em espanhol que adquiri dele.

Encarte do CD
Raro tanto em CD quanto em LP, esta coletânea apresenta grandes êxitos do mundo hispânico como Amigo, Desahogo (Desabafo), Un millón de amigos (Eu quero apenas), Inolvidable, La distância (À distância), Lady Laura, Propuesta (Proposta), Amante a la antigua (Amante à moda antiga), El dia que me quieras e Amada amante. Creio que outros clássicos poderiam entrar e o produto ter ao menos 14 faixas.

Contracapa do CD Inolvidables
Também achei curioso ter sido lançado no Brasil e não sei por qual propósito foi lançado, nem porque não consta mais nos relançamentos de suas coletâneas ou boxes, o que tornou esse produto raro, meio que só para colecionadores de sua obra! Capa e contracapa interessantes, embora as fotos sejam mais ou menos do meio dos anos 80 e não de 93, ano do lançamento, e encarte vem com foto aumentada da mesma do CD 1985, junto com as letras das canções!

Um forte abraço a todos!

domingo, 12 de julho de 2015

♫Gigante gentil♫

Essa é uma das canções mais lindas e sábias dos últimos anos. O tremendão Erasmo Carlos deu mais uma aula de amor, compreensão e gentileza, como sugere o título desta pérola. E, apesar de brotar de um sentimento particular, que muito o incomodou, Erasmo conseguiu acertar na veia da identificação de muitos de seus fãs. Tudo começou, como citou o próprio em entrevistas, quando ele leu alguns comentários maldosos que internautas faziam em relação a sua figura física atual. Muitas ofensas baratas fizeram refletir e criar esta canção como resposta.

A letra de Gigante gentil traz um cara que pensa em "dar a outra face" para aqueles que, gratuitamente o desconstrói, com tais ofensas baratas e sem nexo. E, se não obtém um total êxito nesta tentativa, ao menos retribui com gentileza e serenidade essa contrariedade que muitos oferecem em uma sociedade, muitas vezes injusta com os artistas ou com os mais velhos! Uma aula atualizada que os mais violentos e preconceituosos devem assistir.

Gigante gentil
Erasmo Carlos

Dizem por aí que eu tenho cara de bandido
E que mastigo abelha só pra degustar o mel
Que eu faço tipo cafajeste, de um gigante bruto
Que eu sou o espinho do caroço que sobrou do fruto

Só que eu não posso com a peneira o sol tapar
E pelas curvas da ironia derrapar
Oferecer a outra face, nem pensar
Já que um leão por dia eu tenho que matar

Mesmo hostil qualquer gigante pode ser
Gentil

Mas quando dizem que o gigante é um morto-vivo
Perdido como um bicho sem carona no dilúvio
Me assusto com o olho podre que vê ele assim
Detonam o gigante e o estilhaço pega em mim

Só que eu não posso com a peneira o sol tapar
E pelas curvas da ironia derrapar
Oferecer a outra face, nem pensar
Já que um leão por dia eu tenho que matar

Mesmo hostil qualquer gigante pode ser
Gentil

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Livro Um show em Jerusalém - O rei na Terra Santa

Uma boa literatura, recente, recheada de belas fotos é este da jornalista Léa Penteado que fez parte da comitiva que acompanhou Roberto Carlos em 2011, quando ele fez aquele show memorável na Terra Santa, que rendeu especial da Globo, CD e DVD e, também este livro que conta com detalhes todos os momentos inesquecíveis.

Léa é uma jornalista que trabalha há muitos anos com Dody Sirena, empresário do cantor. Neste livro, contou todos os detalhes deste evento, desde sua concepção, sua realização, bastidores, a emoção de todos os envolvidos, além de contar com outras passagens do rei na Terra Santa, com suas entrevistas e visitas a pontos turísticos e encontros com personalidades.

Fotos inéditas, um acabamento especial e muitas linhas para reafirmar que todas as emoções vividas são universais e em Jerusalém não seria diferente, pois isso é confirmado neste trabalho dedicado da Léa, que foi lançado ainda no final de 2011 e, claro, com autorização do protagonista! Neste mês de julho, vamos completar a discografia dele, falando de outros CD´s/DVD´s ainda não citados neste espaço!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 7 de julho de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 26 - Rilbert Barreto♪

Este é Rilbert Barreto, grande amigo que conheci pelo Portal Clube do rei, depois Msn e agora Facebook. E que bom que as redes sociais servem para aproximar amigos, sobretudo os que possuem afinidades musicais. Rilbert é natural do Recife, mas reside atualmente em Caruaru. 

Uma vez, assistimos a um show do Roberto Carlos juntos, de quem somos fãs e pude perceber nele uma pessoa muito simples e ao mesmo tempo um cara genial, como perceberemos na entrevista que gentilmente me concedeu e que veremos agora:

1 - Uma música?

♪A Distância, O Divã

2 - Um momento musical inesquecível?
♪Meu primeiro show do rei em 1997, show Amor.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Show Emoções e o Show Detalhes.

4 - Você coleciona algo em termos de música? O que te falta?

♪Sim, coleciono tudo que posso da obra fonográfica do cantor. Bem me falta completar a discografia nas outras línguas como, espanhol, italiano e em francês.

5 - Você toca algum instrumento musical?

♪Não

6 - Você curte o trabalho instrumental do Eduardo Lages? O que destacaria?

♪sim, curto. Destacaria o trabalho, CD Com amor, lançado em 2007.

7 - Sua ligação com a música vem da ligação com alguém de sua família?

♪sim, meus tios colocavam pra tocar muitos discos em seus toca-discos, não só de Roberto Carlos, mas também de outros artistas da musica brasileira.

8 - Um compositor brasileiro?

♪além do Roberto Carlos, teria também Renato Russo, Caetano Veloso e Vinícius de Moraes.

9 - Um músico brasileiro?

♪Além do Roberto Carlos, Renato Russo, Marisa Monte, Caetano Veloso e Vinícius de Moraes.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪ os produzidos por Chiquinho de Moraes e Jimmy Wisner.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também).

♪Roberto Carlos -1972, Roberto Carlos -1984, Roberto Carlos -ao vivo 1988, Roberto Carlos -1989, Roberto Carlos -1990.
· Marisa Monte Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão 1994
· Marisa Monte Memórias, Crônicas e Declarações de Amor 2000
· Vinícius, Marília Medalha e Toquinho - Como dizia o poeta...Música nova (1971)
· Toquinho e Vinicius o poeta e o violão 1975
· The Corrs (Unplugged 1999)

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Várias músicas que ele não tem mais em seu repertório de shows como À distância, Cenário, O show já terminou, Ele está pra chegar, dentre outras.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪são quatro; Roberto Carlos especial 1984, Roberto Carlos especial 1987, Roberto Carlos especial verde é vida 1990 e Roberto Carlos especial 1994.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Tenho dois; Roberto Carlos e Tom Jobim no especial 1978 e Roberto Carlos e Wanderléa no especial 1990 cantando Ternura.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Em minha opinião temos muitos ainda: Toquinho, Maria Rita, Jorge Vercilo, Lenine. E chamaria novamente, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal costa, Djavan, Chico Buarque.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Roberto Carlos com Marisa monte e também com Chico Buarque.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Marisa Monte, Chico Buarque, Toquinho e Vinicius, Caetano Veloso, Jose augusto, Renato Russo.

18 - Um trecho de uma canção?

♪Relembro a casa com varanda
Muitas flores na janela
Minha mãe lá dentro dela
Me dizia num sorriso
Mas na lágrima um aviso
Pra que eu tivesse cuidado
Na partida pro futuro
Eu ainda era puro
Mas num beijo disse adeus...

O divã, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1972.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Bem, falar de Roberto Carlos pra mim é algo especial. Minhas primeiras lembranças da vida têm ao fundo suas canções, e de fato fui apresentado a musica por ele. Não sei explicar bem, mas sua voz, a melodia de suas músicas, o que ele diz e pensa, me causam uma emoção impar. Pra mim, é sem dúvidas o maior artista do mundo, intérprete que consegue levar a música a um estado emocional forte e contundente. Compositor sensível às necessidades e sentimentos do ser humano. Um homem íntegro, simples e humilde, bom pai, bom filho e um bom marido para as suas companheiras. Sinceramente me sinto feliz em poder ter a percepção da sua obra, pois eu seria um pouco mais pobre se não a conhecesse. E que de fato é aquilo que canta.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪um grande amigo chamado Eri Mendes e também meu tio Jades José!

Rilbert, muito obrigado por ter concedido a este espaço a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre você, sua genialidade e sua ligação com a música e, em especial, com o artista número um deste país que possui grandes fãs como é o seu caso!

Um forte abraço a todos!

domingo, 5 de julho de 2015

♫Palco♫

Essa é uma canção muito executada pelos cantores da noite, dos barezinhos. Um clássico da música brasileira e do repertório do Gilberto Gil, tão particular de seus shows, pois diz muito da personalidade artística e pessoal do Gil. Daquelas que quando a introdução começa, com seu luxuoso "pa pa pa pa ra...", já lembramos do Gil.

A letra de Palco remete ao prazer imensurável de subir neste espaço e abrir sua alma para que as pessoas percebam o grau máximo de arte e sensibilidade que quem canta apresenta. E essa transparência pode ser vista com a vibração e felicidade que a letra descreve, especialmente a que esse gênio chamado Gilberto Gil nos oferece!

Palco
Gilberto Gil

Subo nesse palco, minha alma cheira a talco
Como bumbum de bebê, de bebê
Minha aura clara, só quem é clarividente pode ver
Pode ver

Trago a minha banda, só quem sabe onde é Luanda
Saberá lhe dar valor, dar valor
Vale quanto pesa prá quem preza o louco bumbum do tambor
Do tambor

Fogo eterno pra afugentar
O inferno pra outro lugar
Fogo eterno pra consumir
O inferno, fora daqui, fora daqui

Venho para a festa, sei que muitos têm na testa
O deus-sol como um sinal, um sinal
Eu como devoto trago um cesto de alegrias de quintal
De quintal

Há também um cântaro, quem manda é Deus a música
Pedindo pra deixar, pra deixar
Derramar o bálsamo, fazer o canto, cantar o cantar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Disco de vinil

De antiquado a artigo de luxo, o disco de vinil faz parte da história musical de todo país e no Brasil não foi diferente, já que nosso país tupiniquim tem a fama de ser um bom nicho musical. Talvez a nova geração que tem 15 anos ou pouco mais só conheça esta mídia quando veem alguém vendendo pelas ruas das capitais.

O LP ou Long Play é uma mídia que surgiu por volta dos anos 40 e foi febre no mercado fonográfico até os anos 90, quando cedeu seu lugar ao Compact disc ou CD, como o conhecemos. O curioso é que, com o tempo, o LP foi se aperfeiçoando a ponto de contar com uma luxuosa capa com letra, fotos e créditos do trabalho apresentado internamente em seus lados A e B. Mudar de lado e os arranhões inevitáveis que causavam "estalos" e até pulavam frases das faixas eram seus pontos negativos.

Recentemente alguns artistas internacionais e também os nacionais voltaram a lançá-lo com bastante êxito como é o caso de Pitty e dos veteranos Erasmo Carlos e Gilberto Gil, sobretudo para alcançar os saudosos que insistem em atribuir a esta mídia uma sonoridade jamais encontrada em outro formato! Embora raro, os tocadores de LP também se tornaram artigo de luxo num país que bebe da fonte da cultura sem perder laços com o requinte!

Um forte abraço a todos!