quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Feliz 2016!!!

Quero desejar a todos os amigos leitores deste espaço uma ótima passagem de ano e um feliz 2016! E que neste ano que se inicia, tenhamos mais motivos para cantar, mais canções para ouvir, mais compositores para comentar, mais músicos para apresentarmos, encontros, canções e grandes lançamentos.

Começamos o ano sonhando e pedindo a Deus que Ele dê inspiração para nossos artistas e que, desta forma, esta arte que tanto amamos chamada Música do Brasil possa ser cada vez mais apreciada em pequenos fachos de luz contidos nas letras que compõem as postagens desse espaço.

Meu muito obrigado e que em 2016 estejamos juntos, ao som dos melhores artistas do planeta que simbolizam seus sons no brinde de cada um de nós nesses instantes! Muita saúde, amor, paz e Luz a todos nós!

Um forte abraço a todos!

domingo, 27 de dezembro de 2015

♫Volte nesse Natal♫

E terminamos as canções em 2015 com esta belíssima leitura do grupo Roupa Nova, com uma versão feita da canção Come home for Christmas de David Gates, em que o autor também participa no dueto, onde faz a parte em inglês. A versão ficou por conta de Feghali, tecladista do grupo e esta canção consta no álbum dedicado a temas natalinos de 2007.

Apesar do Natal já ter passado, que bom se todos os dias fossem Natais, como dito em outra canção do mesmo grupo, pois alguns sonhos permaneceriam acesos. A letra de Volte nesse Natal sugere alguém que foi embora, sem esclarecer como foi essa despedida. E que deixou outro alguém muito triste, desejando sua volta e sonhando que isso seja o presente natalino, mesmo que essa vontade só seja realizada em sonho.

Volte nesse Natal (Come home for Christmas)
David Gates e Ricardo Feghali

Todos estão se abraçando
Pois essa noite é Natal
Te chamo outra vez
Não vejo teu rosto
Eu nunca fiquei sem você

Everyone´s sayin´ how are you
Knowin´ full well I´m not much
And presents to me
Means you here beside me
The love I´m so used to the touch

Mas é díficil lembrar em Dezembro
Palavras de amor que fazem chorar
We´ve tried it apart and I
know from my heart
That it´s not working well...it´s just simply hell

Todos estão esperando
Pra celebrar o Natal
Mas eu vou ficar
Dormindo acordado
Sonhando que vou te abraçar.

We,ve tried it apart and I know from my heart
That it´s not working well...not working well
Venha sentar ao meu lado
Fazer meu Natal mais feliz

You know that I´ll wait, won´t give up hopin´
Não vou desistir
The door will stay open
Nesse tempo de paz
Come home for Christmas to me.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Roberto Carlos especial 2015

Roberto Carlos especial 2015
E ontem foi exibido mais um Roberto Carlos especial, que este ano inovou quanto ao formato, pois três bandas acompanharam RC: Jota Quest, no primeiro bloco, a mesma banda que o acompanhou no projeto Primera fila, no segundo bloco e o RC9, nos dois últimos blocos do show que foi gravado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com repertório diferenciado daquilo que apresenta habitualmente, o rei revive grandes sucessos ao lado de seu público fiel e de alguns convidados. 

Paulo Ricardo e Roberto Carlos
O primeiro bloco foi dedicado à Jovem Guarda, que completa 50 anos e se fez presente na abertura com Eu sou terrível e nos duetos com Paulo Ricardo (Namoradinha de um amigo meu), Carlinhos Brown (Negro gato), Jota Quest (O calhambeque), Wanderlea (Eu te darei o céu) e Erasmo Carlos (Pode vir quente que estou fervendo). Achei que faltou um número em que todos pudessem cantar, tipo Festa de arromba ou quem sabe até a tão pedida Quero que vá tudo pro inferno, que constava na lista de votação do site Gshow recentemente, onde escolheríamos as canções do show e cujo resultado é desconhecido.

Convidados do RC especial 2015
No segundo bloco, com a mesma banda de Abbey road, canta As curvas da estrada de Santos, Detalhes, Ilegal imoral ou engorda, Mulher pequena e Eu te amo te amo te amo. Já com a RC9, canta Emoções, chama Thiaguinho (com quem canta Além do horizonte/Caraca muleke), Outra vez, Proposta, chama Ludimila (com quem canta É hoje/Café da manhã). No último bloco, com o percussionista Paulinho da Costa, canta Se você pensa e encerra o show com Luz divina e Jesus Cristo, com todos de volta ao palco. Faltou algo? Talvez aquele momento da nova canção inédita, aqueles belíssimos clipes externos ou imagens diferenciadas de estúdio. Talvez um dueto com algum medalhão da MPB, como outrora. Mas, não podemos negar que nosso presente televisivo anual está garantido, com muito alto astral, de nosso papai Noel vestido de azul que emite energias positivas em forma de verdadeiros clássicos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 20 de dezembro de 2015

♫Noite para festejar♫

Ivan Lins, em seu projeto natalino também compôs canções que podem tornar-se um dia também um clássico natalino. Ao menos, temos aqui uma grande referência para a data, em uma canção que fala da festa, num ritmo brasileiro, o samba, e também relacionando esta mesma festa com a forma de comemorar de nossa gente.

Sua letra apresenta o brasileiro, nascido nesta terra de Deus e talvez por isso temos tanta fé em seguir festejando, cantando, mesmo com tantas adversidades que atitudes contrárias de alguns, sobretudo políticos, contradizem nossa maneira de encarar a vida sempre com muito desta fé! E é desta mescla que Ivan e Vítor falam: reza, luta e festa.

Noite para festejar
Ivan Lins e Vitor Martins

Quer saber quem sou
Quer saber de onde eu sou
Sou brasileiro, escreve aí
Sou brasileiro, sim, senhor

Eu sou nascido
Nessa terra de nosso senhor
Que veio ao mundo
Num dezembro redentor

E Deus menino
Nos deu essa fé maluca
Pra quem reza, luta e luta
A noite é pra festejar, Ô
Ô ô ô ô ô ô, ô ô, ô ô
Ô ô ô ô ô ô, ô ô, ô ô

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

CD e DVD Roberto Carlos Primera fila

Este talvez seja o melhor presente para este final de ano em termos de CD e DVD. Apesar de não ser um disco com canções inéditas como em tantos Natais, Roberto Carlos presenteia seus fãs com mais um trabalho onde revisita sua obra, em comemoração aos 50 anos de carreira no mundo hispânico. Por isso, gravou em maio deste ano o projeto Primera fila, que consta em CD e DVD, gravado nos estúdios Abbey Road, o mesmo em que os Beatles gravaram seus sucessos em Londres.

Lançado lá fora todo em espanhol, com exceção da canção And i love her, que cantou em inglês, em homenagem aos rapazes de Liverpool, para a versão brasileira gravou 9 canções em português (até agora me pergunto porque não gravou as demais também): Emoções, A volta, O portão, Cama e mesa, À distância, Detalhes, As curvas da estrada de Santos, Ilegal imoral ou engorda e Eu te amo te amo te amo (em estilo reagge, tema da novela global A regra do jogo).

A parte em espanhol começa com o dueto entre Roberto e Marco Antonio Solís na canção Arrastra una silla (Arrasta uma cadeira). Em seguida, temos Propuesta, Amigo, Amada amante, Mujer pequeña, Lady Laura e Jesús Cristo. No DVD consta documentário de 30 minutos numa espécie de Making off e o projeto é vendido também em combo CD+DVD. Se a voz do rei já não é a mesma, temos músicos de alto gabarito, que vestiram com novos arranjos, nossos eternos clássicos, o que deu um tom diferenciado à sonoridade deste projeto único na carreira de sua majestade que mais uma vez garante uma excelente pedida para este Natal e para qualquer época em que se queira presentear alguém com muito amor!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Antigos comerciais de Natal

Quem nunca teve um comercial inesquecível? E nesta época natalina, onde os corações estão mais sensíveis, tais comerciais tendem a ser ainda mais marcantes. Talvez a criatividade não permita que os atuais comerciais marquem como os de antigamente e penso que as trilhas sonoras de tais comerciais ajudavam bastante, pois se hoje ouvíssemos tais músicas, nossa memória nos remeteria a tais comerciais.

Quem não lembra de um comercial de Natal onde um menino corria para chegar a tempo a um coral, trilha de um banco que nem mais existe? A canção: ...Que o Natal existe pra ninguém ser triste... Um Natal, um feliz Natal, muito amor e paz pra você... e o menino chegava pra finalizar com um "pra você..." Ou a extinta Varig com sua canção Estrela brasileira no céu azul, iluminando de norte a sul... que contou até com uma versão de Jorge Benjor.

Fora esses, temos os comerciais dos shoppings locais, atuais atrações fundamentais do comércio moderno. Quem não lembra dos ursos da Coca-cola? Bom, imagino que cada um tenha um inesquecível comercial de Natal e que, em muitos dos casos, tais comerciais foram ainda mais inesquecíveis porque ficaram imortalizados com suas canções!

Um forte abraço a todos! 

domingo, 13 de dezembro de 2015

♫Cartão de Natal♫

Hoje é dia de mais um aniversário de Luiz Gonzaga e aproveitamos a data e o momento natalino para comentar que Sr. Luiz não foi apenas figura constante das festas juninas, mas também se aventurou a cantar algo em homenagem ao Natal. E embora pouco conhecida em seu rico repertório, temos aqui o seu "cartão de Natal" para nós!

De forma bastante simples, com sua inseparável sanfona e forma peculiar de falar, Gonzaga e seu parceiro Zé Dantas criaram este que não se tornou um clássico natalino, mas que deve constar como mais uma canção brasileira em homenagem a este momento em que juntamos o aniversariante do dia e sua homenagem ao Natal brasileiro!

Cartão de Natal
Luiz Gonzaga e Zé Dantas

Ouvindo os sinos de Deus
Repicando na matriz
Para você e os seus
Peço um Natal bem feliz
Blem, blem, blem
Blem, blem, blem

Um ano novo afortunado
Venturoso e abençoado
Tão ditosa oração do além
Seja ouvida por Deus
E que os anjos digam amém
Blem, blem, blem
Blem, blem, blem

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

CD Julio Iglesias México

Outro excelente presente para este Natal é o mais novo lançamento de Julio Iglesias, um álbum com interpretações de clássicos mexicanos. Julio afirma que passou cerca de oito meses gravando este projeto, o que o cansou bastante e o classificou como o derradeiro de sua carreira. Esperamos que não seja assim, pois sabemos que estamos diante de um gigante que apresenta aqui mais uma grande obra.

Admirado pelo povo brasileiro, regravou Jura-me e fez questão de cantar aqui em português. As demais faixas, todas em espanhol reverenciam um país que lhe deu muitas alegrias e nos presenteou com grandes clássicos, aqui interpretados por um dos artistas mais românticos do mundo. Canções como Se me olvido otra vez ou Echame a mi la culpa ganham novas versões, pois já as havia cantado antes.

Outras belíssimas faixas foram Usted, Ella, Fallaste corazon, Sway, Amaneci en tus brazos, Juan churrasqueado, Y nos dieron las diez, La media vuelta e Mexico lindo. Um belíssimo trabalho, pelo qual somos agradecidos e o incluímos nas listas de boas pedidas de amigo secreto, pois temos aqui mais um ótimo adereço para a árvore de Natal! Julio era talvez o artista que meu pai mais admirava e foi uma das excelentes heranças que ele me deixou!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Blog Música do Brasil - 8º aniversário

E não é que este Blog chegou ao oitavo aniversário? Tudo que for dito nesta postagem soará repetitivo e chavão. Agradecer os números, as parcerias, repetir que este espaço é prazeroso sobretudo para mim que tanto aprendo em cada postagem desta na qual também me mostro um pouco em todas as opiniões emitidas.

E pensar que Blog pode ser até algo antiquado, observando oito anos depois. Temos páginas que oferecem música em formatos variados, vídeos e aqui temos apenas algumas palavras sinceras para alguns internautas que superam a resistência em ler um pouco sobre temas tão variados, mas que circulam em torno da melhor música do planeta.

Pra vocês, meu muito obrigado pelas visitas observadas nas estatísticas diárias, pelas curtidas no twitter ou facebook, pelos poucos comentários ainda deixados por aqui e pela vontade de permanecer com essa chama acesa em prol desta arte da qual somos amantes todos os dias! Um brinde à Música brasileira!

Um forte abraço a todos!

domingo, 6 de dezembro de 2015

♫Véspera de Natal♫

E vamos começar dezembro mais uma vez revisitando os clássicos natalinos e alguns nem tão clássicos, mas não menos bonitos! Ivan Lins resgatou este samba que poderia ser mais um clássico natalino brasileiro, da obra de Adoniran Barbosa, em seu trabalho dedicado a temas natalinos que já comentamos anteriormente. Com uma letra bem humorada, o autor relata uma Véspera de Natal meio desastrada em que tentou consertar e o desastre foi ainda maior. 

Vendo seu Natal vazio, correu contra o tempo e tentou armar ceia e fantasia de Noel, mas ficou preso na chaminé. A letra e o ritmo é brasileiro, mas como a maioria das casas brasileiras não tem chaminés, talvez fosse até uma espécie de crítica dizer que Papai Noel, pra não entalar pela chaminé, fosse melhor entrar pela janela, já que nesta época ainda não tinha tantas grades como atualmente, o que torna o trabalho do bom velhinho praticamente impossível nos dias atuais!

Véspera de Natal

Adoniran Barbosa

Eu me lembro muito bem
Era "véspa" de Natal
Cheguei em casa, encontrei minha nega zangada
A criança chorando
A mesa vazia, não tinha nada
Saí, fui comprar bala "mistura"
Comprei também um pãozinho de mel
E, cumprindo a minha jura
Me fantasiei de Papai Noel

Chamei minha nega de lado
Eu vou subir no telhado
E descer pela chaminé
E enquanto isso você
Apanha a criança
E ensaia o Jingle Bell

Ah, meu Deus, que sacrifícil
O orifícil da chaminé era pequeno
A nega viu meu desespero
E então me alarmou o cortiço inteiro
Pra me tirar de lá
Foi preciso chamar os "bombeiro"

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

CD e DVD Erasmo Carlos Meus lados B Ao vivo

Um dos excelentes trabalhos lançados este ano e que figura como um ótimo presente de Natal é esse projeto do tremendão Erasmo Carlos, gravado em CD e DVD em São Paulo, onde resgata canções que considera pouco explorada em seus shows, algumas compostas por grandes amigos.

No repertório, um convite a conhecer as canções Gente aberta, Amar pra viver ou morrer de amor (só no DVD), A carta, O homem da motocicleta, Estou dez anos atrasados, Vou ficar nu pra chamar sua atenção, Dois animais na selva suja da rua, É preciso dar um jeito meu amigo, Maria Joana, De noite na cama, Cachaça mecânica, O comilão, Mané João, Paralelas, Abra seus olhos (só no DVD), Grilos, Meu mar, Queremos saber, Análise descontraída, Nunca pare de sonhar, Geração do meio e 1990 projeto salva terra.

Com uma qualidade ímpar, digna de Erasmo Carlos, vendido em formato de DVD, junto com o CD e um luxuoso encarte e com direito a making off, temos aqui se não o melhor DVD do tremendão, aquele em que ele mais se sentiu a vontade para gravar, dando depoimentos sobre quase todas as faixas compostas em parceria com Roberto, Narinha ou presentes de gente como Caetano, Gonzaguinha, Belchior, Gil e Taiguara, intercaladas com imagens antigas de sua família!.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Presentes musicais de Natal

Costumo todo final de ano indicar aqueles CD´s e/ou DVD´s que considero como ótimas pedidas para presentes de Natal, principalmente nos tradicionais amigos secretos. Neste fim de ano de 2015, enfrentamos duas crises que afetam um pouco esta temática: uma financeira, que fará o brasileiro trocar o tradicional presente por aquela lembrancinha e, outra cultural, que trará dúvidas sobre que título seria indicado.

Nos últimos 30 anos, tínhamos presentes certos nessa época. Simone, por exemplo, sempre lançava seus anuais trabalhos e isso alcançou uma tona com seu disco temático de Natal, lançado em 1995 e que sempre é reeditado, a preços populares. Roupa Nova, Ivan Lins, Chitãozinho & Xororó são alguns exemplos de discos temáticos natalinos já comentados anteriormente. Queria muito um CD instrumental e já pedi ao Eduardo Lages e penso que o maestro um dia nos presenteará e saciará esta lacuna na música brasileira.

O tradicional disco do Roberto Carlos também sempre foi uma boa pedida e este ano não será diferente, mesmo sem o ineditismo de outrora (falaremos em breve deste trabalho). Julio Iglesias, Fábio Jr., Lenine , Paula Fernandes e Djavan foram alguns dos artistas que ousaram lançar algo inédito este ano e entram nas indicações natalinas, assim como Erasmo Carlos que lançou projeto ao vivo, que também falaremos nestes dias! Como se vê, temos poucas, mas valiosas opções. O formato CD/DVD está mais em conta, portanto, os presentes natalinos podem continuar dando o tom musical da nossa festa!

Um forte abraço a todos!