terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quando eu contar, iá, iá, você vai se pasmar...

Jessé Gomes da Silva Filho, Zeca Pagodinho! Ontem completou 49 anos! O mundo do samba e da mpb está de parabéns por ter um artista como esse que divulga o samba raiz, romântico e irreverente! Feirante, camelô, office-boy, contínuo e anotador de jogo do bicho. Fez de tudo, na década de 70, quando se virava com o partido-alto, entre um samba e outro!

Foi Beth Carvalho quem o descobriu e o gravou, no início dos anos 80. Depois, Alcione, em 1983. Em 1986, Zeca lançou seu primeiro disco solo já com sucessos como Coração em desalinho, Quando eu contar (IáIá), Judia de mim e Brincadeira tem hora! A cada ano seguiu gravando discos, mas a partir de 1995, obteve um reconhecimento maior por parte da mídia e crítica, com Samba pras moças e, em 1996 com grandes hits como Verdade e Não sou mais disso! A partir daí, Zeca só emplacou sucesso atrás do outro! Vieram Seu balancê, Vai vadiar, Água da minha sede, Posso até me apaixonar e Deixa a vida me levar!

Tudo isso é curioso porque observamos que o Zeca começou em meados da década de 70, porém quase vinte anos depois é que obteve o reconhecimento merecido e solidificado com o Acústico mtv em 2003, com todos esses e outros sucessos como Maneiras, Jura, Vacilão, Caviar, O penetra e Lama nas ruas, repetindo a parceria em 2006 com outro acústico mtv, agora dando destaque a canções de gafieira!

Apesar de tanto sucesso adquirido sobretudo nos últimos anos, Zeca continua sendo uma pessoa simples, não esqueceu sua humildade, continua lá em Xérem, tomando sua cervejinha e, sempre mandando, em seus discos grandes sambas e nobres interpretações!

Um forte abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muuuuito do Zeca, mas esse lado ninguém sabe. Depois de Roberto e Erasmo, é o melhor artista pra mim.

Abraços

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Além da tradicional cervejinha que ele não larga, ele já bebeu da dupla RC/EC "Coqueiro Verde". Aproveitou fez uma refeição e depois tirou uma soneca em "Cama e mesa" no disco do Erasmo Convida. Mas ele queria muito mais e foi "Além do horizinte", junto com RC no especial da Globo.

Um grande abraço,