terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A legião de Renato Russo!

A história da música brasileira, de certa forma está atrelada à história do país! Em meados de 1982, com o início da abertura política, surgia uma banda que iria incendiar o cenário do pop rock, diretamente de Brasília, onde a política também fervia: O Legião Urbana! Composta por três rapazes Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista) e Dado Villa-Lobos (guitarrista que assumiu o Legião em 1983).

Renato é o líder e sempre foi visto como o Chico Buarque do mundo do rock, pois é dos melhores compositores desse ramo e criou coisas que incentiva a alta reflexão. Dificilmente suas canções eram simples e de fácil interpretações, embora falasse de coisas simples como o medo, a família, o amor, a paz, tristeza, união, relação humana, etc. Ele ainda teve trabalhos solos paralelos ao Legião, que durou até 1996, com algumas gravações em italiano e participações, como na canção A Carta, no disco do Erasmo Carlos de 1992 e A cruz e a espada com Paulo Ricardo, além de participar de outros duetos com Leila Pinheiro, Hebert Viana e 14 bis.

Curioso é que com a morte do líder, Renato, a banda se desfez e mesmo assim, prosseguiu fazendo sucesso e vendendo muitos discos. Muitos começam a ouvir as músicas da banda após a morte de Renato, aclamado como herói, embora sem feito heróico, mas perpetuado como sábio e portador de uma visão crítica e realista. Sobretudo os jovens aprenderam canções que se eternizaram: Faroeste caboclo, Pais e filhos, Hoje a noite não tem luar, Será, Ainda é cedo, Eduardo e Mônica, Que país é este, Mais uma vez, Vento no litoral, Monte Castelo e tantas outras são ouvidas sempre!

Legião e Renato também foram gravados por outros artistas como Ângela Maria, Cássia Eller, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Laura Pausini, etc. e toda sua carreira só mostra que o rock tem suas riquezas harmônicas e poesias concretas!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Só lembrado uma coisa. Renato Russo gravou a bela canção italiana "E tu come stai?",de Claudio Baglionni. Essa canção RC versionou para o português com o título de "Você como vai? e gravou no seu disco de 1992. Essa mesma canção RC gravou em espanhol com título "Y tu, como estás? uma adaptação de Buddy & Mary MacCluskey.

Um grande abraço

C. Marley

Anônimo disse...

Interessante como são as coisas. Eu nunca gostei da voz do Renato Russo e por isso não suportava (nem suporto) ouvir o Legião. Porém vim perceber a riqueza de suas letras por causa das regravações de outros artistas como a Simone por exemplo. A partir daí entendi porque a minha geração tinha a Legião como banda de referência.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

O grupo Legião Urbana exerceu influência sobre várias gerações, em diversos períodos. Incrível como a juventude, atualmente, ainda nutre tanta admiração e tanto respeito pelas composições e pela inteligência do Renato Russo.
Outros tantos, críticos ferrenhos e pseudointelctuais de plantão, teimam em dizer que as suas canções não passam de frases desconexas amontoadas em acordes improvisados.
Prefiro lembrá-lo como vc o descreveu no post: um "Chico Buarque do mundo do rock". Mesmo que as suas canções não despertem mais (em mim) o deslumbramento que provocavam na adolescência.

Beijos

Anônimo disse...

Améém colocou Legião, ameei.
É o melhorr

Abraço