quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O romantismo internacional de Luis Miguel

Não é de hoje que a música espanhola acontece no Brasil. Sempre escuto cantores relatarem que tiveram influência de antigos tangos e boleros, que escutavam desde a década de 50. Em 1970 nascia no México um menino que faria sucesso nessa praia, sobretudo abordando os lindos boleros que sua língua oferece: Luis Miguel.

Aos 12 anos gravou seu primeiro disco, em 1982 e de lá pra cá vem acumulando êxitos. Em 1991 lançou o álbum Romance, disco que até o momento foi o que mais vendeu na indústria fonográfica latina - 12 milhões. Já recebeu alguns prêmios como a Calçada da fama, o Grammy e a oportunidade de gravar um dueto com Frank Sinatra, incluído no álbum Sinatra Duets II.

Os discos do Luis trazem uma sonoridade fascinante, além de contribuir com o resgate de boleros antigos com sua interpretação ímpar. Tudo isso demontra o esforço e talento desse músico bastante perfeccionista, pois eternos clássicos ganham seu toque musical tendo com a nova roupagem e redescobrimento. É o que se pode ver em canções como La barca, Solamente una vez, La puerta, Sabor a mi, Volver, El dia que me quieras, Sonrie, Voy apagar a luz/Contigo aprendi, Perfídia, Usted, No me platiques mas, El reloj,...

É presença constante nos temas das novelas e, além da coletânea Perfil, lançou recentemente um disco com temas natalinos (Feliz Natal), sempre com sua incontestável qualidade e dedicação o que garante bons trabalhos vindos do mundo latino para o Brasil.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Unknown disse...

Adoro a voz do Luis Miguel e amo bolero. Tenho muitos Cds dele e quando os ouço, danço romanticamente pelos meus sonhos.
Um abraço.

Anônimo disse...

Bacana bicho,a música brasileira em geral é demais muito bom seu blog,com certeza visitarei bastante.e obrigado pelas mensagens que você tem deixado no Além do Horizonte.
Grande abraço

Carlos André