quinta-feira, 3 de julho de 2008

Eu vi você passar por mim...

Wanderléa Charlup Boere Salim, esse é o nome da Wandeca, a ternurinha ou simplesmente Wanderléa, a maior cantora da jovem guarda. Natural de Governador Valadares - MG, aos 10 anos quando já morava no Rio de Janeiro vencia concursos e gravou seu primeiro compacto em 1962, e no ano seguinte lança seu primeiro disco, pela CBS onde conhece seus dois maiores amigos: Roberto e Erasmo.

Em 1965 passa a dividir com os dois o comando do programa Jovem Guarda e uma verdadeira revolução na música brasileira. Wandeca passa a influenciar toda a juventude não apenas por suas canções, mas também pela maneira de vestir e falar. E como prova de fogo, tornou-se uma das maiores cantoras do Brasil, chegando a atuar em cinema em filmes como Roberto Carlos e o dimante cor-de-rosa - 1969. E fincou no coração de seu público sucessos inesquecíveis como Prova de fogo, Pare o casamento, Ternura, Foi assim, Eu já nem sei, Te amo, Mata-me depressa, Na hora da raiva, O amor sobreviverá, Exército do surf, Você vai ser o meu escândalo, Eu apenas queria que você soubesse, entre outros. Para esse ano, promete um Dvd com seus maiores sucessos e em breve, finalmente um cd de estúdio.

Muito se engana quem afirma que Wanderléa é apenas jovem guarda, é passado, está presa àquele repertório de jovem guarda. É claro que aquela foi sua fase áurea, mas para uma cantora que foi uma das primeiras a gravar Altay Veloso, Djavan e Gonzaguinha, além de explorar em seu repertório compositores como Moraes Moreira, Fátima Guedes, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Sueli Costa, Geraldo Carneiro, além da dupla Roberto e Erasmo, de quem já foi premiada com algumas canções inéditas, e que sempre é lembrada e aplaudida por onde passa e nunca ficou distante da mídia, mesmo há tanto tempo sem gravar, Wandeca mostra que sua carreira é uma verdadeira prova de fogo e que merece o título de rainha porque por onde ela passou foi assim, é assim e sempre será, a Ternurinha do Brasil.

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Wanderléa é uma cantora incompreendida pelas gravadoras, que não aceitaram o fato de ela querer sair um pouco do rótulo de "Ternurinha". Seria bom um dia relançarem em CD os LPs em que ela canta músicas de outros estilos - como já aconteceu em relação ao "Vamos que eu já vou".

Boa pedida este post, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

James Lima disse...

Everaldo, rapaz.
Quer dizer que estou virando mago, é? hehehehehe

Muito obrigado pelos votos de feliz aniversário, novamente, e queria parabenizá-lo por ter lembrado aqui a filha do seu Salim, que tanto nos emocionou com seus sucessos.

Concordo com você quando diz que ela deveria ser considerada como rainha, pois, mesmo com tanto tempo sem gravar, nunca fica distante da mídia.

Gostei muito do texto, parabéns. Destaque para as baladas dela, Foi Assim, Ternura, Te amo... E para a belíssima Você vai ser o meu escândalo, que, só não gosto mais, porque saiu num disco gay rsrsrsrrss. Mas nem vou falar muito sobre isso, porque senão daqui a pouco vai chegar alguém aqui dizendo que o blog está discriminando esse povo. rsrsrs

Abração
James Lima
Teresina-PI

James Lima disse...

Novo cd do Rei: Leia sobre o disco e veja a capa e o repertório em www.robertocarlos.vai.la

O primeiro site a noticiar o lançamento.

Bicho, te espero no Rc Braga para celebrarmos o novo lançamento do rei: En Vivo !