terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Estudando Tom Zé

Já tava devendo um post a esse grande músico brasileiro: Antônio José Santana Martins, mais conhecido como Tom Zé. Cantor e compositor, Tom é associado ao movimento musical conhecido como Tropicália, nos anos 60. Baiano, desde pequeno aprecia a música, tendo estudado violão.

Em 1968, participa da Tropicália ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia em shows que aconteceram em Salvador e São Paulo e na gravação do disco Tropicália ou Panis et circenses em 1968. Ainda nesse ano, leva o primeiro lugar no IV Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com a canção São, São Paulo, Meu Amor.

Tom lançou vários discos na década de 70, entretanto não obteve o reconhecimento merecido. Já na década de 80, seus lançamentos obtiveram espaçamentos maiores, mas sempre experimentando um som todo próprio e original. No final dos anos 80, finalmente é redescoberto pelo músico David Byrne, que em visita ao Rio de Janeiro resolveu lançar toda sua obra nos Estados Unidos, onde obteve sucesso de crítica. Foi a partir daí que Tom conseguiu êxito merecido no mercado americano, europeu e brasileiro, sobretudo após o lançamento de seu álbum Com defeito de fabricação, em 1998, que foi eleito um dos dez melhores do ano pelo jormnal The New York Times.

Em 2006 foi lançado um documentário sobre sua vida e obra, intitulado Fabricando Tom Zé. Ano passado, Tom mereceu destaque com seu cd Estudando a Bossa, onde aproveita as comemorações dos 50 anos de Bossa e completa sua trilogia de "Estudando", pois já havia lançado antes Estudando o Samba e Estudando o pagode. No Estudando a Bossa, além de abordar o movimento de forma particular, Tom divide os vocais com 12 artistas, entre eles Fernanda Takai, David Byrne, Zélia Duncan, entre outras. E, com esses e tantos outros trabalhos, Tom mostra porque merece nosso reconhecimento, sobretudo por alguns sucessos como 2001, A felicidade, Amar, A volta do trem das onze, Asa branca, Iracema, Mã, Um Oh! e um Ah!, Nave Maria, Cademar, Xique-xique, Se, Taí, entre outras.

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Tom Zé é o musico mais louco, demente e original já parido pela nossa música popular. Baiano por nascimento e experimental por opção, Tom Zé é o homem que consegue transformar barulho em música. Enceradeiras, jornais, serras elétricas... enfim... os instrumentos do cara não são dos mais comuns.

Anônimo disse...

Matéria nota 10 bicho,agora não falta mais.

Abraços
Carlos André

Anônimo disse...

Ótimo texto, principalmente porque eu pouco sei a respeito de Tom Zé.
Muito bom conhecê-lo um pouco mais!

Beijos!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Tom Zé é muito bom, assim como Luís Melodia e Ângela RoRô,Jessé Maysa... e fora da música, Glauber Rocha(cinema)