terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os compositores do Brasil - 11

As série Compositores do Brasil traz hoje, talvez o maior compositor de todos os tempos, ou ao menos o maior de seu tempo: Noel de Medeiros Rosa. Dez a cada dez compositores brasileiros reconhecem seu talento e sua contribuição imensurável na música brasileira. E curioso é que o carioca Noel viveu pouco, apenas 26 anos, mas teve uma obra criativa fantástica, unindo o samba do morro ao do asfalto.

Noel foi um garoto de classe média e na adolescência aprendeu a tocar bandolim e posteriormente violão, sempre "tocando de ouvido", ou seja, sem aulas. Tentou o curso de Medicina, mas seduziu-se pela música. Suas noitadas de boemia renderam participação em vários grupos, entre eles o Bando dos Tangarás, do qual também participou João de Barro, o Braguinha. Em 29, arriscou suas primeiras composições: Minha viola e Toada do céu.

Mas, foi em 1930 que veio o sucesso com a canção Com que roupa?, que atravessa décadas como algo irreverente e um samba dos mais refinados. E foram mais de trezentas composições nesse curto espaço de vida artística ( até 1937), como algumas que se tornaram clássicos de nossa música e atravessaram o tempo de forma sempre atual: Conversa de botequim, Feitiço da Vila, Feitio de oração, Fita amarela, Palpite infeliz, Pra que mentir, Dama do cabaré, Pierrô apaixonado e tantas outras interpretadas por Francisco Alves, Mário Reis e Aracy de Almeida que visitaram sua obra constantemente.

Noel foi um artista a frente de sua época e um simples post como esse é ínfimo diante de sua oferta e memória musical. Entretanto é importante saber que há mais de um século que nossa música é, sem sombra de dúvidas, a melhor do mundo e não é pretensão pensar assim pois pessoas como Noel Rosa estão aí para provar essa "atrevida" frase!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que não só 10 a cada 10 compositores reconheçam o trabalho de Noel Rosa como um dos mais significativos para a MPB, como também 10 a cada 10 brasileiros. Isso porque, mesmo os que não o conhecem de perto ou mesmo não ouviram falar dele, cantam e se encantam com várias de suas letras.

Beijos!

Mazé Silva disse...

Que bom falar da Velha Guarda!

Sabia que Noel Rosa é muito conhecido nacionalmente, mas não sabia que tinha morrido tão novo!

Parabéns pela escolha desse ecelente compositor.

Quando criança em Limoeiro do Norte, tinha um programa da velha guarda, chamado "Recanto da Saudade", na Radio Vale do Juaguaribe de Limoeiro do Norte.

Os meus irmãos mais velhos, gostavam de escutar e eu aprendi a gostar das músicas como cantadas por Ataulfo Alves, Araci de Alemida e das composições de Noel Rosa.

Valeu pela postagem, grande homenagem!

Beijão da amiga de sempre!

Mazé Silva