
Cursou Jornalismo na PUC do Rio, enquanto evoluia no estudo autodidata do violão. Participou de Festivais e trocou o jornalismo pela música em definitivo a partir de 1968 (embora conclua seu curso em 1970), quando grava seu primeiro disco, com arranjos de Dori Caymmi e texto de apresentação de Vinícius de Moraes. Precisava de um melhor pontapé?
Seu segundo disco teve como estreante na produção Nelson Motta e já partiu para excursão internacional com Edu Lobo. Outras turnês importantes contaram com parceiros de peso, como Vinícius de Moraes e nos anos 70, Joyce começou a ser regravada por outros intérpretes como Maria Bethânia, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, entre outros e vários sucessos se sucederam como Acorda amor, Aos pés da Santa Cruz, Monsieur Binot, Essa mulher, Da cor brasileira, Delicadeza, Feminina, Mistérios, Clareana, Mulheres do Brasil, etc.
Joyce é pouco conhecida entre as novas gerações e aparece pouco na mídia sendo tida como uma cantora mais "refinada" e "elitizada", tipicamente da Bossa Nova. Entretanto seu talento e sua musicalidade são incontestáveis e se faz necessário contar um pouco de grandes artistas como essa que só enriquecem nossa música brasileira!
Um forte abraço a todos!
4 comentários:
"Clareana" é de autoria dessa compositora? Eu estava com essa música no pensamento hoje pela manhã, que coincidência! Tocou na tribuna e fiquei cantarolando na mente. É até estranho gostar da música e não saber quem a compôs. Mas agora já sei: Joyce. História muito interessante a dela.
Beijos!
De Joyce eu acho fantástica a canção "Feminina", em especial na gravação do Quarteto em Cy. No especial "Mulher 80", que está disponível atualmente em DVD, o quarteto canta com a participação de Narjara Turetta, na época vivendo "filha" da "Malu Mulher" de Regina Duarte.
Assisti a dois shows de Joyce. Um dela em Vitória no Zanzibar, e três anos atrás ao show "Encontro das águas", que ela fez em parceria com Zé Renato, integrante do Boca Livre.
Abraços, homem!
Vinícius Faustini
www.diariodeumsalafrario.blogspot.com
www.emocoesrc.blogspot.com
www.otempoeoplacar.blogspot.com
Juliana,
Clareana é da autoria da Joyce e de Maurício Maetro!
Obrigado pela participação!
Beijos!
Muito bom, bicho !
Parabéns !
Um abraço
James Lima
Postar um comentário