terça-feira, 31 de março de 2009

Esse jogo não é um a um...

José Gomes Filho é o nome do histórico artista brasileiro Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista do país, ao lado de Luiz Gonzaga. Natural de Alagoa Grande/PB, Jackson leva o título de rei do ritmo porque conseguia apresentar de forma única um samba ou um forró, com todas as suas variações: coco, xaxado, maracatu, xote, frevo, quadrilha, dentre outros.

Jackson influenciou uma nata de grandes músicos que surgiram posteriomente a suas criações musicais que vão desde Erasmo Carlos, Chico Buarque, João Bosco e Gal Costa, até Lenine, Paralamas do Sucesso, Zé Ramalho e Alceu Valença. Seus mais variados sucessos podem ser relembrados, pois ele cantou as feiras nordestinas, com raízes africanas, nas rádios, televisões e em todas as manifestações culturais de sua época. Seus sucessos mais marcantes foram: A feira, A mulher do Aníbal, Cabo Tenório, Chiclete com banana, Forró em Caruaru, Forró em Limoeiro, Sebastiana, Um a um, Vou gargalhar, O canto da ema, entre outras.

Se hoje as canções experimentam os mais variados ritmos, devemos muito a este senhor! E é muito legal, mesmo através de singelas palavras e homenagens como essa, que reconheçamos o talento de quem muito contribuiu para a música atual. Particularmente, sou agradecido por ele ter imortalizado minha cidade, Limoeiro/PE, na canção Forró em Limoeiro, que contarei na próxima semana!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Christian disse...

Ola, gostei muito do post e do seu blog
eu conheci a pouco tempo um pianista que tem muita influencia do trabalho do egberto...
escute depois - www.myspace.com/rodrigoandreiuk

tem um vídeo dele tocando 'palhaço' do egberto..aqui:http://www.youtube.com/watch?v=w87CRBb77sc

fica a indicação