quinta-feira, 5 de março de 2009

Um coração de mel de melão...

Joyce Silveira Moreno, ou simplesmente Joyce é mais uma grande cantora, compositora e instrumentista brasileira, também natural do Rio de Janeiro. Atualmente usa o nome artístico mais completo como Joyce Moreno. Sob forte influência da Bossa Nova, Joyce teve sua estréia musical em 1964, participando no disco do grupo Sambacana, a convite de Roberto Menescal.

Cursou Jornalismo na PUC do Rio, enquanto evoluia no estudo autodidata do violão. Participou de Festivais e trocou o jornalismo pela música em definitivo a partir de 1968 (embora conclua seu curso em 1970), quando grava seu primeiro disco, com arranjos de Dori Caymmi e texto de apresentação de Vinícius de Moraes. Precisava de um melhor pontapé?

Seu segundo disco teve como estreante na produção Nelson Motta e já partiu para excursão internacional com Edu Lobo. Outras turnês importantes contaram com parceiros de peso, como Vinícius de Moraes e nos anos 70, Joyce começou a ser regravada por outros intérpretes como Maria Bethânia, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, entre outros e vários sucessos se sucederam como Acorda amor, Aos pés da Santa Cruz, Monsieur Binot, Essa mulher, Da cor brasileira, Delicadeza, Feminina, Mistérios, Clareana, Mulheres do Brasil, etc.

Joyce é pouco conhecida entre as novas gerações e aparece pouco na mídia sendo tida como uma cantora mais "refinada" e "elitizada", tipicamente da Bossa Nova. Entretanto seu talento e sua musicalidade são incontestáveis e se faz necessário contar um pouco de grandes artistas como essa que só enriquecem nossa música brasileira!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

"Clareana" é de autoria dessa compositora? Eu estava com essa música no pensamento hoje pela manhã, que coincidência! Tocou na tribuna e fiquei cantarolando na mente. É até estranho gostar da música e não saber quem a compôs. Mas agora já sei: Joyce. História muito interessante a dela.

Beijos!

Vinícius Faustini disse...

De Joyce eu acho fantástica a canção "Feminina", em especial na gravação do Quarteto em Cy. No especial "Mulher 80", que está disponível atualmente em DVD, o quarteto canta com a participação de Narjara Turetta, na época vivendo "filha" da "Malu Mulher" de Regina Duarte.

Assisti a dois shows de Joyce. Um dela em Vitória no Zanzibar, e três anos atrás ao show "Encontro das águas", que ela fez em parceria com Zé Renato, integrante do Boca Livre.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.emocoesrc.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

Everaldo Farias disse...

Juliana,

Clareana é da autoria da Joyce e de Maurício Maetro!

Obrigado pela participação!

Beijos!

James Lima disse...

Muito bom, bicho !
Parabéns !

Um abraço
James Lima