terça-feira, 29 de junho de 2010

Os compositores do Brasil - 28

Nessa série, certa vez, abordamos os compositores de Gonzaga. Nos referíamos aos três mais constantes que foram Humberto Teixeira, Zé Dantas e João Silva. Mas, Gonzaga também cantou a feira mais famosa do mundo, a de Caruaru/PE e eis aqui o autor da canção: Onildo Almeida. E a canção A feira de Caruaru foi resultado, em 1957, de um recorde para artistas nordestinos: cem mil cópias em um único trabalho de Gonzaga.

Onildo chegou a integrar conjuntos vocais pernambucanos e depois virou radialista e compôs mais de 500 canções, sendo interpretado, além de Gonzaga, por Gilberto Gil, Dominguinhos, Maysa, Agostinho dos Santos, Jorge de Altinho, Flávio José, Marinês e Trio Nordestino. Entre seus sucessos estão Aproveita gente, Casamento antigo, História de Lampião, Meu beija-flor, Hora do Adeus, Saudade de você, Lamento, Sanfoneiro macho, Abc do amor, Regresso do amor, Tá bom demais, entre outras.

É com esse expressivo e conterrâneo poeta que encerramos esse mês festivo em que a fogueira e a sanfona andam juntas e fazem a festa em canções inesquecíveis, sobretudo para o povo nordestino. E compositores como Onildo não podem estar ausentes nessas festas, pois suas canções fazem parte dessa trilha sonora que aquece o coração do Nordeste Brasileiro e porque não dizer o coração do Brasil.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo post!
Pena que o nosso mês festivo, o saudoso mês de junho, teve que acabar. São muitas festas e isso faz uma falta imensa, mas ainda bem que se renova a cada ano.
Compositores como Onildo Almeida são responsáveis pela nossa alegria e pela perenidade de nossas tradições. Tenho certeza que todos os nordestinos são gratos pela existência desses mestres, que cantam os nossos sentimentos como ninguém.

Beijos!