terça-feira, 1 de junho de 2010

Cadê você que nunca mais apareceu aqui...

Natural de Morrinhos/GO, esse é Odair José de Araújo, um dos maiores cantores românticos da década de 70. Alheio ao rótulo de brega, Odair é dono de grandes sucessos nas paradas musicais até hoje, tendo inclusive canção censurada, sua primeira e  famosíssima Uma vida só, mais conhecida como "Pare de tomar a pílula". Na canção Eu vou tirar você desse lugar, recebeu elogios de colegas que diziam: "Foi quem melhor definiu a prostituta, com o respeito que ela merece..."

Aos 10 anos começou a tocar violão, gaita e piano. No final da década de 60 mudou-se para o Rio de Janeiro, se apresentando em boates e circos, buscando seu sucesso. Conhecido como o "terror das empregadas", entre tantos êxitos, podemos citar Eu você e a praça, Cadê você, Deixe essa vergonha de lado, Ninguém liga pra mim, Uma lágrima, A noite mais linda do mundo, Amantes, etc.

Odair vem de um tempo em que fazer música simples também atraía preconceitos, mas ao contrário dos dias atuais, essas canções, embora carregassem uma mensagem direta e melodias fáceis, apresentavam arranjos bem trabalhados por grandes orquestras e talvez seja esse o referencial para que até hoje, mesmo diante de uma mídia cruel, as pessoas reconheçam seu trabalho e lotem seus shows país afora!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Vinícius Faustini disse...

Everaldo,

Odair José teve um momento de reconhecimento durante o show Phono 73. Este foi um evento que aconteceu durante dois dias em São Paulo, só com artistas do elenco da Phonogram - Vinícius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, MPB-4, Gal Costa, Maria Bethânia, Raul Seixas, Jorge Mautner, Erasmo Carlos, Wanderléa... - como forma de mostrar que a música não parava de cantar nem com a Ditadura.

Deste show ficaram marcantes os duetos de Gal e Bethânia, Elis Regina e Jair Rodrigues, e o momento em que Chico Buarque e Gilberto Gil iam cantar "Cálice", mas os microfones foram cortados, pois a letra estava censurada. Chico cantou somente "Baioque", com o MPB-4.

Caetano Veloso já havia causado polêmica com uma leitura totalmente experimental de "Asa Branca" e "A volta da Asa Branca". Mas causou ainda mais ao cantar em dueto com Odair José a música "Eu vou tirar você desse lugar". Vale a pena procurar o registro.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini