quinta-feira, 10 de junho de 2010

Coco trocado...

Um grande nome relembrado, sobretudo nessa época de festa junina, um mestre do coco de roda, Sebastião Jacinto da Silva, ou simplesmente Jacinto Silva é natural de Palmeira dos Índios/AL e viveu a maior parte da sua vida em Caruaru/PE, onde difundiu sua cultura, influenciada por Jackson do Pandeiro e influenciando bandas posteriores.  Lançou seu primeiro disco ainda nos anos 60, totalizando em sua carreira 24 Lps e dois cds.

E foram mais de 200 composições que enalteciam a cultura raiz das emboladas, do chamado coco de roda, que mais tarde influenciariam artistas como Silvério Pessoa, que mais recentemente gravou um cd todo em sua homenagem. E entre suas canções, destacamos Justiça divina, O bate mancá, Chora bananeira, Rua de São João, Aquela rosa, Carreiro novo, Coco na Paraíba, Sabiá da mata, Quero fumá mais Tonha, etc.

Jacinto constitui um grande nome da cultura nordestina, mesmo diante da falta de reconhecimento por parte das pessoas que lembram Gonzaga e Jackson, mas esquecem dele que recebeu também elogios dos outros dois e de diversos artistas que divulgam essa cultura tão popular, talvez a mais autêntica do povo brasileiro!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse tipo de postagem. Vc atendeu bem aos objetivos do blog, e eu acho isso muito legal. Dia desses, eu ouvi um radialista comentando que as pessoas costumam valorizar a cultura popular de acordo com o que é ditado pela mídia. Se a mídia começa a valorizar o Cordel do Fogo Encantado (como realmente acontece), automaticamente o grupo ganha espaço e reconhecimento em Pernambuco e no nordeste. Se a mídia sequer mencionar o nome de um grande compositor e representante da cultura regional, as pessoas ignoram completamente a sua existência e a sua importância.

Beijos!