domingo, 3 de abril de 2011

Os Intérpretes do Brasil - 4

E a Série sobre os grandes intérpretes e suas marcas registradas destaca uma figura feminina, já que muitos afirmam que hoje o Brasil é o país das cantoras, precisamos destacar uma que pode ser dita como referência para muitas que estão aí hoje e outras que ainda surgirão: Elis Regina, considerada por vários como a melhor cantora do Brasil de seu tempo.

Elis se destaca em todas as canções que interpretou, e entre elas, gostaria de dar enfâse a Casa no campo, Romaria, Como nossos pais, Águas de março, As curvas da estrada de Santos, O bêbado e a equilibrista, Fascinação, Alô alô marciano, Atrás da porta, Arrastão e Madalena. Esses não são apenas sucessos de seu repertório, pois poderíamos citar mais uma centena deles, mas são interpertações dos mais variados compositores desse país que ganharam sua marca.

Canções que ao ouvirmos, sabemos que se trata da Elis. São interpretações que, mesmo com outras releituras também tão geniais de seus mesmos compositores e de outros intérpretes, a gênese de seu sucesso se encontra em um único nome: Elis Regina e por isso temos nela uma eterna referência para tantas gerações.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ilustre Amigo, Everaldo

Eis que nos mostra "A Furacão".

Com aquele vozeirão, só poderia ser considerada por todos os críticos e músicos, inclusive os da atualidade, como a melhor cantora brasileira de todos os tempos.

Não tem como não sentir saudades dela, inclusive quando chegam as águas de março.

Conforme já disse isto aqui, sobre outros cantores, lembro-me e, também assisti-a naqueles festivais.

Sobre o seu forte temperamento, somente fiquei ciente, quando li o livro do Nelson Motta: Noites Tropicais.

Não obstante, perfeccionista naquilo que se propunha a fazer em sua arte de cantar.

Vc concluiu muito bem, meu caro amigo, ela será uma eterna referência na MPB.

Abraços!

Anônimo disse...

Essa postagem está muito boa!
É a descrição perfeita de Elis e sua genialidade musical, de sua importância para a MPB e da inspiração que ainda representa para as gerações atuais.

Beijos!