terça-feira, 26 de abril de 2011

Os compositores do Brasil - 37

Ele foi um dos principais parceiros de Tom Jobim, sobretudo durante a Bossa Nova. É o criador de canções como Demais, Dindi, Eu preciso de você, Inútil paisagem, Fotografia, Só tinha de ser com você, entre outros. Natural do Rio de Janeiro, Aloysio de Oliveira marcou seu nome na música brasileira com alguns clássicos inesquecíveis.

Só pra citar artistas que já o gravaram ou foram produzidos, já que Aloysio é também produtor, além de cantor, temos João Gilberto, Sílvia Telles, Moacir Franco, Maysa, Os cariocas, Wilson Simonal, Elizeth Cardoso, Edu Lobo, Caetano Veloso, Nara Leão, Fagner, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Ivan Lins, Joyce, Nana Caymmi, Ella Fitzgerald e o próprio Tom Jobim.

A ele é creditado o sucesso de Carmem Miranda no exterior e também o início da Bossa Nova. Com um currículo de canções e intérpretes como esse, uma simples postagem como homenagem é algo mais que justo, pois além de tudo que foi dito, temos aqui um pouco mais sobre a gênese de clássicos da nossa música, sobretudo da obra do Tom Jobim.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

E eu desconhecia esse músico tão talentoso. A música brasileira é tão rica que ainda nos surpreende a cada nome divulgado e homenageado.

Beijos!