domingo, 14 de agosto de 2011

Respeita Januário

Gonzaga e seu pai Januário.
Diferente dos outros anos, quando apresentamos clássicos da música brasileira para esse dia, vamos homenagear os pais com outro tipo de clássico, de Gonzagão, em homenagem a seu pai Januário. Essa não é uma canção lembrada para essa data, mas que mexe com o tema, o tema do respeito ao pai, algo que merece uma reflexão sempre.

Respeita Januário foi feita em homenagem a Sr. Januário, que tocava sanfona dos oito baixos como ninguém e Gonzagão quis imortalizar a admiração e o respeito que tinha pelo pai nessa canção que carrega um tom cômico (por se sentir o melhor e, de repente, ser superado por seu pai) e um tom de respeito paterno.

Respeita Januário
(Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)

Quando eu voltei lá no sertão
Eu quis mangar de Januário
Com meu fole prateado
Só de baixo, cento e vinte,
botão preto bem juntinho
Como nêgo empareado

Mas antes de fazer bonito de passagem por Granito
Foram logo me dizendo:
De Itaboca à Rancharia,
de Salgueiro a Bodocó, Januário é o maior!
E foi aí que me falou meio zangado o véi Jacó:

Luíz, respeita Januário
Luíz ,respeita Januário
Luíz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso
E com ele ninguém vai, Luíz
Respeita os oito baixo do teu pai!
Respeita os oito baixo do teu pai!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma maneira bem nordestina e original de lembrar o dia dos pais!

Seria tão bom se as novas gerações aprendessem que, por mais "modernas" e avançadas que sejam, os seus antecessores sempre terão muito mais vivência e experiência para transmitir.

Beijos!