segunda-feira, 25 de maio de 2020

♫Essa fase do amor♫

Gosto de falar da obra, da voz, do trabalho do saudoso Emílio Santiago. É bom que todos lembrem ou saibam que existiu na nossa música um cantor daquele elevado quilate. Como seria bom se todos parassem para ouvir ao menos uma de suas magistrais interpretações. Considero o maior intérprete desse país, de todos os tempos e já falei disso antes. Curioso é que gravou canções que, como não são de autores consagradíssimos como Chico, Jobim ou Roberto, poderíamos dizer que são suas!

É o caso dessa canção, do grande compositor Altay Veloso, mas que, como não foi regravada por outros grandes nomes, pois poucos se atreviam regravar algo que Santiago imprimia sua marca, nos remete ao nosso inesquecível cantor. Sua letra saúda o amor em sua fase de paixão, coisa de iniciante e que alguns podem perpetuá-la para o decorrer de uma relação bem sucedida. Numa levada gostosa, quase bossa, a voz de Emílio parece deslizar sobre um lindo amor cantado e sussurrado em cada palavra.

Essa fase do amor
Altay Veloso

Essa fase do amor
É bonita demais, lua cheia
Se Netuno quiser
Posso me transformar em sereia.

Essa fase do amor
É bonita demais, é nascente
Se o sol me queimar
Posso me transformar em poente.

Que nem recheio de bombom
E as estrelas de néon sobre a aldeia
Nas veias um licor de anis
Me leva as ruas de Paris e incendeia.

E eu me sinto assim como um Deus Grego
Como um barco indo de Veneza pro oceano
Como um corcel dum beduíno
Como a emoção dos violinos dos ciganos.

E eu me sinto assim como um Zeus Negro
Convidado pra sentar na mesa dos Arcanos
E cear com toda realeza
E beber o vinho da nobreza dos humanos.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: