quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Eu apenas queria que você soubesse...

Gonzaguinha! O filho de Luiz Gonzaga, o cantor, o compositor que tanto escreveu na música brasileira! Quem nunca ouviu um sucesso de Gonzaguinha na voz de Maria Bethânia, Joanna, Leila Pinheiro, Fagner, Dominguinhos, Roupa Nova, Fábio Jr., Zizi Possi, Simone, Cauby Peixoto, Julio Iglesias, Nana Caymmi, Emilio Santiago ou do próprio Gonzaga Jr.?

Quem nunca se emocionou ao ouvir alguém cantar: "Quando eu soltar a minha voz, por favor entenda..."? Ou quem não vibrou com o reencontro de pai e filho na década de 80, com o show Vida de viajante e a intersecção de dois estilos, o Brasil sertanejo do baião encontrando o Brasil urbano das canções com compromisso social e uma só paixão - o palco?

Uma coisa que é marcante na obra do Gonzaga Jr. é que suas canções, especialmente as de cunho social sempre trazem pensamentos, frases, expressões positivas, de fé, de otimismo de acreditar na rapaziada, no país, mesmo quando estivesse em seu mais alto protesto!

Um dos boleros mais bonitos que ouvi é dele e chama-se Começaria tudo outra vez! Outros clássicos de seu repertório são Explode coração, Guerreiro menino, Feliz, Grito de alerta, E vamos à luta, Eu apenas queria que você soubesse, Lindo lago do amor, Sangrando, O que é o que é, Espere por mim morena, De volta ao começo, É, Pense n´eu, ...

E é impossível falar dele, sem ficar com vontade de mencionar algumas frases, alguma letra, então deixo vocês com "É", uma canção sempre atual que só vem ressaltar isso que falei, essa positividade e cor de esperança nas linhas musicais desse cara que tanto contribuiu com a música brasileira!

É
Gonzaga Jr.

É...
a gente quer valer o nosso amor
a gente quer valer nosso suor
a gente quer valer o nosso humor
a gente quer do bom e do melhor
a gente quer carinho e atenção
a gente quer calor no coraçao
a gente quer suar, mas de prazer
a gente quer é ter muita saúde
a gente quer viver a liberdade
a gente quer viver felicidade

É...
a gente não tem cara de panaca
a gente não tem jeito de babaca
a gente não está com a bunda ex-posta na janela
pra passar a mão nela

É...
a gente quer viver pleno direito
a gente quer viver todo defeito
a gente quer viver uma nação
a gente quer e ser um cidadão
a gente quer viver uma nação
É, é,é,é, é,é,é,é ,é...

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Senti uma alegria inexplicável quando li esse texto. Além de uma saudade imensa daquilo que quase não presenciei, já que era apenas uma menina.
Felizmente, os registros, as memórias e a grande obra de Gonzaguinha, mesmo que não dêem a verdadeira dimensão do grande homem que ele foi, são resgatados por aqueles que reconhecem o valor imensurável do seu talento.
As tuas palavras expressaram esse cuidado e esse zelo. E isso é muito bom!

Beijos!

Vinícius Faustini disse...

Meu pai tem uma história curiosa em relação aos Gonzagas. Ele estava voltando de avião pra Vitória, e sentou ao lado do Gonzagão, que ia fazer um show na capital capixaba. Ambos ficaram emocionados - meu pai, por conversar com Luiz Gonzaga, e o Luiz por ser "reconhecido" depois de estar um tempo ausente da 'mídia'.

Meu pai quis ainda fazer mais o posto de fã, e falou "e ainda é de família, seu filho, Luiz Gonzaga Júnior, fazendo boa música". Ele conta que o Luiz fechou a cara e disse, em tom de irritação: "Já falei pra aquele menino parar de fazer canção de protesto! Os militares vão ficar em cima dele o tempo todo...".

Gonzaguinha, além de nos dar ótimas músicas de presente, ainda deixou como herança o filho Daniel Gonzaga, um excelente cantor. No DVD do Ivan Lins "Saudades de casa", Daniel canta uma parceria de Ivan com Gonzaguinha datada de 1969 - e permanecia inédita até o CD/DVD. Chama-se "Debruçado".

Abraços ao homem!

Vinícius Faustini

www.flogao.com.br/emocoesrc

Anônimo disse...

Grande Everaldo !!! Sou fã de Gonzaguinha. Adoro as canções compostas por ele, resumo: Sou seu fã.

Meus parabéns por dar-nos a conhecer um pouco mais do grande Gonzaguinha !!

Anônimo disse...

Fantastic website, I hadn't noticed everaldofarias.blogspot.com previously during my searches!
Keep up the wonderful work!