domingo, 20 de julho de 2008

Debaixo de sete chaves

Amigo é pra se guardar do lado esquerdo do peito, como diz a canção do Milton. E a música brasileira traz um sentimento muito fraternal que reverencia o dia de hoje, a amizade. Vamos relembrar algumas das canções que tratam desse tema e seus mais variados intépretes!

O rei Roberto e seu parceiro, o tremendão Erasmo protagonizaram um dos temas mais fascinantes da música brasileira que se tornou um verdadeiro hino para o dia que comemoramos hoje. A canção Amigo de 1977 foi interpretada até pelo Papa João Paulo II e se tornou conhecida no mundo inteiro. Antes disso, Roberto e Erasmo também já mandavam ver nesse tema, desejando Um milhão de amigos na canção Eu quero apenas. O rei também deu um banho de elegância com a Maninha Bethânia na interpretação de Amiga em 1982, provando que pode existir amizade entre sexos opostos. Em 1984, Robertão gravou com o Balão Mágico outra canção que enfatizava a amizade: É tão lindo. Em 1995 gravou Amigo não chore por ela, um conselho sentimental e fraternal a qualquer companheiro que sofre por amor. Em 2005, num dueto com Chitãozinho e Xororó, gravou Arrasta uma cadeira, onde os três protagonizaram amigos de bar a falar sobre seus amores.

O mundo sertanejo sempre se mostrou amigo dos demais. É o que se comprova no programa Amigos apresentado na década de 90 pelas três principais duplas sertanejas e seus convidados. E os amigos se encontram para aconselhar em casos amororos, como em Dois amigos, tema que Zezé di Camargo compôs e gravou com Julio Iglesias.

Amigo é pra estas coisas, como já disse o Aldir Blanc. Mas, a turma do rock nunca quis muito ser apenas amigo, como observamos na canção Pra dizer adeus dos Titãs "Não quero ser só mais um amigo..." ou com Cazuza em Preciso dizer que te amo "Nessa novela eu não quero ser um amigo, que amigo!". Já Caetano Veloso parecia levar numa boa suas amizades com Tá combinado: "Então tá combinado é quase nada, é tudo somente sexo e amizade..." Fábio Jr. interpretou que poderia ser o amor e o melhor amigo ao mesmo tempo: "Serei seu melhor amigo" em Seu melhor amigo. O mundo do samba também exala amizade. Basta ouvir Jorge Aragão com a deliciosa Doce amizade.

Canções e brincadeiras a parte, hoje é um dia para se comemorar. Quem tem amigos, tem tesouros, tem crédito na praça! Tem Deus no coração e alguém para compartilhar seus sentimentos e ser feliz, afinal como já disse Tom Jobim, "É impossível ser feliz sozinho". A amizade é uma das mais bonitas formas de amor e numa homenagem aos amigos do Blog Música do Brasil ficamos com Canção da América do Milton, um verdadeiro hino ao amor e à amizade:

Canção da América
(Milton Nascimento e Fernando Brant)

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Um forte abraço a todos e feliz dia da amizade!

3 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Aplausos, amigo! Um texto emocionante pelo dia de hoje. E feliz Dia do Amigo...

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Ao ler o post, relembrei canções lindíssimas, que simbolizam o que há de mais puro numa boa amizade. Nem sabia dessa música já interpretada pelo Papa João Paulo. Muito interessante!
Ao meu melhor amigo, que é vc, só posso desejar: feliz dia do amigo!

Beijos

Anônimo disse...

Marcando presença no site do amigo. Passei aqui no domingo e por um lapso esqueci de registrar.

Grande Abraço,

Fabiano