Essa filosofia composta e cantada por Oswaldo Montenegro nos dá a dimensão do tempo x amizade. Quanto tempo passa sem percebermos, e junto com ele, amigos vão e outros vêm? E isso é uma questão delicada porque amizade é algo raro nos dias de hoje. Ter um amigo é difícil e mantê-lo é mais árduo ainda.
Sem sombra de dúvidas, contamos nos dedos os verdadeiros amigos que temos. E mais agravante é conservar esses amigos ao nosso lado, diante de tantas adversidades. Estamos sempre em busca de novos ideais e nem sempre é fácil desmontar a distância que, às vezes, separam grandes amigos.
Nesse caso, resta apenas a compreensão de que a verdadeira amizade não é afetada pela distância, afinal, a saudade também alimenta a vontade fraterna de um abraço em um amigo nunca esquecido. E o tempo é sempre aliado pois oferece experiências e as linhas para escrevermos nossa vivência:
A lista
(Oswaldo Montenegro)Sem sombra de dúvidas, contamos nos dedos os verdadeiros amigos que temos. E mais agravante é conservar esses amigos ao nosso lado, diante de tantas adversidades. Estamos sempre em busca de novos ideais e nem sempre é fácil desmontar a distância que, às vezes, separam grandes amigos.
Nesse caso, resta apenas a compreensão de que a verdadeira amizade não é afetada pela distância, afinal, a saudade também alimenta a vontade fraterna de um abraço em um amigo nunca esquecido. E o tempo é sempre aliado pois oferece experiências e as linhas para escrevermos nossa vivência:
A lista
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?
Um forte abraço a todos!
4 comentários:
Já que vc destacou o trecho em que Oswaldo nos faz buscar na memória os amigos que ficaram pra trás e agradecer pelos que ainda temos, eu destaco o trecho em que ele propõe que façamos o mesmo com os nossos sonhos:
"Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar..."
Imagine a infinidade de sonhos que, principalmente durante a adolescência, nós fomentamos e hoje nem nos lembramos mais.
Por isso ficamos felizes quando conseguimos colocar em prática ao menos alguns dos nossos ideais mais antigos. E ainda nos sentimos mais vivos porque nosso coração continua repleto deles.
Beijos!
Caramba, Everaldo !
A letra, eu não conhecia. É muito linda, é verdade. Mas o que você escreveu antes de apresentar a letra foi extremamente lindo, cara.
Poxa, meus parabéns
Seu fã
James Lima
www.robertocarlos.vai.la
Palavras verdadeiras as suas, concordo plenamente. Amigos são para os corajosos.
Que legal saber que você esteve aqui em Limoeiro. Eu também acompanhei a procissão de São Sebastião, grande multidão, a fé ainda é importante. Não fui aos shows, mas soube que estavam sem grandes novidades, no entanto, deu pra animar o povão.
Bom começo de semana pra você
Bjão.
Amigo Everaldo,
Adoro Oswaldo Montenegro e tudo quanto ele escreve.
Muito bonitos os versos desta "Lista" e o seu texto está espectacular!...
Parabéns.
Um grande abraço
Paula (Portugal)
Postar um comentário