domingo, 5 de julho de 2009

O quintal do vizinho

Bom, essa canção inicia uma semana na qual teremos muito Roberto Carlos, em virtude das comemorações dos seus cinquenta anos de carreira em um show sábado no Maracanã. E entrando nesse clima de comemoração, essa é uma das mensagens mais singelas de seu repertório, mas não menos bonita e carregada de um sentimento extraordinário.

Alguns que me conhecem já sabem dessa história. Eu estava meio adoentado e vinha no carro de uma consulta médica. Era um 19 de abril, aniversário do rei e tocavam nas rádios suas canções, até que tocou O quintal do vizinho. Eu chorei bastante, mesmo que escondido. Não queria que me vissem chorando, mas eu estava muito emocionado!

Sempre nos perguntamos o que fazer? Presenciamos tanta coisa errada, muito objeto fora do lugar e de repente alguém diz que basta plantar uma flor no quintal do vizinho! Eu confesso que isso pode parecer bobagem, mas eu estava feliz por entender tudo aquilo, por pensar que em nossos pequenos gestos estão a paz do mundo, estão as boas ações! Você planta uma flor e alguém acha que a primavera chegou e que tudo isso pode ser possível, é demais! Na imagem, flores para vocês plantarem nos quintais de seus vizinhos!

Agora, para descontrair, uma vez o Armindo Guimarães, meu ídolo em Portugal, brincou comigo dizendo que seria complicado plantar uma flor no quintal de sua vizinha e, de repente o marido dela acordasse e o flagrasse à noite, no quintal com uma flor na mão! Ele estava em mals lençóis! Gosto do Armindo, foi mais um presente que Deus me deui via Roberto! Mas, como o próprio Roberto falou, lembro do meu sonho agora nessa canção:

O quintal do vizinho
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Eu hoje acordei pensando
Num sonho que eu tive a noite
Sentei-me na cama para pensar

No sonho que eu tive
No sonho que eu tive
No sonho que eu tive

Fiquei tanto tempo pensando
Em tudo que estive sonhando
Que por um momento pensei ser verdade
O sonho que eu tive
O sonho que eu tive

Sonhei que entrei no quintal do vizinho
E plantei uma flor
No dia seguinte ele estava sorrindo
Dizendo que a primavera chegou

E quando eu abri a janela
Estava um dia tão lindo
No outro quintal o vizinho sorrindo

Lembrei do meu sonho
O sonho que eu tive
O Sonho que eu tive

Um forte abraço a todos!

8 comentários:

James Lima disse...

É... Essa canção é demais !

A gente sabe da sua admiração por ela, e concorda com você: Uma canção que ensina muito da vida, com simples palavras.

Esperarei mais, nessa semana "RobertoCarlística".

Um Forte Abraço
James Lima

Anônimo disse...

Bom dia Everaldo!

Se plantar uma flor no seu jardim te faz sorrir, então todas as flores pra vc. Chore, mas chore de alegria, não de tristeza. Bonita canção, eu não conhecia. Fica com DEUS meu amigo.

Bom domingo.

Bjs.

Armindo Guimarães disse...

Lembro-me do episódio narrado pelo Everaldo salvo erro no fórum do Portal Clube do Rei. E é claro que me lembro do meu comentário para pegar com ele como eu sempre gosto. Imaginem eu influenciado pela música “O quintal do vizinho” e pelo Everaldo e plantar uma rosa no quintal do vizinho e dar uma flor à vizinha. Era tudo muito bonito mas o pior era se o seu marido me apanhasse em flagrante no acto de oferecer a rosa. eheheheh

E vocês sabem muito bem que hoje em dia todo mundo desconfia das boas intenções, fazendo lembrar aquele ditado que diz que quando a esmola é grande o pobre desconfia. Eheheheheh

Conheço o Everaldo desde que me registei no Portal Clube do Rei há 5 anos e o que aconteceu foi que desde sempre nos consideramos fãs um do outro. Digamos que ambos tivemos um presente. E, já agora, gostaria de dizer o que já tenho dito sobre o seu blogue “Música do Brasil”.Blogues não faltam. Há milhentos pelo mundo. Mas há blogues e blogues e o “Música do Brasil” surpreendeu-me e surpreende-me pela qualidade que o Everaldo põe na temática. Eu, que sou um ignorante da música do Brasil passei a saber algo mais desde que existe este blogue. Por isso, sou de opinião que blogues como este deviam ser encorajados e até subsidiados pelos responsáveis da cultura, tal é a função didáctica que possui.

Grande abraço robertocarlistico!

Vinícius Faustini disse...

Everaldo,

realmente trata-se de uma canção que tem a intenção de alegrar as pessoas. Uma pena que num mundo tão frio as pessoas tratem isto como pieguice.

Acho que se a vizinhança desse espaço para flores, teríamos um mundo mais perfumado e com mais felicidade. Bela lembrança, que o Roberto poderia ter também!

Abraços,

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Eu conhecia e gosto da música.Sempre gostei de canções assim, humanitárias, que falam de união, fraternidade, de Deus. E o Roberto,que é muito bom nisso,tem não só essa, mas outras como O HOMEM, AS BALEIAS,A MONTANHA e tantas mais do gênero.O amor tem muitas formas e Roberto cantou todas. Um abraço e obrigado pelas palavras. Força!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Amigo Everaldo:

Gostei muito desta sua homenagem!!!!! Esta musica e letra sao lindas demais!!!!! Falando em sonhos...assim como tambem gosto da Guerra dos meninos...tem uma mensagem bonita tambem!!

Estou gostando de ter descoberto o seu blog! Como diz nosso amigo Armindo - blogs existem muitos - serah que apresentam a tao espera " Cultura " que queremos ver? Gosto de blogs que acrescentam algo as nossas vidas! E voce tem muito bom gosto nas selecoes de suas materias!

Parabens!!!!!!!!!!!

Um grande abraco!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vc foi um menino sensível e essa mesma sensibilidade se estendeu à fase adulta, por isso compreende e traduz a letra composta por RC de uma maneira tão bonita!
A flor plantada no quintal do vizinho se expressa no amor compartilhado, no sorriso ofericido ao próximo, no auxílio prestado de maneira despretensiosa. São múltiplas as formas de se plantar essa flor...


Sobre a história bolada pelo Armindo, muito engraçada! Ele sempre planta uma rosa em nossos corações com o seu bom-humor e a sua delicadeza.

Beijos!

Anônimo disse...

Bicho,essa música é linda demais

Abraços
Carlos André