terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os Músicos do Brasil - 14

Um dos músicos mais populares de toda a história da música brasileira: Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca. Multi-instrumentista e natural de Itabaiana/PB, Sivuca ficou mais conhecido por sua sanfona e por suas composições em diversas vozes de grandes nomes da nossa música.

Gravou seu primeiro disco em 1951 interpretando entre outros, Tico-tico no fubá. Também compôs trilha para vários filmes, alguns dos Trapalhões. Excursionou o mundo todo, conquistando o devido respeito que todo músico talentoso brasileiro merece. Entre os artistas com os quais trabalhou em discos e apresentações ou que simplesmente o gravaram estão Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Astrud Gilberto, Chico Buarque, Nara Leão, Fagner, Clara Nunes, entre outros.

Como compositor, seus maiores sucessos são Feira de Mangaio, Cabelo de milho, No tempo dos quintais, Adeus Maria Fulô e João e Maria, esta útlima em parceria com Chico Buarque, que colocou letra em uma valsinha criada em 1947 por Sivuca, que partiu para a eternidade em 2006, mas continua presente na memória dos grandes músicos que a nossa cultura brasileira oferece!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Descobri há pouco, mas adoro Sivuca! A letra da música João e Maria é linda, mas a sua beleza está diretamente (e irreversivelmente) ligada à valsinha que dá ritmo, leveza e elegância à canção.
Como a música brasileira é rica e repleta detalhes que só engrandecem os seus admiradores.

Beijos!

Tania disse...

Amigo, pelo amor de Deus, corrija agora mesmo: a Silvinha canta "Eu sou tão menina pra me enamorar", ou seja, ela é muito jovem para se apaixonar. Não é como você postou, "para me namorar". Enamorar-se é sinônimo de apaixonar-se. Obrigada e boa noite.

Everaldo Farias disse...

Prezada Tania,

acredito que você se referiu ao título produzido na postagem da Silvinha! É que você comentou na postagem errada! Sobre o que você falou, entendi o que quis dizer, entretanto copiei exatamente como está na letra clássica do repertório da saudosa Silvinha, encontrada em vários sites que a apresentam!

Grato pela visita e atenção!