domingo, 24 de junho de 2012

São João de Luiz Gonzaga

Hoje é um domingo diferente porque é dia de São João, um dos santos mais comemorados aqui no Nordeste. Temos danças típicas, comidas, figurinos, enfeites, decorações, tudo para que possamos comemorar bem essa data. A fogueira é acesa e o milho é assado. Fogos (cuidado com eles) são convidados par as festas. Na verdade, não sei direito porque apenas aqui no Nordeste brasileiro essa tradição é mais forte, mas confesso que é lindo perceber que essa data é como uma fogueira que acendemos e se aquece em nosso coração a cada edição.

Já falei em outras vezes e não me canso de repetir, sobretudo por ser um ano que gira em torno dele: Luiz Gonzaga foi, é e sempre será a melhor pedida para esta data, pois suas canções cantaram tudo isso e não apenas sobre esses temas, mas sobre todos nossos costumes, tradições, atitudes, comportamentos e ambientes que cultuamos sempre. Até mesmo quando outro artista está no palco, mesmo que não seja em ano de centenário, vem um ou mais clássicos de Gonzaga e o público dança e canta junto.

Esse ano, por conta de seu centenário, poderia dizer que trata-se do São João de Luiz Gonzaga, mesmo o leitor achando que é um exagero tanta citação e comemoração em torno desse nome. Mas, posso afirmar que desde o início de seu sucesso e de quando começou a descrever sua terra com toda a propriedade que lhe é típica, que todas as festas juninas de ontem, de hoje e de sempre terão esse título porque sempre alguém em algum ponto cantará algum de seu clássico ou o associará a todas essas festas e tradições tão nordestinas, tão brasileiras. Alguém sempre se lembrará desse clássico da roça, do nordeste, do Brasil:

São João da Roça
(Luiz Gonzaga e Zé Dantas)

A fogueira ta queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapa-pé nesse salão

Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raqué
E eu com Sinhá

Traz a cachaça, Mané!
Que eu quero ver
Quero ver paia avuar

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: