domingo, 6 de abril de 2014

♫Ela faz cinema♫

Sei que grande parte do público brasileiro considera as canções antigas, diga-se dos anos 70 principalmente, do Chico Buarque, como as melhores e mais inspiradas. Considero o Chico o melhor intérprete de si próprio e também uma constante na arte de compor coisas belíssimas. Um bom exemplo disso é esta canção, recente, que é uma das mais lindas de seu repertório, para mim!

Interpretar o que uma letra do Chico diz é um risco pois acabamos falando o que a letra nos causou, embora essa talvez não tenha sido a verdadeira vontade de seu autor. Neste caso, defino estar diante de uma canção romântica que descreve uma belíssima e admirada personagem que fascina nos pequenos gestos. Não sei se isso é fruto de sua extrema veneração ou realmente está envolvido com alguém que apresenta traços profissionais de uma atriz que o fascina nos lados profissional e pessoal e, por isto ele é feliz em reconhecer que está diante de uma unanimidade!

Ela faz cinema
(Chico Buarque)

Quando ela chora
Não sei se é dos olhos para fora
Não sei do que ri
Eu não sei se ela agora
Está fora de si
Ou se é o estilo de uma grande dama
Quando me encara e desata os cabelos
Não sei se ela está mesmo aqui
Quando se joga na minha cama

Ela faz cinema, ela faz cinema, ela é a tal
Sei que ela pode ser mil
Mas não existe outra igual

Quando ela mente
Não sei se ela deveras sente
O que mente para mim
Serei eu meramente
Mais um personagem efêmero
Da sua trama
Quando vestida de preto
Dá-me um beijo seco
Prevejo meu fim
E a cada vez que o perdão
Me clama

Ela faz cinema, ela faz cinema, ela é demais
Talvez nem me queira bem
Porém faz um bem que ninguém me faz

Eu não sei, se ela sabe o que fez
Quando fez o meu peito cantar outra vez
Quando ela jura
Não sei por que Deus ela jura
Que tem coração
e quando o meu coração se inflama

Ela faz cinema, ela faz cinema, ela é assim
Nunca será de ninguém
Porém eu não sei viver sem e fim.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: