terça-feira, 1 de abril de 2014

EP, a nova tendência do mercado musical

Hoje é dia da mentira e bem que eu gostaria de estar falando alguma mentira nessa postagem! Mas, não é! Ano passado, os projetos mais vendidos foram EP´s, uma espécie de CD compacto com 5 músicas ou um meio CD. Esse formato não é novo, pois há algumas décadas, era comum o lançamento do que se chamava compacto e como a mídia do momento era o vinil que trazia de dez a doze canções em média, o compacto vinha com no máximo quatro canções que apresentava o trabalho que viria "completo" com todas as faixas em seguida.

No começo o compacto era um teste para os novos artistas e se tocassem e vendessem bem, evoluíam para o disco e consequentemente o sucesso. Roberto Carlos resgatou o processo do passado com o lançamento do Ep Esse cara sou eu em 2012, campeão de vendas naquele ano. Ano passado, o rei ficou na vice-liderança com seu Remixed, perdendo para o Pe. Marcelo Rossi que também lançou Ep. Outros artistas campeões de vendas como Zezé di Camargo e Luciano e Paula Fernandes também aderiram ao formato.

Apesar de ser uma tentativa aparentemente bem sucedida contra a pirataria, pois o EP custa em torno de R$ 10,00 não acho interessante um "disco com 4 ou 5 canções", algumas vezes nem inéditas, outras vezes, apenas com composições do próprio autor (minando as chances de outros compositores). Sei que estamos em uma época em que 4, 5, 10 ou 15 músicas não garantiriam tanto a importância de um CD, que serve apenas para ter suas canções passadas para o computador e distribuídas aos celulares, ipad´s e outros objetos sonoros, mas ainda sou do tempo em que um disco era arte, com fotos, letras nos encartes e havia uma pequena regra de que ao menos 10 canções era mais justo neste projeto!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Isolda disse...

Concordo com vc, mas em tempos como esse que não sabemos mais que direção tomar, vale a pena tentar outras opções. Quem sabe esse caminho possa nos levar a outros?
Um beijo
Isolda