terça-feira, 17 de junho de 2014

Os compositores do Brasil - 79

Uma das canções mais longas da nossa música é A triste partida, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga. Seu compositor é Antônio Gonçalves da Silva, que todos conhecem apenas como Patativa do Assaré. Natural de Assaré/CE, por isso o nome do poeta e compositor que se tornou no decorrer dos anos. Inclusive, sua canção marco, A triste partida, foi ouvida por Gonzagão em 1964 declamada e este decidiu musicá-la no ano seguinte.

Além de Gonzaga, também gravaram suas canções artistas como Fagner e Pena branca e Xavantinho. Além de A triste partida, outros sucessos de seu repertório foram Vaca estrela e boi fubá e Festa da natureza, além de vários poemas que, de repente, poderão ser musicados a qualquer momento.

Patativa partiu para a eternidade em 2002 e sua Triste partida sempre será lembrada como uma das mais perfeitas pinturas musicais do êxodo nordestino que, durante tantos anos aconteceu em nosso país, podendo este poeta ser considerado um historiador por sua contribuição ao Nordeste brasileiro, com a divulgação deste em sua riquíssima obra!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: