quinta-feira, 19 de junho de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 5 - Geraldo Bottary♪

Geraldo é outro fã da música brasileira e do Roberto Carlos que conheci! É o pai, o avô, o amigo, o esposo que a família brasileira pode colocar no topo dos melhores exemplos que possa oferecer. Natural de João Monlevade/MG e residindo atualmente em Belo Horizonte, este mineiro possui uma simpatia e uma educação fora de série.

Geraldo também já cantou na noite e de música romântica, ele entende muito bem! Eu o conheci pelo Portal Splish, splash, de um tal português tema de futuras postagens e também do qual fazem parte nossas amigas Carmem Augusta e Mazé, entre outros. Desde então, respiro seus cumprimentos, comentários e ensinamentos como uma bela aula de como ser uma pessoa melhor! Vamos à entrevista:

1 - Uma música?

♪My love for you, de Johnny Mathis.

2 - Um momento musical inesquecível

♪Cantando a música Skyline Pigeon de Elton John, numa churrascaria, pela primeira vez, na cidade de Paracatu/MG, em 1980.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pôde ver?

♪Sempre gostei de ver os shows do Roberto na época da Jovem Guarda, pela TV, bem como os especiais de final de ano. Em Setembro de 2011, fui pela primeira vez em um de seus shows, em Belo Horizonte.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Este de Belo Horizonte, de 2011.

5 - Você também cantou na noite, então cita algumas canções de seu repertório?

♪Detalhes; Sentado à Beira do Caminho; Gatinha Manhosa; José(E agora, José?); Deslizes; A Volta do Boêmio; A Deusa do Asfalto; Sonhar Contigo; Marina; Eu vou ter sempre você; A Terceira Lâmina; Eu Nunca mais vou te esquecer; Negue; Ronda; Matriz ou Filial; Castigo; Quem é?; Imagine; Skyline Pigeon; I Started a Joke; Feelings; My Love; My Mistake; Rock and Roll Lullaby; Something, e muitas outras...

6 - Se pudesse gravar um CD com 10 canções, quais escolheria?

♪Detalhes; Sentado à Beira do Caminho; Como é grande o meu amor por vc; My Love for you; Gatinha Manhosa; Imagine; Let it be; My Love; Deslizes e Quem é?. Mas, Impossível acreditar que perdi você; A Volta do Boêmio, A Deusa do Asfalto; Feelings; My Mistake são outras que poderiam entrar nas escolhas do CD.

7 - Ainda canta ou toca algum instrumento musical?

♪Não estou cantando mais na noite e não sei tocar nenhum instrumento musical, a não ser o das minhas cordas vocais.

8 - Um compositor brasileiro

♪Dois, se me permite: Roberto Carlos e Adelino Moreira

9 - Um músico brasileiro

♪Dois, se me permite: Roberto Carlos e Caetano Veloso

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional

♪Detalhes, de 1971

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também): 

♪Na verdade não tenho nenhuma discoteca; apenas alguns CDs, baixados pela internet, naturalmente.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Vê se volta pra mim; Jovens Tardes de domingo; Detalhes; Emoções; Como é grande o meu amor por você e muitas outras que fizeram sucesso em épocas remotas e ele ainda resiste em cantá-las.

13 - Seu especial favorito

♪Olha são tantos que se perderam na memória RAM, mas que ficam guardados na memória da consciência profunda; no entanto podemos citar alguns recentes: ex.: Elas cantam Roberto; o de Jerusalém; o de 2013 e muitos outros...

14 - Um dueto inesquecível desses especiais

♪Com Ivete Sangalo; com Hebe Camargo; com Paula Fernandes, Claudia Leite, Alcione; etc, etc, etc...

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Benito di Paula; Márcio Greyck e muitos outros que se apagaram no pós Jovem Guarda.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto? 

♪ com Moacyr Franco

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Moacyr Franco; Márcio Greyck; Paula Fernandes; Roberta Miranda; Fagner; Zé Ramalho; Elba Ramalho; Fafá de Belém; Benito di Paula; Agnaldo Timóteo; Maria Bethânia; Chico Buarque; Gilberto Gil; Caetano Veloso; e muitos outros...

18 - Um trecho de uma canção

♪"Além do horizonte deve ter; algum lugar bonito pra viver em paz; onde eu possa encontrar a natureza; alegria e felicidade com certeza". - Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1975.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Um músico excelente no contexto musical mundial, capaz de movimentar pensamentos, no sentido de expressar sentimentos que falam de Amor, Amizade e respeito ao próximo.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪O único gajo e ilustre portuga abrasileirado: Armindo Guimarães.

Geraldo, muito obrigado por tudo, por ser essa universidade pra quem deseja saber de música e, ao mesmo tempo, gentileza, educação, atenção e respeito a todos! Muito grato por ter me dedicado esse momento e poder compartilhar com meus amigos a admiração que tenho por você!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Bottary disse...

Meu Preclaro Amigo, Everaldo

Talvez seja algo vaidoso na forma como a gente coloca, mas creia-me que não poderia deixar de externar o quanto eu amava cantar o meu repertório nas noites do Pandeiro de Prata, nos anos 80. Enternecia-me sobremaneira, ainda mais quando na verdade eu cantava com o coração cheio de amor pela música e pelo prazer enorme mesmo de cantar. Aqui expresso sim o meu agradecimento por ter me permitido ser integrante do universo de amigos que fazem parte do seu dia-a-dia.

Obrigado meu caro, por nos proporcionar esta oportunidade de adentrar ao seu blog e poder absorver este conteúdo maravilhoso acerca da boa música, da qual você escreve maravilhosamente bem.

Com tudo que vc colocou(exageradamente é claro!) eu sempre lhe direi que a recíproca será sempre verdadeira.

Obrigado vc por tudo e um grandioso abraço!

Um grandioso abraço, Bottary

Derbson Frota disse...

Parabéns pela entrevista, amigo Geraldo Bottary. Vc é mesmo bem eclético, musicalmente falando.
Não tenho dúvidas que, quando cantava na noite, volta e meia alguém pedia: "Canta uma aí do Roberto, bicho!" rs

Derbson Frota
Tianguá CE

Carmen Augusta disse...

Amigos Geraldo e Everaldo,que beleza de entrevista! Amei!
Parabéns aos dois. Bjs

Armindo Guimarães disse...

Já disse que as Partituras Musicais dos Fãs foi uma brilhante ideia, mas o que eu ainda não disse é que elas, para além do que nos é dado saber através das respostas dos entrevistados, têm o condão de em breves palavras introdutórias do Everaldo Farias ficarmos também a saber algo mais deles próprios. Por isso, mais uma vez as minhas felicitações por tão excelente iniciativa.
Quanto ao entrevistado, o que posso dizer que o Everaldo não tenha dito? Que é um gajo fixe pra carago. que para além de Robertodependente assumido canta RC e outros mais e que é conhecido pelos seus escritos robertofilosóficos. :)
Grande abraço para o Grande Bottary!