terça-feira, 15 de julho de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 7 - Armindo Guimarães♪

Esse cara já vem sendo solicitado por muitos membros que já foram ou ainda serão temas dessa série. Natural de Porto, em Portugal, torna a série internacional, pois é o português mais amado entre os fãs brasileiros de Roberto Carlos. Um ilustre ser que muitos gostariam de conhecer pessoalmente por sua simpatia, doçura e bom humor compartilhado com todos.

Conheci Armindo Guimarães pelo Portal Clube do rei e atualmente o acompanho pelo seu site, o Portal Splish, splah, pois não conheço quem não se torne fã das histórias que ele nos conta, dos bate-papos que cria entre ele, Roberto, Eduardo e membros da equipe RC, ou das comidas e postagens temperadas com seu bom humor! Vamos à aguardada entrevista:

1 - Uma música?

♪Cavalgada, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1977.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪O trem das onze de Adoniram Barbosa e Quero que vá tudo pro inferno, uma das músicas de Roberto Carlos que tanto me influenciou na adolescência.

3 - O que você coleciona do Roberto?

♪Existem fãs para todos os gostos. Uns que se especializaram neste ou naquele campo da carreira do rei, outros que não faltam a um show, outros que apenas se limitam a ouvir músicas, outros que se dedicam a escrever sobre isto e aquilo. Eu posso incluir-me nestes últimos. Com efeito, nunca fui apegado aos objetos, valorizando mais as coisas da vida e da alma. Contudo, tenho alguns discos de vinil (LPs e singles), CDs, DVDs, uma ou outra revista e pouco mais. De tudo, destaco o livro da Revista Saber Violão Especial, contendo por ordem alfabética todas as letras das canções de Roberto Carlos até ao ano de 1986, ano de edição do livro a que eu chamo de “minha bíblia do Rei”. Na capa e contracapa possui uma foto de Roberto Carlos que de tanto uso já quase não se vê, isto já para não falarmos na lombada cheia de fita adesiva a fim de que nenhuma página se perca. Outro objecto que guardo com carinho é o DVD Duetos que ganhei num concurso do site oficial de Roberto Carlos, contendo dedicatória escrita e assinada por ele próprio: “Amigo Armindo um abração – Roberto Carlos - 10-5-2007. Para além disso, possuo toda a obra discográfica do maestro Eduardo Lages, que me foi oferecida pelo próprio. 

4 - Como começou esse contato com RC, um artista fora de seu país?

♪A minha relação com o Roberto começou numa altura em que se ouvia as suas músicas por tudo quanto era sítio em Portugal. Estávamos em 1962/1963, tinha eu 7/8 anos e não me cansava de ouvir Susie, Triste e abandonado, Na lua não há, Splish Splash, Só por amor, Nunca mais te deixarei, É preciso ser assim, Professor de amor, etc. Depois veio O Calhambeque, É proíbido fumar, Um leão está solto nas ruas…

5 - Qual a primeira lembrança tem do Roberto?

♪O medalhão que usava ao peito e a sua inseparável pulseira que eu também uso desde criança.

6 - Você também é fã do Eduardo Lages, então qual a canção que ele interpretou que mais te emociona?

♪Escolher uma música do Mestre Maestro, como eu gosto de lhe chamar, é tão difícil como escolher uma do rei, mas assim de repente, lembro-me de Cavalgada, Confissão e E por isso estou aqui, esta última incluída há anos no meu celular e que me tem dado problemas com alguns amigos que se queixam que sempre que me telefonam eu demoro imenso tempo a atender. Pudera! O celular toca e eu, em vez de atender, deixo-me ficar a ouvir a música.

7 - E qual você ainda gostaria de ouvi-lo gravar?

♪Canção do Mar, com letra de Frederico de Brito e música de Ferrer Trindade, interpretada por Amália Rodrigues e mais recentemente por Dulce Pontes, e no Brasil gravada em 1956 por Agostinho dos Santos e em 1957 por Almir Ribeiro. 

8 - Um compositor brasileiro?

♪Milton Nascimento.

9 - Um músico brasileiro?

♪Sem dúvida, o rei!

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção brasileira?

♪Construção de Chico Buarque.

11 - Fale-me um pouco sobre a criação do Portal Splish, splash.

♪O Portal Splish Splash, que criei em 7-7-2008, era inicialmente um Blog pessoal que devido aos imensos visitantes oriundos dos mais variados países, rapidamente foi batizado pelos próprios fãs com a designação de Splish Splash, que substituiu a de Armindo Guimarães que até então detinha.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Quero que vá tudo pro inferno.
13 - Roberto gravou Coimbra e Nem às paredes confesso. Qual fado sugere para ele gravar?

♪Teria vários fados que gostaria de ouvir na voz do rei, mas ao contrário, o meu sonho era ouvi-lo cantar Meu pequeno Cachoeiro em jeito de fado. Aliás, nem era preciso muito pois que o tema, tal qual se apresenta, já me cheira a fado.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Dizem que a seguir ao rei, Fafá de Belém é a cantora brasileira mais popular em Portugal e eu assino. Assim sendo, o meu dueto preferido é o de Roberto Carlos e Fafá de Belém, em Se você quer.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Sou de opinião que para inovar o ideal seria um convidado português que tenha no seu repertório músicas do rei, como por exemplo, o cantor Marco Paulo ou os fadistas Nuno da Câmara Pereira ou José da Câmara, este último com um CD editado em 2010 com 13 músicas de Roberto Carlos.

16 - Você tem vontade de apresentar um programa de rádio sobre Roberto Carlos?

♪Conheço e ouço algumas rádios brasileiras com programas inteiramente dedicados a Roberto Carlos e tiro o chapéu a algumas delas. Lamentavelmente a diferença horária entre Portugal e Brasil (4 horas ou 3) é muitas vezes impeditiva de seguir tais programas de rádio. Pese embora não ter experiência nenhuma em locução, gostaria, contudo, de eu próprio ter um programa radiofônico com músicas de Roberto Carlos, mas que não se confinasse apenas a essa vertente, incluindo músicas luso-brasileiras como forma de divulgar o que nos dois países irmãos há de melhor em termos musicais, pois constato que ao contrário do que se passa em Portugal que conhece muitos músicos brasileiros, no Brasil, os músicos portugueses são praticamente desconhecidos.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Fafá de Belém.

18 - Um trecho de uma canção?
♪Este trecho que eu considero sublime:
 
"E na grandeza desse instante
O amor cavalga sem saber
que na beleza dessa hora
o sol espera pra nascer".♪

Roberto Carlos e Erasmo Carlos - Cavalgada - 1977.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Roberto Carlos é o protótipo do integral, sendo que a sua obra é o espelho do seu modus vivendi, refletindo não só os seus anseios e receios, mas também a sua temperança e o seu otimismo, quiçá por saber que o mundo é, se não perfeito, pelo menos o melhor dos mundos possíveis, que recusa ao mal toda a existência positiva. Quem canta o amor e o desamor, a alegria e a tristeza, a esperança e a desesperança, essas assimetrias que regem o quotidiano, tem, necessariamente, que possuir um espírito amplo e tolerante.
E é esse espírito amplo e tolerante, de meio século de integralidade e de contrastes, que faz de Roberto Carlos um caso sério de popularidade, bem patente nos milhares de fãs espalhados pelos quatro cantos do mundo onde não raro muitos aprendem português para melhor entender as suas mensagens, as suas emoções. Fãs que estejam onde estiverem, acompanham a vida artística e até pessoal do Rei. Fãs que anseiam por um novo disco, por mais um concerto, por um autógrafo. Fãs que lhe escrevem cartas de amor e de alento. Fãs que sonham poder um dia abraçá-lo, ou pelo menos ter com ele uma breve conversa só para lhe dizer quanto o admiram.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Carlyle Zamith.

Armindo, todas as palavras que eu pudesse usar para te agradecer seriam insuficientes. Tenha certeza que todos estávamos ansiosos por suas palavras e por conhecê-lo um pouco mais, pois a admiração já é extrema. Obrigado por, no mês de meu aniversário, você me dá esse presente tão generoso! Como te disse uma vez, você sabe fazer a amizade atravessar o oceano e nos levar à terra de onde descendemos de forma ímpar!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Carmen Augusta disse...

Que maravilha de entrevista!

Estou sem palavras!
No entanto as palavras saem assim tão fácil e lindas,deste portuga tão querido que é o maninho que escolhi, que chegam a emocionar.É assim que me encontro agora, emocionada!
Armindo, meu maninho, você é uma pessoa especial e maravilhosa!Te amo, viu?
Parabéns aos dois, entrevistado e entrevistador, a quem eu também quero muito bem.Sabe disso,né Everaldo?
Beijos!

Bottary disse...

Ola! Everaldo Farias, meu caro Amigo!

Há exatos 4 anos que também conheci o grandioso Portuga, quer dizer, o grandioso Portuleiro.

Inspirado que estava para escrever algo acerca dos 50 anos de sucesso do Rei, numa manhã de domingo, escrevi.

E assim, também através do Portal Clube do Rei, o conheci. Escrevi: Jovens Tardes de Domingo!

Nasceu uma grande amizade! Uma amizade à distância; ratificando inclusive algo que já tinha até mesmo lido: “Longe é um lugar que não existe” – Livro de Richard Bach.

Nesta integralidade Robertocarlística, o ilustre portuga, mostrou-me quê, realmente a distância não existe. O que existe são as formas de comportamentos, idéias e sentimentos, que rasgam quaisquer distâncias.

Ele aproximou-se de mim com seu jeito educado de ser, paciencioso inclusive, adentrando em meu universo, ainda que virtualmente.

Dele, poder-se-á dizer: Eclético! Carismático! De uma Nobreza, recheada de Bom-Humor, invejável!.

E a distância, não foi obstáculo pra ofuscar nada, e assim, percebermos a grandiosidade de pessoa que ele é.

Ele é um cara, fixe!

Uma pessoa extremamente cativante! Espirituosa! Extrapolando inclusive os limites da nossa compreensão e daí, os dizeres: “Bicho! Você não existe!”

Na verdade é como ter sido uma magia tê-lo conhecido. Tudo, evidentemente, por causa do Rei Roberto Carlos.

Desejo-lhe prosperidade por toda sua vida, e em outras vidas que virão. Quiçá, inclusive possamos nascer no mesmo país, eheheh!!!!

Um abraço Mano!
--------------------------------
P.s: Um observação meu caro Everaldo Farias: Na verdade o Armindo não cria os bate-papos entre ele e o Roberto, bem como com toda a sua equipe, formada pelo ilustre Maestro Eduardo Lages e todos os músicos. O que entendo que acontece é que a realidade das confusas conversas, nos deixa a entender que suas conversas são na verdade surreais; transcendem a realidade.

Eu diria, inacreditáveis por assim dizer!
abçs!!! Bottary

Letty Azevedo de MG-BH disse...

Meu querido amigo Armindo estou encantada com esta entrevista.Você merece tudo o que foi dito e muito mais, inclusive os seus amigos. Como eu goataria de poser conversasr com você abertamente e contar como foi que eu conheci o Roberto e a minha ligação com ele, eu e minha saudosa mãe. Também gosto imensamente de Eduardo Lages. O Roberto eu conheço desde que ele era rapazote. Fui uma grande amiga da sra. Laura. Já te passei o meu telefone, quem sabe poderemos conversar um dia. Aprendi a te amar muito , como se fôssemos almas afins.Umbeijo com carinho. Letty azevedo de BH.

CON disse...

Meu padrinho querido...Adorei!!!

Eu, assim como minha madrinha Carmen, encontro-me emocionada...
Estava mesmo aguardando a sua vez meu querido! Todos nós amamos este portuga mais brasileiro que existe!
Minha maior felicidade será quando eu ver uma foto deste meu padrinho querido com nosso "maisquetudo".
E tenho certeza que este dia não vai demorar muito não!

Beijos azuisss