terça-feira, 1 de julho de 2014

♪Partituras musicais dos fãs 6 - James Lima♪

Este é o "Doutor James", ou simplesmente Zé Jeimis, como o chamo! Conheço este menino desde os oito anos de idade e já conversei, brinquei, arenguei (como se chamam as brigas de meninos aqui no Nordeste), opinei, ensinei, aprendi, compartilhei, enfim, já vivi muitas emoções com este cara! Até já sonhei com ele, que o visitava em Teresina/PI, onde reside e era dono de uma padaria. A verdade é que Zé nunca me mandou alguns pães ou alguma possível broa que sua padaria fabrica!

Brincadeiras a parte, pois James não é comerciante em sua cidade, mas cursa medicina, a verdade é que todos nós gostamos muito dele e do trabalho que ele desenvolve em seu Blog Roberto Carlos Braga, junto à sua equipe, em dedicação ao Roberto e também a seus fãs, que também nos tornamos fãs do Zé! Generosamente, aceitou participar desta série comigo e eis a entrevista:

1 - Uma música?

♪Você Não Sabe - Roberto e Erasmo Carlos.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Uma vez, abraçado a uma pessoa que amo, no banco de trás de um carro, durante uma longa viagem, à noite, chorei, ouvindo a música "Sei", do Nando Reis, enquanto declamava os versos da canção para ela, e ela declamava pra mim. Foi um dos momentos mais inesquecíveis do quanto uma música pôde se fazer presente no meu sentimento e no meu coração.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Gostaria de ter visto a estreia do "Além da Velocidade" (temporada de 1973 no Canecão). É um show que traz muitos números diferentes do que o atual Roberto está habituado a fazer.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Em sua carreira, com certeza o show no Maracanã; em 2009. Mas pra mim, sem dúvida alguma, o primeiro show ao qual estive presente: um show de rotina, em Teresina, em maio de 2006. Nunca vou esquecer o ataque de choro e histeria que tive naquele dia rsrs.

5 - Qual a primeira peça que você conquistou para sua coleção?

♪O CD Acústico MTV 2001.

6 - E o que ainda te falta?

♪Ah, considero que sempre falta tudo rs. Porque, em se tratando de Roberto Carlos, a coleção nunca está completa. Mas tenho todos os discos do Brasil, e muitos importados. Compactos, revistas... Até autografo! Rsrsr.

7 - Há alguma que você considera como sendo seu xodó, dentro desta coleção?

♪Gosto muito de um compacto no qual Roberto canta em francês. E também do bonequinho da estrela, e da revista Io Próprio Io, que foi lançada na Itália nos anos 70, com um especial sobre RC.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Erasmo Carlos.

9 - Um músico brasileiro?

♪Milton Guedes, admiro demais. Eduardo Lages também.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪Meu Pequeno Cachoeiro - Roberto Carlos, na regravação de 2005. Também acho legal Você Não Me Ensinou a te esquecer na releitura do Caetano em 2003.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Erasmo Carlos - 50 anos de estrada (2012), Maria Bethânia - As canções que você fez pra mim (1993) e o Roberto Carlos - Amor Sem Limite (2000).

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Mais rock. Gostaria de vê-lo empunhando uma guitarra novamente. Rsrs

13 - Seu especial favorito?

♪O de 1979, pelas atuações do Roberto com atores e humoristas.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Acho que o dueto com Alcione em 2007 ficou muito marcante. É difícil escolher apenas um dueto, sendo que tantos foram inesquecíveis. Com Ivete também foi fenomenal.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Adriana Calcanhotto, Victor e Léo, Clarice Falcão, Dorgival Dantas. Reginaldo Rossi também merecia ter ido um dia. E não sou contra duetos inusitados, como MC Leozinho, Anitta e Michel teló, que já estiveram lá. Então, quem vier de inusitado, na certa vou curtir.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Acho que Roberto devia ter gravado um disco com Julio Iglesias. Nos anos 80 eles cogitaram essa ideia varias vezes, e teria sido uma grande sacada. Pena que não decolou. Tony Bennett e Paul McCartney também seriam uma boa.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Costumo dizer que gosto de tudo. Meus amigos até se assustam com a quantidade e variedade de artistas que ouço. Ouço do forró de Dorgival Dantas ao rock de Erasmo Carlos. Do funk de Claudinho e Buchecha ou Anitta, ao samba do Zeca Pagodinho. Alceu Valença, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Ivete Sangalo, Tim Maia, Jota Quest, Bethânia, Skank, Cazuza...

18 - Um trecho de uma canção?

♪Eu chegaria onde só chegam pensamentos.
Encontraria uma palavra que não existe
pra te dizer, nesse meu verso quase triste,
como é grande o meu amor. - Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1983.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Um amigo. Ele está comigo, e com todos os brasileiros (e estrangeiros) nos momentos bons e ruins, com palavras de força e de carinho, comemorando conosco, ou nos consolando por perdas. Reza com a gente, dá conselhos... Tudo através das canções.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Sugiro Ana Luiza Machado, minha colaboradora no blog Roberto Carlos Braga.

Zé, muito obrigado por tudo, por dedicar um pouco de seu valioso tempo de estudante para nós! Obrigado também por nos prestar um trabalho valioso em sua página, sempre dividindo conosco suas emoções. Posso dizer, sem medo de errar, que o vi crescer e hoje o admiro ainda mais, me sentindo mais tranquilo por saber que a saúde brasileira, um dos calos deste país assim como a educação, tem um grande agente a caminho! E parabéns por mais este aniversário que você comemora amanhã, 02/07 onde prestamos esta singela homenagem a pessoas tão ilustres como você é!

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

James Lima disse...

Everaldo, meu amigo.
Fiquei bastante emocionado com a homenagem. Muito mesmo. Por tudo que você representa pra mim, um amigo sensacional, que considero bastante. E fico feliz por ter publicado no mês de meu aniversário (1 dia antes rs), mas, também, no mês do SEU aniversário hehe afinal, dia 11 ta chegando hein heheh
Foi muito bom participar com você, sempre estou ligado aqui no blog. Nem sempre deixo meus comentários. Mas estou sempre ligado. Você é um cara sensacional, meu amigo! E por mais que a padaria só tenha existido em seu sonho rs, saiba que ela estará sempre de portas abertas pra você! Rsrs
Um grande abraço, meu amigo. Fica com Deus!
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

CON disse...

Adorei!!!
Lindeza este menino, nosso "mascotinho" que cresceu e hoje é este rapaz maravilhoso!

Bom filho, bom amigo e com certeza será um excelente médico!
Parabéns aos dois!!

Beijos azuiiisss

Derbson Frota disse...

Grande James, cabra arretado do Piaui, mostrando que entende de música. Epa, mas peraí, faltou a 20ª pergunta. Então lá vai:

20ª - Bebida preferida:
♪Cajuina♪ rsr

Derbson Frota
Tianguá CE

Bottary disse...

Ola! James Lima!
Muito emocionante a sua entrevista com o nosso querido amigo do peito, Everaldo Farias.
És uma pessoa autêntica naquilo que expressa acerca dos seus sentimentos, sobretudo no tocante ao Rei e muito ainda pela MPB. Eu não teria muito que falar de tudo que eu li, mas desejarei, do fundo do meu coração, que você tenha muito poucos obstáculos em sua vida. Que você tenha saúde, muita Paz e muito Amor neste seu coração romântico paca! Desejo que sejas um excelente médico, daqueles em que o nosso Brasil varonil está precisando; daqueles de corpo e alma. Parabéns mais uma vez, meu caro amigo Everaldo, por este brilhante trabalho com a incrível, "galera" robertocarlística que volta e meia você nos apresenta neste magnífico blog.
Abraços e você, parabéns pelo seu aniversário, também, rsrs!!!

Carmen Augusta disse...

Querido James!
Amei sua entrevista!
Como disse a nossa amiga Conceição, nosso "mascotinho" cresceu,hoje é um belo homem que está estudando medicina, e vai ser com certeza um ótimo médico.
Conhecer você James pessoalmente, foi muito bom, encontrá-lo de novo foi maravilhoso!
Parabéns e beijos para você dois meus amigos!

James Lima disse...

Muito obrigado pelo carinho de todos! À Con, por todas essas palavras e gestos lindos que sempre tem comigo, um beijo enorme. Obrigado por tudo, adoro você.

Meu amigo Derbson Frota adorei a 20ª pergunta! rrsrs Com certeza você acertou a resposta hehe. Mas ainda falta muito pra entender de música ehehe. Um grande abraço, considero bastante você!

Amigo Bottary obrigado por suas palavras tão bonitas e tão marcadas por desejos lindos. Só posso desejar tudo em dobro pra você, apesar de não conhecê-lo (ainda) tanto como os outros. Mas muito obrigado mesmo!

Minha querida Carmen por quem eu tenho um apreço e um carinho imenso, obrigado pelo carinho que você sempre tem comigo, e por todas as palavras bonitas. Tenha certeza que meu carinho é recíproco, e é muito bom ler isso de você.

E ao meu amigo Everaldo Farias, novamente, obrigado, além de tudo pelo que eu já agradeci, pela oportunidade que você me deu de poder ler tantos carinhos e coisas bonitas de amigos e frequentadores do seu blog. Foi uma linda homenagem na semana do meu aniversário. É muito bom poder entrar em seu blog e ver esta postagem como a mais acessada da semana.

Bicho, muito obrigado!
OBS: Dia 11 tá chegando hehe

James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br