segunda-feira, 28 de março de 2022

♫Chão de giz♫

Com essa postagem, não pretendo traduzir ou interpretar exatamente o que Zé Ramalho quis dizer nesse clássico nacional de 1978, tão a sua cara e também que leva a marca da interpretação inesquecível de Elba Ramalho. Canção visitada por vários músicos da noite, Chão de giz é clássico no repertório dos dois. Penso que como é típico da obra do Zé, ela pode ter várias linhas de pensamentos, muitas diferentes daquilo que ele seguiu quando a compôs.

Eu imagino um personagem que para pra fumar e começa a pensar sobre tudo que viveu com alguém, naquele instante em que o cigarro é tragado, como se uma vida inteira passasse em poucos minutos. E, por mais que se tente fugir de algumas verdades, dores e da solidão que essa relação gerou, não vale a pena voltar ou reviver essa história, mesmo se sentindo acorrentado a essa história cheia de saudades.

Chão de giz
Zé Ramalho

Eu desço dessa solidão
Espalho coisas sobre um chão de giz
Há meros devaneios tolos a me torturar
Fotografias recortadas em jornais de folhas amiúde!
Eu vou te jogar
Num pano de guardar confetes...

Disparo balas de canhão
É inútil, pois existe um grão-vizir
Há tantas violetas velhas sem um colibri
Queria usar quem sabe uma camisa de força ou de vênus
Mas não vou gozar de nós apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom...

Agora pego um caminhão
Na lona vou a nocaute outra vez
Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar
Meus vinte anos de "boy" That's over, baby!
Freud explica...

Não vou me sujar fumando apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom
Quanto ao pano dos confetes, já passou meu carnaval
E isso explica porque o sexo é assunto popular
No mais estou indo embora!
No mais estou indo embora!
No mais estou indo embora!
No mais!...

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: