quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A influência do ídolo nas pessoas!

Fico pensando como os ídolos influenciam na vida das pessoas e até onde essa influência é positiva ou nociva. Desde a maneira de se vestir ou se pentear, até costumes e atitudes, tudo pode ser incorporado como forma de demonstrar admiração por aquela pessoa a quem temos como exemplo.

É claro que tudo deve ter limite e não podemos perder nossa identidade frente a um amor que só é compreendido por quem sente! É isso mesmo: amor de fã, só o fã entende e para outros isso chega a parecer patético ou até ridículo demais. Dormir nas portas dos hotéis, madrugar nas filas das bilheterias, viajar quilômetros só pra estar mais próximo de quem admiramos não parece ser tarefa fácil e não é mesmo!

Particularmente sou fã do Roberto desde os 4 anos. Claro que só me entendi como fã aos 10, mas conto desde os quatro, porque foi ali que comecei cantando a canção O caminhoneiro e também a admirar o trabalho dele. Algumas coisas, acabei incorporando como o azul, o jeans claro, o jeito de cantar (moderadamente, claro), etc. Quem me conhece há muito tempo sabe dessa influência. Cheguei até a usar um medalhão do Sagrado Coração de Jesus e só usar tênis branco. Soou até engraçado essa fase de minha vida, que hoje está mais light, embora muitos desses costumes me acompanham por gostar mesmo disso!

E foi através do Roberto que conheci outros artistas que hoje tanto admiro. É como se procurasse neles um pouquinho do Roberto e quer saber? Sempre encontrei, porque nossa música é composta de boas influências num encadeamento, onde as melhores coisas são compartilhadas frente a arte musical desse país que apresenta, na minha opinião a melhor música do mundo! E em todos encontro essa extrema admiração que recaí de forma centralizada no Roberto!

Mais recentemente, com minha aproximação à música instrumental, passei a admirar ainda mais o trabalho e a elegância do Eduardo Lages, tanto que, quando consegui realizar o sonho de estar com ele, fiquei eufórico como aquele mesmo menino que, com quatro anos, cantava canções do rei! E aprendi ainda mais com esse influente, através de sua forma humilde e atenciosa e sua rara ligação com o fã, oferecendo a chance deste reconhecer seu valor frente ao ídolo. É como falei, agradeço a Deus por ter pessoas tão maravilhosas em quem posso me espelhar porque sei que alguns ídolos são nocivos para seus fãs que acabam se perdendo em sua admiração, o que não é meu caso, graças a Deus! Uma foto dos meus dois maiores ídolos, pescada no portal Clube do rei e retratados em parte aqui nesse texto, frente a minha extrema admiração. E fica a pergunta a quem puder comentar o texto: Seu ídolo musical é uma boa influência e em que te influenciou?

Um forte abraço a todos!

9 comentários:

CON disse...

Amigo adorei seu texto e você ter tocado neste assunto...É muito complexo mesmo...
E como me disse um dia nosso amigo Fabiano Cavalcanti: "só um fã para compreender o outro!"
É muito difícil para alguém que não tem um ídolo entender todo este amor, toda esta entrega.
Eu já sofri muitas vezes gozação dos amigos, rs
Eu sempre disse a todos: eu amo o Roberto e faço qualquer coisa para estar ao lado dele...Menino, as pessoas me olham como se eu fosse de outro planeta ou uma coitada, insana!!!!
Não entendem quando pego um avião aqui em BH e vou lá em Natal, por exemplo assistir a um show dele, muitos pensam : que desperdício de tempo e dinheiro...Mas não entendem que isto me satisfaz, me completa!
Eu não sou fanática, sou uma pessoa que ama seu ídolo!!! Já fiz algumas loucuras, confesso...Mas por amor quem nunca fêz????
E este amor já me trouxe muitas felicidades...Conheci pessoas maravilhosas, que hoje fazem parte da minha vida, ampliei meus horizontes, vivi momentos lindos!!!
Meu maior ídolo é JESUS, mas aqui na terra nada mais maravilhoso e único que ROBERTO CARLOS BRAGA!!!!


Beijos azuisssss

James Lima disse...

Everaldo, cara ! Que discussão bacana ! Creio que tudo deve ser controlado, mas eu já tive muita coisa do RC. Já usei pulseira de prata, já uso mais azul do que antes (bem mais) e já mudei até meu jeito de falar.

Mas tudo controlado, graças a Deus. Todo ídolo é humano, e tem dores de dente como qualquer empregada doméstica.

Desculpa não ter passado aqui antes, assim que voltei das férias do blog, trabalhei num novo layout, e demorei bastante pra terminá-lo, mas agora que já está concluído, pude vir te prestigiar.

Um abraço
Seu fã
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Somente outro fã como você entende o que é realmente amor de fã,eu apezar de gostar muito de jeans e azul,visto mesmo em homenagem ao roberto,mais muito bacana mesmo essa sua mensagem.

Abraços
Carlos André

Anônimo disse...

Vc descreveu a paixão de um fã como alguém que já sentiu no peito um turbilhão de emoções provocadas pelo amor ao ídolo. Quando bem equilibrados, a exemplo das experiências pessoais (e tão bonitas) relatadas acima, esses sentimentos são positivos, pois só espalham o amor e o respeito por onde passam.

Clarice Lispector sempre despertou em mim lembranças lindas e sensações indescritíveis. Foi a única pessoa por quem eu alimentei esse grande amor de fã.

Beijos!

Anônimo disse...

muito legal esse assunto
tambem tenho os meus idolos
mas o principal deles é o renato russo vocalista da legião urbana
através dele tambem gostei de muitas outras coisas que até então desconhecia como beatles roling stones

Anônimo disse...

Somente um fã entende outro.

Por isso que nos reconhecemos nas suas palavras descrevendo esses seus sentimentos.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Roberto Carlos Braga sempre foi meu ídolo; desde meus 2 anos de idade, em 1967. Por esses anos todos, suas canções enfeitaram momentos de minha vida; saudade...paixão...namoro..e muita fé em Deus. Ele é único...talentoso_na minha opinião, o melhor cantor do mundo!
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Everaldo,

Gostei muito desse seu relato que fala da influência de um ídolo em nossas vidas.

Você graças à Deus, se espelhou em um grande artista repleto de valores como é o nosso Rei, que te influenciou em muitas coisas como até na maneira de vestir-se e isso sempre acontece com quem tem admiração por alguém e que essse alguuém merece ser observado e admirado.

É como o Fabiano falou, o que um fã não fará por um ídolo que você se identifica, ama, gosta, se espelha e procura ainda disseminar ou espalhar a sua obra a sua vida porque nele vemos valores incontestáveis que poderemos segui-los sem medo, mas acompanha-lo e segui-lo sem idolatria.

Gostar do Rei e do Maestro é saber dar valor ao que é de bom, de gostoso de se ouvir se vivenciar momentos de alegrias e compartilhar com estes artistas como o Eduardo Lages o seu carisma a sua simplicidade o carinho que tem para com seus fãs, que a cada dia passam a admirar mais ainda, e a demonstração disso foi o resultado do seu CD INESQUECÍVEL, que tivemos o prazer de ajudar na escolha do repertório porque ele valoriza e teve a grandiosidade de partilhar conosco eese momento brilhante de sua carreira.

Everaldo, por conincidência, o meu ídolo musical é o mesmo seu, tanto o Roberto que aprendi a amar desde criança como o maestro que depois de conhecer o seu trabalho e a pessoa maravilhosa que é, aprendi também a admirar a gosta imensamente. E agradeço também a Deus por ter tido o prazer de conhece-lo de pertinho e ver o amor de pessoa que é, com todo seu jeito semples de um artista que demonstra respeito, admiração e consideração por seus fãs.

Uma das influências do meu ídolo ou dos meus dois ídolos posso falar asssim agora ( Roberto e Eduardo Lages), é a sensibilidade que tem na forma de agir, de sentir os momentos vividos, do amor quando vive, demonstra sempre a maior intensidade e sem limitações, a forma que ele fala da naturaza, que sempre admirei, da grandeza do Universo, das preocupações com o mundo em que vivemos em todas as dimensões e o jeito seimples como eles demonstram ser e transmitir em suas canções, o romantismo que sempre busquei no Rei desde pequena, ainda continua vivo denrto de mim, embora não possa vive-lo agora com toda sua intensidade, mas sinto-me que sou romântica e amável e que identifico-me com as pessoas que também são sensíveis ao que falei e me espelhei até hoje nesse grande ídolo que amo e admiro de coração.

Gostei de sua postagem e de ter pedido a copinião das pessoas sobre a influência do seu ídolo.

Parabéns e um beijo grande da amiga de sempre!

Mazé Silva

Armindo Guimarães disse...

Posso dizer que muita da minha personalidade foi-me transmitida por duas pessoas: a minha mãe e aquele a quem eu chamo o meu mais que tudo, Roberto Carlos.

Nunca pude conviver com ele como convivia com a minha mãe, mas tenho que me dar por feliz por ter a primazia de frequentemente bater papo telefónico e até de MSN com ele. Tudo começou em 5 de Março de 2005 com o “1º Bate-papo entre Roberto e eu” e os bate-papos são para mim tão emocionantes que até lhes dou ordem numérica. Já lá vão 27 e espero que muitos mais aconteçam. Além disso, foram esses bate-papos com o nosso mais que tudo que proporcionaram ter também bate-papos emocionantes com o maestro Eduardo Lages e não só.

É claro que tudo isso tem sido possível porque como aqui já se disse só um fã compreende outro fã.

Ao Everaldo as minhas felicitações por tão interessante texto.

Abraços robertocarlisticos