quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Olhando as estrelas - 40

No Maracanã, em 2009.
Não dá pra falar da vida de Roberto Carlos, sem citar sua amiga Wanderléa. Da mesma forma, não dá pra contar a vida da Ternurinha, sem citar ao menos uma vez, o rei! Até namorados já foram no passado. Mas, a amizade e a vida artística de ambos se cruzaram no decorrer de suas carreiras desde o início, quando apresentaram o programa Jovem Guarda e se tornaram figuras imprescindíveis, quando se quer contar essa passagem musical de nosso país.

Mas, a Jovem Guarda não é o limite dessa amizade que passa por filme juntos, O diamante cor-de-rosa, canções compostas para ela gravar, entre elas Você vai ser o meu escândalo e Na hora da raiva e especiais de TV, pois Wandeca é a cantora que mais participou do Roberto Carlos especial nesses 40 anos: 1975, 1978, 1981, 1985, 1990, 1993, 1995, 2004, 2006, além do show do rei no Maracanã, em 2009 e também do elas cantam Roberto, em 2011.

Década de 60.
Infelizmente nunca gravaram juntos em discos oficiais um do outro. Gravaram uma versão de É preciso saber viver, em trio com Erasmo para o filme e também um dueto que figura no projeto de 2006 do rei, onde apresenta alguns de seus encontros nos especiais, com a canção Ternura, que ambos já haviam gravados em seus discos com suas respectivas versões. Mas, percebe-se que a amizade entre os dois é ainda maior que seus encontros musicais e artísticos que sempre aconteceram e fizeram brilhar suas estrelas!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os Músicos do Brasil - 47

Produtor, pianista, regente, compositor, são muitas atribuições nesse riquíssimo currículo do maestro Nelson Ayres, ou Nelson Luís Ayres de Almeida Freitas. Natural de São Paulo/SP, iniciou sua carreira ainda nos anos 60, como pianista em vários grupos e conjuntos. Mais tarde, lança alguns discos, com sua própria banda.

Em seu currículo já passaram nomes como Astrud Gilberto, Milton Nascimento, Chico Buarque, Simone, Dori Caymmi, Nana Caymmi, Francis Hime, Mônica Salmaso, Renato Braz, entre outros. Além de projetos pessoais que envolvem seus lançamentos e seus shows país afora, com sua banda.

Pra quem ainda crer que não temos bons músicos, eis um grande nome que continua atuando e enriquecendo a nossa música com sua arte, mesmo que desconhecida por muitos, mas apreciada por tantos outros!

Um forte abraço a todos! 

domingo, 24 de novembro de 2013

♫Copacabana♫

Não são apenas as cidades que são cantadas por nossos intérpretes, mas também ruas, bairros, avenidas, lugares desse nosso belíssimo país. Um verdadeiro clássico da nossa música, já interpretado por grandes nomes que vão de Gal Costa a Emílio Santiago, Nana Caymmi a Tom Jobim, Dick Farney a Gilberto Gil, enfim, todos os nomes que desejam destacar essa praia do Rio de Janeiro.

Braguinha, nosso João de Barro, com certeza tornou-se inesquecível, por entre outras coisas, conseguir descrever em poucas palavras uma das paisagens mais bonitas e que dificilmente algum turista que visita o Rio deixa de conhecer e, claro, com aquela poesia típica de canções compostas em sua época!

Copacabana
(João de Barro e Alberto Ribeiro)

Existem praias tão lindas cheias de luz
Nenhuma tem o encanto que tu possuis
Tuas areias, teu céu tão lindo
Tuas sereias sempre sorrindo

Copacabana princezinha do mar
Pelas manhãs tu és a vida a cantar
E á tardinha o sol poente
Deixa sempre uma saudade na gente

Copacabana o mar eterno cantor
Ao te beijar ficou perdido de amor
E hoje vive a murmurar só a ti
Copacabana eu hei-de amar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CD Vanessa da Mata canta Tom Jobim

Um dos melhores, se não, o melhor trabalho lançado neste ano, fruto de projeto onde Vanessa da Mata deixa de lado seu repertório e aceita o desafio de cantar clássicos de Tom Jobim. Quem escuta o CD de início, pode estranhar, porque tais clássicos são muito presentes em nossa mente da forma original como foram gravados e imortalizados por seus intérpretes.

Mas, Vanessa foi muito profissional e os gravou bem a seu estilo. Isso mesmo, você escuta as canções de Tom bem ao estilo jovial e brasileiro de Vanessa interpretar. E com a participação de Eumir Deodato, músico que trabalhou com Tom Jobim, o resultado é esse bem sucedido projeto, que emocionou vários locais por onde Vanessa se apresentou durante este ano no projeto que deu origem ao CD e que poderia vir com um DVD também, quem sabe com os bastidores e trechos dos shows registrados.

E o repertório do CD passa por Caminhos cruzados, Fotografia, Só danço samba, Este seu olhar, Chovendo na roseira, Por causa de você, Eu sei que vou te amar, Desafinado, Sabiá, Dindi, Wave, Só tinha de ser com você, Falando de amor, Samba de uma nota só, Correnteza e Estrada do sol. Desafio cumprido e um ótimo projeto onde ela apresenta canções tão marcantes da nossa vida, sob sua ótica que não representa melhoras ou pioras em suas versões originais, mas as tornam mais joviais!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Os compositores do Brasil - 74

Recentemente partiu para o andar de cima Paulo Tapajós Gomes Filho ou simplesmente Paulinho Tapajós, compositor renomado de nossa música, natural do Rio de Janeiro/RJ e autor de algumas canções inesquecíveis como Sapato velho, Andança, Irmãos coragem, No tempo dos quintais, Cantiga por Luciana, Saudade demais, Lá vem ela, Tá na hora, Frevo da saudade, Em qual estrada, entre tantas.

Em seu currículo estão artistas que gravaram suas canções como Roupa Nova, Beth Carvalho, Fagner, Milton Nascimento, Jair Rodrigues, Maysa e outros que foram produzidos por ele como Ivan Lins, Toquinho, Vinícius de Moraes, Nara Leão, Carlos Lyra, Jorge Benjor, Gilberto Gil, além de algumas trilhas de filmes de Os trapalhões.

Um compositor como esse será lembrado por sua contribuição musical, por suas parcerias, por suas produções, atuações nos bastidores da melhor música do mundo, a brasileira que, reconhece, embora de forma tímida, nomes como o dele em suas belíssimas criações!

Um forte abraço a todos!

domingo, 17 de novembro de 2013

♫Frisson♫

Essa canção já foi gravada por vários nomes e dentre eles, três leituras diferentes, mas igualmente belas: Roupa Nova, Elba Ramalho e Ivete Sangalo já gravaram esse clássico dos anos 80. Particularmente, gosto bastante da versão da Elba, feita no projeto O grande encontro, no terceiro CD. Composta por Tunai e Sérgio Natureza, também foi sucesso na voz de Tunai, lá na década de 80 e tornou-se  imprescindível nos shows dele.

A letra de Frisson descreve a festa que o personagem sente por ter encontrado seu grande amor, felicidade de sentir a presença desse amor que era esperado e que agora é o momento dos dois seguirem juntos pra sempre, pela mesma estrada, vivenciando esse aguardado momento! Pra quem acredita num amor para sempre, trata-se de um grande clássico das canções de amor bem sucedidas.

Frisson
(Tunai e Sérgio Natureza)

Meu coração pulou
Você chegou, me deixou assim
Com os pés fora do chão
Pensei: Que bom
Parece, enfim, acordei

Pra renovar meu ser
Faltava mesmo chegar você
Assim, sem me avisar
Pra acelerar um coração

Que já bate pouco
De tanto procurar por outro
Anda cansado
Mas quando você está do lado
Fica louco de satisfação
Solidão nunca mais

Você caiu do céu
Um anjo lindo que apareceu
Com olhos de cristal, me enfeitiçou
Eu nunca vi nada igual

De repente
Você surgiu na minha frente
Luz cintilante
Estrela em forma de gente
Invasora do planeta amor
Você me conquistou

Me olha, me toca
Me faz sentir
Que é hora, agora
Da gente ir

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CD Ivete Sangalo As nossas canções

Gosto da Ivete Sangalo, intérprete de músicas românticas, pois a considero uma excelente cantora desse estilo. Acho que se Ivete gravasse só músicas desse gênero, seria das melhores. Mas, o mercado e, principalmente ela sabem que não dá pra se prender apenas a esse estilo. Vez por outra, lança uma coletânea onde aglutina seus sucessos desse gênero.

É o caso de seu mais recente lançamento, a coletânea As nossas canções, que junta grandes canções românticas, ausentes em outra coletânea lançada há mais ou menos uns dez anos atrás: Se eu não te amasse tanto assim, que em breve abordaremos. É como se uma completasse a outra e satisfizessem ouvintes como eu que adora vê-la navegar nesse estilo. Puxada pela canção que faz parte da novela Amor à vida, O amor em paz, outras belíssimas canções, algumas também temas de novelas, figuram nesse projeto.

São elas Não me compares (com Alejandro Sanz), Pensando em nós dois (com Seu Jorge), Eu nunca amei alguém como eu te amei, No brilho desse olhar, Deixo, Quando a chuva passar, Agora já sei, Me levem embora, Coleção (ao vivo), Teus olhos (com Marcelo Camelo), Easy, Retratos e canções e Eu sei que vou te amar, além de Atrás da porta e O meu amor (que fizeram parte do projeto com Gilberto Gil e Caetano Veloso). Senti falta de uma belíssima canção romântica dela, somente eu e você, que não figura em nenhuma das duas coletâneas que citei, mas esta não deixa de ser uma ótima pedida para os românticos de plantão!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Novelas ou filmes com nomes de canções

Recentemente li uma reportagem que achei bem interessante e quis reproduzir a curiosidade que ela abordava aqui no Blog. É que são várias as novelas ou filmes que se valem dos títulos ou trechos de canções para emplacarem seus enredos que duram algumas horas, nos casos dos filmes ou alguns meses, nos casos das novelas.

No caso das novelas, sobretudo globais, temos a atual Além do horizonte e outras como Coração de estudante, Começar de novo, Como uma onda, Beleza pura, Cheias de charme, Pecado capital, Irmãos coragem, Pai herói, Da cor do pecado, Fera ferida, Insensato coração, etc. Mas, o contrário também acontece, pois algumas canções são encomendadas mediante a apresentação do título da próxima obra que surgirá. Anos dourados, por exemplo, foi um caso clássico em que Tom fez a música e Chico não conseguiu fazer a letra a tempo para a estreia e exibição da série.

Mas, nem sempre as canções são temas da abertura ou figuram na trilha sonora daquela novela, como muitos esperam. No caso dos filmes, temos também as mesmas curiosidades como por exemplo O menino da porteira, À beira do caminho, A ostra e o vento, Faroeste caboclo, Bete balanço, Bye bye Brasil, etc. Isso só pra citar algumas coincidências ou parcerias entre a música brasileira e as telenovelas e/ou o cinema nacional!

Um forte abraço a todos!

domingo, 10 de novembro de 2013

♫Um amor puro♫

Vez por outra Djavan aflora seu romantismo como poucos sabem fazer dentro da nossa música. E quando associa a isso suas melodias, harmonias é o que se pode chamar de uma das mais perfeitas artes que a música brasileira possui. Essa canção foi uma das inéditas do CD ao vivo duplo de 1999 e tornou-se uma das mais românticas de seu repertório.

A letra de Um amor puro traz aquelas grandes declarações de amor bem sucedidas que arrebata qualquer coração a sonhar com um amor dessa natureza, puro e verdadeiro, em tempos em que as pessoas já não sabem o que é amar de verdade, banalizando esse sentimento a saciedades particulares de seus egos. Para quem acredita que amor assim existe, eis um grande clássico:

Um amor puro
(Djavan)

O que há dentro do meu coração
Eu tenho guardado pra te dar
E todas as horas que o tempo
Tem pra me conceder
São tuas até morrer

E a tua história, eu não sei
Mas me diga só o que for bom
Um amor tão puro que ainda nem sabe
A força que tem
é teu e de mais ninguém

Te adoro em tudo, tudo, tudo
Quero mais que tudo, tudo, tudo
Te amar sem limites
Viver uma grande história

Aqui ou noutro lugar
Que pode ser feio ou bonito
Se nós estivermos juntos
Haverá um céu azul

Um amor puro
Não sabe a força que tem
Meu amor eu juro
Ser teu e de mais ninguém

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Os Intérpretes do Brasil - 31

Atualmente o Brasil pode ser considerado o país das grandes intérpretes. Isso parece ser algo cíclico, pois já foi dos grandes intérpretes masculinos. Daniela Mercury faz parte desse grupo atual e é a homenageada dessa série em que destacamos três grandes interpretações desses astros que geralmente não compõem, mas se dedicam à lapidação de uma grande obra, a tornando imortal!

Considero ela a melhor intérprete de Chico César e para justificar isso basta observar a canção À primeira vista, ou a meu ver, a mais linda, Pensar em você, ambas do compositor paraibano. Sei que Daniela apresenta um repertório essencialmente voltado para o axé, mas destaco suas interpretações mais fantásticas aquelas em que navega pelo romantismo e mais perto de seu estilo está Mutante, de Rita Lee.

Em terras de axé, Daniela também não fica pra trás, ao contrário, é nesse estilo próprio que consegue imortalizar a canção Você não entende nada, de Caetano Veloso, mas que, a meu ver, ficou definitiva em sua interpretação, lá no início de sua carreira. Outras interpretações figuram de forma lamentáveis por não serem citadas, mas isso só reforça o caráter de grande intérprete que esta artista possui, o que justifica essa postagem e singela homenagem!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A polêmica sobre as biografias não autorizadas

De forma modesta, gostaria de expor minha opinião sobre esse tema tão comentado atualmente, focando nas biografias dos músicos brasileiros que sempre foram temas de minhas postagens. Vejo uma discussão necessária e que merecia aprofundamento: a liberdade de expressão, defendida a ferro e fogo pela imprensa brasileira e, o direito à privacidade, defendido por um grupo de artistas. Dois valores máximos, gigantes e que devem ser discutidos com muita maturidade, muita propriedade num país que deseja ser cada vez mais democrático.

Mas, o que temos visto é uma troca de farpas e muitas vezes, ofensas pessoais que nivelam o debate por baixo. Jornalistas acusando artistas de censores, procurando desqualificá-los, quando estes se colocam no lado oposto do debate e aquela máxima que diz que o direito de um acaba onde começa o do outro parece ter sido esquecido. Não vejo um debate entre inteligentes e burros, censores e pobres censurados, artistas ricos e jornalistas que querem pegar carona nessa riqueza. Ambos tem sua parcela de acertos ao acender essa polêmica que pode amadurecer pensamentos, ao invés de empobrecê-los com ofensas gratuitas.

Como fã, gosto das biografias e pouco me interessa saber se foi ou não autorizada. O fã quer saber tudo sobre o artista. Muitas vezes sua vida pessoal também o interessa e isso não é nada surpreendente num país onde os reality shows são campeões de audiência. O biógrafo defende que o artista é apenas seu objeto de estudo histórico e não pode perder seu trabalho, nem dissociar o lado pessoal do profissional, pois não realizará um trabalho pela metade, enfatizando também que não é legal que haja cortes no que faz. O biografado não quer ver passagens de sua vida particular sendo devassada e, mesmo que a imprensa já tenha feito isso, não deseja a repetição, nem a perpetuação de tais passagens em uma obra, defendendo que só ele mesmo saberia se autobiografar, contando aquilo que julgar necessário. Ainda tem o lado financeiro que não pode ser visto de forma inferior, pois seria uma ingenuidade de ambas as partes.

Tomando partido de cada um dos lados, vemos que ambos tem suas máximas. Algumas figuras precisam entrar para a história de forma plena, muito embora quando observamos alguns personagens históricos, pouco interessa saber sua vida pessoal, a meu ver. Há trechos de nossas vidas que não queríamos que fossem expostas ou revividas e será que sou um psicopata por pensar assim? Biografia é sim um tema delicado e precisa da participação de todos os envolvidos e não pode ser visto como um regresso à censura. E parece que a própria imprensa anda censurando o que defende o grupo de artista que pensa contrário a ela. Será que o preço da fama é a perca total da privacidade? Creio que precisamos amadurecer bem esse tema, sem baixar o nível, até porque o país tem outros temas mais graves que este, pelos quais não vejo nem imprensa, nem artistas muito empenhados em resolvê-los!

Um forte abraço a todos!

domingo, 3 de novembro de 2013

♫Um segredo e um amor♫

Gosto muito das canções do Jorge Vercillo e, nas poucas vezes que interpretou outras canções, apresentou seu lado intérprete de maneira bastante interessante. Depois foi a vez de Sandy interpretar essa canção, lançando mão de um fox, o que a deixou ainda mais charmosa, a canção, a meu ver.

Em uma letra formada por três estrofes, Um segredo e um amor traz aquele clima de mistério que muitas relações amorosas apresentam. Talvez um pouco de impaciência, uma vontade enorme de gritar esse segredo se confronte com a ideia de que os sonhos não mais existiriam se o segredo sumisse e por isso mesmo é interessante apreciar e conservar sua existência!

Um segredo e um amor (Secret love)
(Paul Francis Webster, Sammy Fain e Dudu Falcão)

Um segredo e um amor
O que será maior em mim
O segredo desse amor
Não pode mais viver assim

Se eu pudesse revelar
Os versos que eu te dediquei
Se eu pudesse te contar
Os sonhos todos que sonhei

Se eu gritasse para o mundo ouvir
Até onde a voz pudesse ir
Eu não seria um sonhador
E nem mais um segredo, meu amor!

Um forte abraço a todos!